Hoje vamos falar sobre tipos de cultura para fazer iogurte.
Há quem lhe chame cultura e há quem lhe chame fermento. Sinceramente, a designação não é o mais importante neste caso, mas sim saber quais as culturas/fermentos pode usar para fermentar um iogurte verdadeiro.
É uma das perguntas que me têm feito ultimamente, por isso vamos lá!
Neste artigo, vou falar, maioritariamente, de cultura/fermento para iogurte vegetal, porque é o que consumimos.
Não consumimos leite nem derivados de leite animal, no entanto, as soluções apresentadas dão para quem quer fazer iogurte animal ou vegetal.
Sendo assim, o uso irá depender do resultado que quer obter, por isso essa é a primeira pergunta que deve fazer.
Vamos lá?
Índice
- O tipo de cultura para fazer iogurte depende do produto final que quero obter?
- Que tipos de cultura para fazer iogurte existem?
- 1# Iogurte de compra ou iogurte feito em casa
- 2# Fermento lácteo
- 3# Probióticos:
- Os probióticos são muito usados em iogurtes e leites fermentados, os mais conhecidos são os chamados Lactobacilos.
- Existem muitos tipos de probióticos, na verdade todos os produtos fermentados têm probióticos. Por essa razão, é que cada vez mais pessoas querem consumir produtos fermentados para assim aumentar a saúde do intestino.
- Aspetos a ter em atenção quando compram probióticos:
- O sucesso na escolha está em manter as coisas simples, ter lactobacillus , Streptococcus e talvez bifidobacterium , não muito mais.
- Se estão a questionar-se :
- E agora que sabem quais os 3 tipos de cultura para fazer iogurtes caseiros, coloque mãos à obra nestas 8 receitas:
O tipo de cultura para fazer iogurte depende do produto final que quero obter?
Sim, e a escolha/selecção do mesmo também.
Por exemplo, dependendo do tipo de alimentação a escolha da cultura vai alterar. Ou seja, para diferentes objetivos existem diferentes soluções.
Com isto quero dizer que, se só querem fazer iogurtes em casa por ser mais barato e querem sabem o que estão a comer, então até podem usar um iogurte natural de vaca. No entanto, se têm alergias alimentares já não o podem usar!
A ter em conta no momento de escolher a cultura para fazer iogurte:
Quero um produto sem lactose:
Podem usar qualquer tipo de cultura, iogurte natural animal sem lactose, vegetal, probiótico ou fermento lácteo. No entanto, vai depender da gravidade da vossa situação em termos médicos.
Prefiro um produto vegan:
Os vegan e vegetarianos podem usar iogurte vegetal natural de compra, como soja, coco etc. Mas também podem usar fermento lácteo ou probióticos desde que essas culturas não tenham sido criadas a partir de leite/lactose e não contenham leite em pó.
Quero um produto mais saudável:
A definição de saudável é algo complexo e depende da visão de cada pessoa, por isso vai depender do que realmente quer, veja as outras opções.
Ainda assim, qualquer cultura serve, desde iogurte natural de animal ou vegetal de compra ou feito em casa, ou probiótico ou fermento lácteo.
Quero saber o que como:
Exactamente igual à opção de cima.
Tenho alergia ou tenho um filho APLV (alérgico à proteína do leite de vaca) :
Pode usar como culturas o iogurte vegetal de compra como soja etc, desde que natural. Mas, também podem usar fermento lácteo e probióticos. Neste último, terá que ter em atenção se as bactérias não foram criadas a partir de lactose ou se têm leite em pó.
Na maioria dos casos, as culturas são feitas em laboratório e sem risco, mas tenha isso em conta. Neste artigo explico as diferenças e o que ter em mente.
Tenho alergia ao leite e soja :
Aqui o caso complica (que é o nosso caso), mas mesmo assim não é complicado. Pode usar iogurte vegetal natural de compra, desde que coco ou outro que não soja.
Além disso, também pode usar fermento lácteo e probióticos. Nestes dois últimos, necessitam de ter em atenção se as bactérias não foram criadas a partir de lactose ou leite em pó.
No entanto, na maioria dos casos as culturas são feitas em laboratório e sem risco, mas tenha isso em conta. Neste artigo explico as diferenças e o que ter em mente.
Que tipos de cultura para fazer iogurte existem?
1# Iogurte de compra ou iogurte feito em casa
O iogurte de compra é a cultura mais fácil de encontrar, e é também a que por vezes não sabem que podem usar. No entanto, existem pontos a ter em atenção quando compram um iogurte para servir de cultura de outros iogurtes.
- Natural – sim o iogurte deve ser natural, sem aromas, cores, sabores … etc… E isto aplica-se a todos os iogurtes de compra, sejam eles de origem animal ou vegetal.
- Prazo de validade – quanto mais validade tiver o iogurte mais probabilidade têm de ter bacterias vivas dentro dele. Por essa razão escolham o iogurte lá do fundo da prateleira com maior validade possível.
- Se tiver alergia ao leite – só podem comprar iogurtes vegetais
- Se tiver alergia ao leite e soja – só podem comprar iogurtes de coco, aveia, etc
Também podem usar 1 iogurte natural de um lote que tenham feito em casa. O princípio é o mesmo que usando o iogurte de compra.
2# Fermento lácteo
Eles são compostos por bactérias lácteas, normalmente a Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus Thermophilus, e por açúcar. Açúcar esse que pode ser de origem animal , como a lactose (açúcar do leite) , ou outro tal como a maltodextrina, normalmente a mais utilizada.
Os fermentos aptos para APLV são normalmente constituídos pelas bactérias acima descritas, e por maltodextrina. Mesmo assim têm que ter atenção se contêm vestígios ou não de produtos lácteos. E claro, que não contém leite em pó. Veja mais aqui.
Os que eu usava antigamente era o da Alsa, que encontrava em França, e o da Beneflora que existe à venda nas lojas celeiro.
Aconselho a guardarem-nos no frio. Aumenta o tempo de conservação, eles são sensíveis a alterações de temperatura.
3# Probióticos:
Nota:
Neste momento, em Agosto de 2024, já não uso nenhum dos probióticos da imagem acima, apesar de serem muito bons (um deles até foi descontinuado) . Desde que descobri este da Now Foods não troquei por outro.
O último tipo de cultura são os probióticos. Eles são bactérias já existentes, normalmente na nossa flora intestinal, além de Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus Thermophilus. Eles têm a função de auxiliar o funcionamento do intestino e de nos proteger de bactérias nocivas.
O consumo regular deles irá ajudar a aumentar as bactérias boas do intestino, regular a flora intestinal, proteger-nos contra possíveis infecções, mas também ajudar na absorção dos nutrientes que ingerimos.
Nota: As outras culturas acima descritas também têm esta função. No entanto, os probióticos têm mais variedade de estirpes que não só Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus Thermophilus.
Os probióticos são muito usados em iogurtes e leites fermentados, os mais conhecidos são os chamados Lactobacilos.
Existem muitos tipos de probióticos, na verdade todos os produtos fermentados têm probióticos. Por essa razão, é que cada vez mais pessoas querem consumir produtos fermentados para assim aumentar a saúde do intestino.
Aspetos a ter em atenção quando compram probióticos:
- Deverão ter lactobacillus e Streptococcus – existem várias estirpes e só existe vantagem em haver várias.
- Também podem ter bifidobacterium – que não há problema
- Não devem conter prebióticos e aditivos como cálcio e vitaminas – encontra-se muito este tipo de produtos no multivitaminicos. Na minha experiência não funciona para fermentar pois umas coisas interferem com as outras e não se dá a fermentação.
- E se recomendarem algo tipo regulador intestinal também não aconselho. tem muitas outras coisas.
O sucesso na escolha está em manter as coisas simples, ter lactobacillus, Streptococcus e talvez bifidobacterium, não muito mais.
Lembrem-se que estamos a falar de fermentação e de iogurtes, não de produtos para consumo directo! Por essa razão as culturas têm que ter o mínimo de ingredientes possíveis.
Neste momento uso este da Now (ando sempre a experimentar novos), mas já usei o Beneflora e o Renew life.
Nota importante sobre o probiótico da Now: este produto é fabricado na mesma fábrica onde utilizam alergenos como o leite, no entanto, e após contacto esta é a resposta que obtive: Bom para quem tem preocupações com soja ou laticínios e é uma excelente opção para a maioria. "Não fabricado com ingredientes de trigo, glúten, soja, leite (laticínios), ovo, peixe, marisco ou nozes". No entanto , é fabricado nas mesmas instalações que usam desses produtos. Essa declaração contém informações sobre nossas instalações de GMP facility (fábrica com boas práticas de fabricação). Isso inclui uma segregação cuidadosa de possíveis alérgenos, bem como limpeza completa de equipamentos, pisos, paredes e tetos, projetados para evitar a contaminação cruzada por alérgenos. Por essa razão o risco associado a este produto da Now é extremamente reduzido, mesmo assim, e em caso de dúvida escolha outro. Existem várias soluções no mercado. Exemplo do Beneflora e o Renew life.
Se estão a questionar-se :
- IOGURTES VEGETAIS A PARTIR DE QUE IDADE? Leiam esse artigo que escrevi.
- Como fazer iogurtes vegetais?
- Benefícios de consumir iogurte e probióticos
- E receitas há? Claro que há! Vejam aqui.
- E aqui todos os artigos sobre iogurtes
E agora que sabem quais os 3 tipos de cultura para fazer iogurtes caseiros, coloque mãos à obra nestas 8 receitas:
- Iogurte de arroz
- Mas também este Iogurte de aveia e coco
- O Iogurte de caju
- Iogurte de aveia com leite caseiro
- Assim como este Iogurte de chocolate com leite de soja
- Iogurte de coco super fácil
- e Iogurte de amêndoa firme com leite de compra
- Iogurte de amêndoa com amêndoa triturada
Espero ter conseguido responder às vossas questões sobre tipos de cultura para iogurtes. No entanto, qualquer dúvida disponham!
Artigo baseado na minha experiência, no Cultures for Health , GO Dairy free e na DGS
Luana diz
Olá, Sofia tudo bem?
Será que é possível encontrar um fermento mais barato aqui e em qual mercado, farmácia, sites famosos é provável encontrar? Quero fazer, mas esses fermentos que você indicou são muito caros aqui no Brasil!
Outra coisa, só para confirmar, eu quero comprar o leite e ir fazendo em casa junto com algum fermento (esperar a sua indicação, eu vi da RICA NATA, porém não sei tem outros de fácil acesso. Com isso, eu posso fazer o iogurte com leite da minha escolha + o fermento, somente? Obrigada!!!
Sofia Carvalho diz
Olá Luana, você pode usar um iogurte natural vegetal ou não em vez do probiótico, a desvantagem é que pode ter que experimentar algumas marcas antes até acertar numa que realmente funciona bem (aconselho a comprar um que tenho o prazer mais longo de validade.
Aconselho também a adquirir o meu curso de iogurtes vegetais, onde ensino tudo o que necessita de saber para fazer iogurtes vegetais. Pode vê-lo aqui: https://loja.criarcomercrescer.com/produto/aprende-a-fazer-iogurtes-vegetais-curso-online
Bom proveito!!
Leonardo Vasconcelos diz
Boa tarde, Sofia
Estou a tentar fazer iogurtes vegetais em casa. Depois de ler todo o seu artigo, fiquei sem saber onde comprar a levedura, fermento ou probiótico, porque uma coisa é o produto para tomar, e outra para fazer iogurte. Procurei na net e tudo o que encontrei é para tomar. Comprei o iogurte da Alpro, de soja, natural sem açucar, adicionei à bebida de soja, coloquei na iogurteira, não fermentou, após 8 horas. Estava tudo dentro do prazo de validade, com boa margem, o material todo esterlizado. Já faço produtos fermentados há mais de 20 anos, kefir, ioguetes lacteos, kombucha, vários queijos, vinagres etc, será que vou falhar agora?
Ajude, por favor.
Cumprimentos e parabéns.
Sofia Carvalho diz
Olá Leonardo,
O problema com os iogurtes é que os ingredientes, bebida e iogurte neste caso) não podem ter ingredientes como cálcio, vitaminas e outros estabilizantes. Infelizmente isso influencia negativamente na fermentação e acaba por não acontecer.
Aconselho a usar um probiótico de qualidade, eu uso o da now foods e compro na IHerb, pode ver aqui: https://iherb.co/6vfQnZ9 .
Quando fiz iogurte de soja da primeira vez ficou logo bem, não tive quaisquer problemas. Usei bebida que só continha soja e água e o probiótico que lhe recomendo.
Espero ter ajudado e qualquer coisa disponha.
Ana diz
Já fiz os iogurtes de coco e ficaram uma delícia!
Também já experiementei com outras bebidas (arroz, por exemplo) e ficam suaves, cremosos… Muito muito bons!
No entanto da última vez que tentei encontrar Beneflora no Celeiro já não havia.
Sugeriram umas saquetas tipo as das frutas batidas dos miúdos mas estavam no frio e tinham imensas diferentes (para bebida diferentes, com sabores, etc) e achei melhor não arriscar porque me pareceram muito complexos.
Há outra alternativa ao Beneflora?
Também se podem usar cápsulas e adicionar o conteúdo delas, descartando o invólucro, certo?
Alguma sugestão de marcas que já tenha experiementado e que resultem bem?
Desde já obrigada!
Sofia Carvalho diz
Olá Ana!
Que bom que tem gostado dos iogurtes de das receitas 🙂
Há uns anos que tenho usado probiótico em capsulas da Now foods que compro na Iherb aqui: https://iherb.co/szKRGjV . Para mim é mais barato e sempre eficaz.
Esta marca também existe nas lojas celeiro, pelo menos vi online, compare preços 😉
Para usar basta abrir uma capsula, colocar o conteúdo na mistura na temperatura certa e mexer.
Beijinho e qualquer dúvida disponha