Sabia que pode fazer o seu próprio iogurte de soja em casa? Com apenas dois ingredientes, é possível preparar um iogurte firme, cremoso e incrivelmente económico. Esta receita é ideal para veganos e para quem tem alergias à proteína do leite de vaca (APLV), pois é completamente livre de leite, lactose e frutos secos.
Pronto para começar?

📄 Neste artigo:
- A minha história com os iogurtes vegetais
- O que é um iogurte vegetal?
- Porque fazer iogurtes vegetais em casa?
- Ingredientes que vai necessitar para fazer este iogurte de soja:
- Como fazer este iogurte de soja ?
- Alterações que pode fazer a este iogurte vegetal de soja :
- Não tenho iogurteira, não posso fazer este iogurte vegetal?
- Solução de problemas para este iogurte de soja:
- ⁉️Dúvidas e questões frequentes:
- Outras sugestões que talvez possa gostar:
A minha história com os iogurtes vegetais
A minha aventura com os iogurtes vegetais começou em 2016, quando o meu filho foi diagnosticado com alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Ingenuamente pensei que poderia usar o mesmo método de fazer iogurtes tradicionais e só substituir a bebida vegetal, mas logo me apercebi que afinal não era assim tão simples. Portanto aceitei o desafio e tornei-me na especialista que sou hoje!
Descobri que, com ingredientes certos, é possivel fazer qualquer tipo de iogurte vegetal, com ou sem espessantes. Aprendi tudo sobre a sua fermentação e como obter um iogurte vegetal verdadeiramente rico em probióticos. E foi assim que surgiu o meu primeiro curso, completamente dedicado a iogurtes vegetais, que ainda pode adquirir aqui, mas neste artigo vou ensinar-vos a fazer iogurte de soja caseiro.
O que é um iogurte vegetal?
Um iogurte vegetal é uma alternativa ao iogurte tradicional, e ele é feito com bebidas vegetais em vez de leite animal ( como vaca, cabra ou ovelha etc). Os iogurtes vegetais são a opção certa para quem tem alergia ao leite (APLV) ou intolerantes à lactose, mas também para quem segue uma dieta de base vegetal, como veganos e vegetarianos.
Além disso, os iogurtes vegetais têm uma textura e beneficios (contendo bactérias vivas – probióticos) bem semelhantes ao iogurte tradicional e podem ser preparados com diferentes bebidas vegetais, como soja, coco, amêndoa ou aveia,
Porque fazer iogurtes vegetais em casa?
Seja qual for a razão pela qual quer incluir iogurtes de soja na sua rotina, esta é a receita perfeita para preparar em casa. Fácil, saudável e deliciosa! Fazer iogurtes em casa não é apenas mais barato, mas também muito mais saudável, já que evita aditivos e ingredientes que nem sabe identificar.
Outro grande benefício é que este iogurte está repleto de bactérias vivas (probióticos). Estes são excelentes para nutrir a flora intestinal, promovendo uma melhor digestão, absorção de nutrientes e ajudando a manter a sua saúde em equilíbrio.

Ingredientes que vai necessitar para fazer este iogurte de soja:
Receita base:
Bebida de soja: Escolha uma bebida que contenha apenas água e soja (gosto de usar a do Lidl), sem aditivos como óleos ou estabilizantes, para garantir uma fermentação eficaz e um iogurte firme. Este é o ingrediente base, e a qualidade do resultado final depende muito da bebida escolhida.
Cultura para iogurte (probióticos ou fermento): Os probióticos em pó ou cápsulas (gosto de usar os da Now Foods) ou mesmo um iogurte natural de soja fornecem as bactérias vivas necessárias para a fermentação. Estas bactérias são responsáveis por transformar a bebida vegetal em iogurte, promovendo também benefícios para a saúde intestinal.
Opcional:
Estes ingredientes são opcionais e devem ser usados caso não utilize os mesmos ingredientes que eu. Infelizmente, nem todas as bebidas de soja ou iogurtes de compra são iguais, e alguns podem não produzir bons resultados. Assim, para garantir que tudo corre bem e o iogurte fica cremoso e firme, pode adicionar:
- Amido de milho (polvilho doce ou araruta) – este ingrediente ajuda a espessar o iogurte e a torná-lo mais cremoso.
- Agar-agar em pó – (Opcional) o agar-agar é uma gelatina vegetal, não deve ser substituida por em flocos, e serve para dar firmeza ao iogurte, tal como um iogurte natural de leite de vaca.
Como fazer este iogurte de soja ?
(receita completa no final do artigo)
- Comece por colocar a bebida de soja numa panela e leve a lume médio.
- Ferva-o por mais ou menos 3/4 minutos, mexendo ocasionalmente, para que o leite ferva devagar. Esta parte do processo é muito importante porque o ferver devagar vai alterar a proteína tornando o produto final mais espesso e firme.
- Enquanto isso ferva água e esterilize os potes de vidro que irá usar.
- Após esse tempo, retire do lume e deixe arrefecer até estar a mais ou menos 40/45º . Se não tiver termómetro pode usar o dedo, se colocar o dedo dentro da mistura e conseguir aguentar até 10 segundos, estará na temperatura certa.
- De seguida, acrescente a cultura de iogurtes da sua preferência e misture tudo muito bem com uma vara de arames.
- Logo de seguida transfira a mistura para os potes de vidro e coloque a fermentar por 8h na iogurteira ou Instant Pot ou outro método da sua preferência.
- Após o tempo de fermentação os iogurtes terão um cheiro a fermentado agradável.
- Retire-os da iogurteira, feche-os e leve ao frio durante, no mínimo, 4h.
- Após esse tempo sirva a gosto e bom proveito.
- Se o desejar ainda mais cremoso, tipo iogurte grego, deixo-o a coar, num pano de queijo, tapado de um dia para o outro no frigorífico.

Alterações que pode fazer a este iogurte vegetal de soja :
- Pode adicionar um pouco de açúcar se desejar, para que não fique tão ácido no final.
- Pode usar 1 iogurte vegan natural como cultura, em vez dos probióticos. E sim, pode ser qualquer um desde que natural.
- Não aconselho a fermentar iogurtes com outras coisas dentro, como compotas e granolas etc. Tudo isso irá afetar a fermentação e pode mesmo até ficar estragado.
💡Conselhos para que este iogurte de soja fique sempre bem:
- Controle as temperaturas: Certifique-se de que a mistura não está muito quente (40-45°C é ideal) antes de adicionar a cultura. Se a temperatura for demasiado elevada, pode matar as bactérias responsáveis pela fermentação. Consegue ver a temperatura de 40 a 45º com a ajuda de um termômetro ou colocando o dedo dentro da mistura por 10 segundos sem se queimar.
- Escolha a bebida de soja certa: A escolha de uma boa bebida vegetal de soja é muito importante para ter bons resultados, principalmente se fizer a receita só com dois ingredientes. Eu costumo usar a do Lidl e só tem soja e água, mais nada, tudo o resto pode atrapalhar a fermentação.
- Esterilize os recipientes: Antes de colocar a mistura para fermentar, lave e esterilize bem os potes de vidro para evitar contaminação.
- Misture bem o probiótico ou a cultura: Dissolva o probiótico ou a cultura num pouco da bebida de soja antes de o adicionar ao restante, para garantir uma mistura homogénea sem grumos.

Não tenho iogurteira, não posso fazer este iogurte vegetal?
Sim claro, aqui ficam alguns dos métodos que pode usar para fermentar os iogurtes:
- O método da iogurteira é o mais prático e rápido a meu ver, por isso é o que mais uso. Hoje em dia já conseguem arranjar iogurteiras super baratas. Costumo usar a minha Instant Pot como iogurteira e também pode usar a Bimby se a tiver.
- Usar um forno ou micro-ondas AMBOS DESLIGADOS, também funciona. O ambiente dentro deles têm uma temperatura mais controlada e por isso a fermentação dá-se mais facilmente. No entanto, na maioria das vezes e dependendo da temperatura que está a vossa casa, pode demorar mais de 12h a fermentar.
- À temperatura ambiente – sim é verdade também podem fermentar um iogurte à temperatura ambiente. Este método, infelizmente, não é tão seguro pois se a temperatura de vossa casa estiver a menos de 21º é possivel que nunca se dê a fermentação.
Solução de problemas para este iogurte de soja:
- o iogurte rachou – não tem problema nenhum, acontece por vezes devido à solidificação e aquecimento ( da fermentação)
- cheira a azedo – é normal, é sinal que a mistura fermentou e tem iogurte.
- tem bolor – nunca me aconteceu, mas algo correu mal ( bebidas fora da validade ou demasiado tempo à temperatura ambiente) . Deite fora!
- Tem grumos – de certo que a mistura não estava bem misturada e homogênea. Uma das soluções é desfazer o probiótico com um bocadinho de mistura antes de o adicionar ao total. E/ou triturar a mistura com uma varinha mágica antes de deitar a cultura.
- Por último – na dúvida pode enviar-me uma mensagem e ajudo, ou deite fora – descarte.
⁉️Dúvidas e questões frequentes:
Para fazer iogurte de soja grego, comece por colocar uma peneira sobre uma taça de vidro. Em seguida, disponha um pano de queijo ou de cozinha limpo sobre a peneira e verta o iogurte no centro do pano. Tape o iogurte com as extremidades do pano e guarde tudo no frigorífico. O líquido irá escorrer para a taça, resultando num iogurte mais firme e cremoso, com a consistência típica do iogurte grego.
As bactérias usadas para fazer iogurte são chamadas de culturas. E as que mais uso, apesar de haver muitas mais, são iogurte vegan natural ou probióticos em cápsula ou em pó. Veja mais sobre culturas e probióticos aqui.
A cultura pode ser probiótico em capsulas, fermento lácteo limpo de plv, mas também um iogurte natural (atenção às restrições alimentares).
Além disso, no meu curso ensino a usar água de kefir e Rejuvelac para fermentar o iogurte.
A escolha de uma boa bebida vegetal de soja é muito importante para ter bons resultados, principalmente se fizer a receita só com dois ingredientes. Eu costumo usar a do Lidl e só tem soja e água, mais nada, tudo o resto pode atrapalhar a fermentação.
Tenho feitos vários e já durante muitos anos, sendo assim o tempo de duração ideal ronda os 10 a 20 dias no frigorifico se os iogurtes forem naturais, se os fizer com sabor ou adicionar açúcar o tempo irá diminuir imenso.
Depende do método de fermentação que usar, mas em geral usando a iogurteira, mesmo que seja na Bimby, irá demorar 8h.
Sim, claro! Desde que seja natural, depois de fazer a primeira vez pode usar 1 desses para fazer os próximos iogurtes. Convem que esse iogurte tenha 10 dias ou menos.
Outras sugestões que talvez possa gostar:

Como fazer iogurte de soja caseiro – 2 ingredientes
Equipamento necessário:
- Instant Pot ou iogurteira
Ingredientes:
Receita base (ver notas):
- 1 lts bebida vegetal de soja (que contenha só água e soja , sem aditivos )
- 1 capsula probiótico (1 iogurte natural de soja ou 1 colher de chá de fermento láteo)
Opcional para os tornar mais firmes e cremosos:
- 40 gr amido de milho ((polvilho doce ou araruta))
- 1/8 colher de chá agar-agar ( em pó)
Instruções:
- Comece por colocar a bebida de soja numa panela e leve a lume médio.1 lts bebida vegetal de soja
- Ferva-o por mais ou menos 3/4 minutos, mexendo ocasionalmente, para que o leite ferva devagar. Esta parte do processo é muito importante porque o ferver devagar vai alterar a proteína tornando o produto final mais espesso e firme.
- Enquanto isso ferva água e esterilize os potes de vidro que irá usar.
- Após esse tempo, retire do lume e deixe arrefecer até estar a mais ou menos 40/45º . Se não tiver termómetro pode usar o dedo, se colocar o dedo dentro da mistura e conseguir aguentar até 10 segundos, estará na temperatura certa.
- De seguida, acrescente a cultura de iogurtes da sua preferência e misture tudo muito bem com uma vara de arames.1 capsula probiótico
- Logo de seguida transfira a mistura para os potes de vidro e coloque a fermentar por 8h na iogurteira ou Instant Pot ou outro método da sua preferência.
- Após o tempo de fermentação os iogurtes terão um cheiro a fermentado agradável.
- Retire-os da iogurteira, feche-os e leve ao frio durante, no mínimo, 4h.
- Após esse tempo sirva a gosto e bom proveito.
- Se o desejar ainda mais cremoso, tipo iogurte grego, deixo-o a coar, num pano de queijo, tapado de um dia para o outro no frigorífico.
Vídeo:
Notas:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado de aprender um pouco mais sobre (palavra chave seo do artigo – nome do artigo receita) e por isso se quiseres partilha com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostaste deste conteúdo, deixa um comentário abaixo e conta-me o que achaste.
Aproveita para explorar o meu livro “Alergias – Comer Sem Medos” para mais receitas sem alérgenos, ou junta-te ao Clube CCC para dicas exclusivas, menu semanal e inspiração na cozinha.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!

.
Bom dia,
Usei uma capsula de probiótico Now. Cuidei a temperatura com termômetro, mas infelizmente meu iogurte não fermentou. O que será que fiz de errado
Olá Susana, porque diz que não fermentou? Que marca de bebida vegetal usou? Necessito de mais pormenores para ajudar 😀
Olá Sofia, já experimentei com várias bebidas e até agora ficaram sempre líquidos e sem apresentação. Existe alguma bebida boa em Portugal que seja possível usar? A minha outra dúvida é em relação a fermentação, com ou sem tampa no frasco, nas instruções da iogurteira obriga a fechar os frascos para fermentar, caso contrário a cultura não propaga. Como faz ao certo ? Obrigada
Olá Maria, em relação à tampa, pode fazer como diz a iogurteira. Eu não costumo colocar e funciona bem.
Quanto à bebida, infelizmente não lhe sei dizer exatamente. Em tempos falaram-me da bebida do Lidl que era só soja e água.
Que tipo de cultura está a usar para os fermentar?
usei o leite do lidl e sim dá certo. agradeço imensamente a receita. uma dúvida, eu gosto muito do sabor mais “azedo” que do iogurte. na verdade mais característico na coalhada. tem algum modo de sobressair esse sabor? (usei como starter um iogurte comprado da marca alpro)
Olá Luíza, que bom saber que experimentou e que deu certo!! Também já tive oportunidade de experimentar, desde que voltei a Portugal e resultou muito, muito bem!
Para conseguir o iogurte ainda mais ácido aconselho a usar uma cápsula de probiótico , adoro o da Now foods https://amzn.to/3Edfbzx , Mas também pode fazê-lo usando mais quantidade de iogurte (cultura) ou fermentar por mais tempo 🙂
Espero ter ajudado! e bom proveito!
Olá Sofia, temos apostado em produzir algum dos produtos vegan cá em casa, comecei por fazer o leite vegetal é agora quero aventurar-me nos iogurtes. A minha dúvida é se é possível fazer os iogurtes vegetais com leite vegetal caseiro, posso fazer leite de soja ou caju para fazer os iogurtes?
Obrigada
Olá Sara, no caso da bebida de soja deve funcionar esta mesma receita mas para usar outro tipo de bebida como de caju terá que usar uma outra receita, isto porque as restantes bebidas não engrossam/espessam sozinhas como a de soja. Se quiser aprender mais sobre iogurtes vegetais aconselho este meu curso: https://loja.criarcomercrescer.com/produto/aprende-a-fazer-iogurtes-vegetais-curso-online/ . bom proveito!!
olá Sofia
resultará se usar rejuvelac em vez dos ¨fermentos” que indicas?
bjs de gratidão
Olá Raquel, a resposta direta é sim, já experimentei com outras bebidas e funcionou mas nunca experimentei com soja. No entanto , teoricamente irá funcionar de igual forma 🙂
Por acaso tenho todos os detalhes sobre a fermentação com Rejuvelac no meu curso de iogurtes 😀
Espero ter ajudado e bom proveito!
Pode compartilhar o link do probióticos que você usa?
Como a marca tem muitas variações fiquei confusa de qual comprar
Olá Kerolaine,
Costumo usar estes https://iherb.co/szKRGjV da Now foods, são os meus preferidos.
Bom proveito.
Não sei porque mas os meus ficam com água e se misturo com a colher eles ficam líquidos! Fiz tudo como sugeriu não sei o porquê de ficar assim?
Do que tenho ouvido e do que tenho experimentado, quando fermentou corretamente e é um problema de textura, tem a ver com a qualidade da bebida de soja. Ela tem que só ter 2 ingredientes e mais de 10% de grãos de soja. Mesmo assim, infelizmente, os resultados podem variar muito de marca para marca de bebida de soja 😢
Quando experimentei ficou bem à primeira! Quando fiz com outra bebida, se nao me engano com a do Lidl, já não funcionou e ficou liquido 😒
Aconselho a procurar uma boa marca de bebida de soja e voltar a experimentar, depois diga-me como correu. beijinho
Fiz a sua receita destes iogurtes mas saíram líquidos… Quanto tempo aconselha ficarem na iogurteira a fermentar? Obrigada
Olá Ana, saírem liquidos não tem a ver com o tempo de fermentação mas com os ingredientes que usou para os fazer.
A bebida de soja que usou só tinha 2 ingredientes? que tipo de cultura usou?
Brevemente farei um workshop para explicações base e tirar dúvidas, por isso se for algo que lhe interesse subscreva à minha newsletter 🙂
Beijinho
Posso utilizar um iogurte de soja natural Alpro (ele tem 125 ml)? Posso utilizar todo? Ou recomenda outro iogurte? Vou tentar procurar uma bebida de soja com poucos ingredientes.
A bebida de soja pode usar a do Lidl, tem só dois ingredientes. Quanto ao iogurte da Alpro não sei bem, mas convém que esse iogurte não tenha adição de calcio nem vitaminas.
Espero ter ajudado e bom proveito
Olá! Fiz e deu certo! Posso partilhar que variações usei da receita: usei um iogurte natural de soja (Intermarché, marca Por Si) e leite de soja do lidl (por acaso comprei bio porque estava em promoção). Segui os passos de ferver o leite com calma, deixei arrefecer até conseguir manter um dedo sem me queimar (como explicado), misturei o iogurte e pus num termo de comida que tenho (que é muito eficaz e guarda a temperatura imenso tempo). Pus esse termo fechado dentro do forno desligado e ficou à vontade 12 horas). Sei que fui espreitar quando tinham passado 7h e ainda estava bastante líquido. Mas no final do processo estava com o aspecto de iogurte que se espera. Mais uma coisinha em que poderei poupar e ingerir alimentos de qualidade! Imensamente agradecida!
Olá Sofia!! Que bom saber 😍 Fico tão contente por me dares a tua opinião, obrigado!!
Um beijinho