Ultimamente, este iogurte vegetal de amendoim tem sido o meu preferido. Além disso, é um iogurte super cremoso, vegano, sem leite nem soja e feito só com 6 ingredientes.
Este iogurte vegetal é simples e fácil, perfeito para pequenos-almoços e lanches.
Além disso, está cheio de bactérias vivas, probióticos, que irão “alimentar” a nossa flora intestinal ajudando a melhorar tanto a digestão/absorção como também mantê-la mais saudável.
Faço iogurtes há muitos anos e por isso o assunto iogurtes, principalmente os vegetais, tornou-se uma das minhas especialidades.
Aproveito para dizer que já existem muitos artigos aqui no site sobre iogurtes, no entanto, e a vosso pedido criei também o CURSO APRENDE A FAZER IOGURTES VEGETAIS EM CASA.
Então sobre este iogurte vegetal de amendoim tenho a tenho a dizer o seguinte:
- 6 ingredientes – água, manteiga de amendoim, tâmaras, amido de milho, agar-agar e probiótico.
- Apto a vegan e vegetarianos
- Sem proteína do leite e sem lactose e por isso apto a alérgicos e intolerantes.
- Sem glúten – não contém glúten e por isso apto a alérgicos e intolerantes ao glúten.
- Simples e descomplicado
- Pode guardar no frio 1 a 2 semanas. Estará estragado quando tiver bolor e/ou estiver extremamente ácido ( mesmo assim existe quem goste de super ácidos kakaka, not me)
- Não testei congelar mas congela muito bem, experiência de outros que já fiz.
O que é uma cultura?
As bactérias usadas para fazer iogurte são chamadas de culturas. E as que mais uso, apesar de haver muitas mais, são iogurte vegan natural ou probióticos em cápsula ou em pó.
Veja mais sobre culturas e probióticos aqui.
Que tipos de cultura posso usar neste iogurte vegetal de amendoim?
A cultura pode ser probiótico em capsulas, fermento lácteo limpo de plv, mas também um iogurte natural (atenção às restrições alimentares).
Além disso, no meu curso ensino a usar água de kefir e Rejuvelac para fermentar o iogurte.
Alterações que podem fazer a este iogurte vegetal de amendoim :
- Pode adicionar um pouco de açúcar se desejar
- Mas também, usar açúcar em vez das tâmaras.
- Pode usar 1 iogurte vegan natural como cultura, em vez dos probióticos. E sim, pode ser qualquer um desde que natural.
- Não aconselho a fermentar iogurtes com outras coisas dentro, como compotas e granolas etc. Tudo isso irá afetar a fermentação e pode mesmo até ficar estragado.
- Além disso, pode usar outro tipo de manteiga de frutos secos ou sementes para ter um sabor diferente de iogurte.
Conselhos para que este iogurte de coco e aveia fique sempre bem:
- Tenha em atenção as temperaturas, se colocar a cultura com a mistura muito quente irá mata-las. Consegue ver a temperatura de 45º com a ajuda de um termômetro ou colocando o dedo dentro da mistura por 10 segundos sem se queimar.
- Se usar probiótico em pó ou em cápsula convém dissolvê-lo em um pouco de mistura de leite, para que quando adicionar a mistura final não fique com grumos, se desejar.
- para mais conselhos para aprender a fazer iogurtes veja aqui ou fazer o curso de iogurtes vegetais, onde explico muito mais em pormenor e em vídeo.
Não tenho iogurteira, não posso fazer? Pode sim!
- O método da iogurteira é o mais prático e rápido a meu ver, por isso é o que mais uso. Hoje em dia já conseguem arranjar iogurteiras super baratas como esta ou esta já com auto-stop
- Usar um forno ou micro-ondas AMBOS DESLIGADOS, também funciona. O ambiente dentro deles têm uma temperatura mais controlada e por isso a fermentação dá-se mais facilmente. No entanto, na maioria das vezes e dependendo a que temperatura está a vossa casa pode demorar mais de 12h a fermentar.
- À temperatura ambiente – sim é verdade também podem fermentar um iogurte à temperatura ambiente. Este método, infelizmente, não é tão seguro pois se a temperatura de vossa casa estiver a menos de 21º é possivel que nunca se dê a fermentação.
- existem mais mas não me alongo pois nunca testei.
- ando a tentar testar mais versões
Solução de problemas para este iogurte vegetal de amendoim:
- o iogurte rachou – não tem problema nenhum, acontece por vezes devido à solidificação e aquecimento ( da fermentação)
- cheira a azedo – é normal, é sinal que tem iogurte
- tem bolor – nunca me aconteceu, mas algo correu mal ( bebidas fora da validade ou demasiado tempo à temperatura ambiente) . Deite fora!
- Tem grumos – de certo que a mistura não estava bem misturada e homogênea. Uma das soluções é desfazer o probiótico com um bocadinho de mistura antes de o adicionar ao total. E/ou triturar a mistura com uma varinha mágica antes de deitar a cultura.
- Por último – na dúvida pode enviar-me uma mensagem e ajudo, ou deite fora – descarte.
Sugestões para usar o Iogurte:
- Comer simples;
- Com granola , por exemplo a minha de amendoim
- Batidos, como o batido de morango
- Muffins de iogurte
- Panquecas de iogurte
- ou como topping de panquecas, waffles e parfaits .
Outras sugestões que talvez possa gostar:
Veja a receita em vídeo deste iogurte vegetal de amendoim em baixo e subscrevam o nosso canal:
Iogurte vegetal de amendoim – vegano
Equipamento necessário:
- Liquidificador ou varinha mágica
- Panela
- Fogão
- Iogurteira mas não obrigatório
Ingredientes:
Para fazer a bebida vegetal:
- 1 lts água
- 4 colheres de sopa manteiga de amendoim
- 6 tâmaras Medjool (demolhadas e molinhas)
Para o iogurte:
- bebida vegetal (feita acima)
- 45 grs amido de milho (ou araruta)
- 1/2 colher de chá agar-agar
- 1 capsula de probiótico ( ou outra cultura a gosto ( fermento lácteo, iogurte de compra, água de kefir ou rejuvelac etc.))
Instruções:
Para fazer a bebida vegetal:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e triture durante 3 a 5 minutos ou até ter uma bebida homogénea.
- Aconselho a coar a bebida antes de usar porque por vezes ficam pedaços de tâmara por triturar.
Para o iogurte:
- Numa panela coloque o amido e o agar-agar.
- Dissolva-o muito bem com um pouco de bebida vegetal. De seguida acrescente a restante bebida e dissolva bem.
- Coloque a panela ao lume médio e deixe cozinhar mexendo ocasionalmente para não queimar, colar nem criar grumos. Primeiro irá atuar o amido tornando a mistura mais espessa e depois que começa a ferver irá ativar o agar-agar.
- Quando começar a ferver mexa sempre por 2 a 3minutos, se necessário baixe um pouco a temperatura.O tempo de ativação do agar depende de marca para marca.
- Após esse tempo retire do lume e transfira para outro recipiente se desejar.Eu costumo trocar de recipiente e mexer de vez em quando para acelerar o tempo de arrefecimento.
- Deixe arrefecer até que a temperatura esteja entre os 40 e 45º
- Enquanto a mistura arrefece esterilize os pote/s de vidro com o método de esterilização da vossa preferência. Eu costumo ferver água e deitar dentro dos copos, logo de seguida deito a água fora e chega.
- Se tiver um termômetro use-o para controlar , se não tiver é só colocar o dedo na mistura. Se aguentar o dedo durante 10 segundos sem se queimar está bom e pronto a inserir a cultura.Se não aguentar tem que deixar arrefecer mais um pouco. Pense assim, se você não aguentar a temperatura a cultura também não vai aguentar e vai morrer.Neste processo, a mistura vai criar uma espécie de crosta mas não tem qualquer problema, é só misturar tudo muito bem, ou usar mesmo uma varinha mágica e triturar.
- Por fim coloque a cultura escolhida e envolva tudo muito bem.
Fermentação na iogurteira ou Instant Pot:
- Divida o preparado pelos copos de vidro e coloque-os na iogurteira.
- Ligue-a e deixe fermentar a 40/45º durante 8h.
- Quando o tempo acabar retire-os, feche-os e leve ao frio pelo menos durante 4h para ficarem firmes.
Vídeo:
Notas:
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado deste iogurte vegetal de amendoim e por isso se o fizerem partilhem com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Sofia Carvalho diz
.
Fernando diz
Bom dia. Tenho uma dúvida nos pós iogurte. Se quisermos repetir a receita temos que voltar a utilizar um probiótico ou podemos utilizar parte do 1º iogurte ? Obrigado.
Sofia Carvalho diz
Olá! Pode usar um iogurte da última vez 🙂 não precisa de usar probiótico. No entanto só aconselho o uso de iogurtes naturais, por exemplo se fizer esta receita não deverá colocar as tâmaras se pensa usa-lo para fermentar os seguinte.
Espero ter ajudado. Se iogurte vegetais é algo que gosta tenho um curso completo dedicado ao tema aqui: https://criarcomercrescer.com/cartflows_step/curso-iogurtes-vegetais e neste momento está em promoção. Será um prazer tê-lo por lá.