Quando vi estas bolachas de aveia e maça pela primeira vez achei que seriam uma excelente ideia para a transformar em saudável e com ameixa, sendo assim aqui está a minha versão de bolachas de aveia maçã e ameixa.
Até as coloquei na nossa primeira sugestão semanal lembram-se? Sendo assim sairam umas bolachas de aveia, maça e ameixa cheias de proteína e fibra.

Transformei estas bolachas de aveia maçã e ameixa um pouco à minha maneira, principalmente retirando todo o açúcar e colocando ameixas.
Sabiam que as ameixas:
- são baixas em calorias
- é boa para diabéticos pois tem efeitos anti-hiperglicêmicos
- Ajuda na digestão
- e funcionamento do intestino
- entre outras coisas mas estas são as que acho mais importantes.
Devido ao sua capacidade de ajudar o intestino a funcionar é muitas vezes aconselhado pelos médicos a dar aos bebés mas também para os adultos.
Sendo assim bolachas de aveia maçã e ameixa cheias de fibra, vitaminas, minerais e muita proteína dada pela aveia
Muitas vezes pensa-se (eu também já passei por ai) que as proteínas só vêm da carne e do peixe mas enganam-se! Existem vegetais, leguminosas e cereais com muitas proteínas, tais como:
- Chia
- Quinoa
- Grão de bico
- Girassol
- Lentilhas
- Aveia em flocos
- Leguminosas como a maioria dos feijões e o amendoim
- Frutos secos como a amêndoa e caju
Entre outros mais… por isso não comer proteína de origem animal não faz mal nenhum
Para quem nunca experimentou faça estes hambúrgueres da sugestão semanal #1 acompanhados de salada, acreditem que vão gostar

Actualizado a 20/10/2017 – podem substituir a farinha por mais aveia em flocos, torna-se mais rápido e pratico. Tudo no triturador e já está.
Bolachas de aveia, maça e ameixa (a partir dos 6 meses)
Equipamento necessário:
Ingredientes:
- 150 grs de maça com pele cortada em pedaços
- 150 grs aveia em flocos ((ver notas))
- 40 grs farinha de espelta branca ((utilizei de aveia) ver notas)
- 1 ovo ((ou ovo linhaça – ver notas))
- 4 colheres sopa de óleo de coco
- 1 colher de cha canela em pó
- 1 colher de cha fermento em pó
- 5 unidades ameixas secas (+- 50 grs)
Instruções:
- Pré aquecer o forno a 180
- Se utilizarem ovo de linhaça este é o momento para o fazerem e deixarem a repousar.
- Colocar tudo no robot cozinha e triturar ate obter uma mistura homogénea. Retirar e amassar melhor com as mais se for necessário.
- Colocar papel vegetal sobre um tabuleiro de forno.
- Colocar bolinhas de massa sobre o tabuleiro e espalmar com um garfo.
- Levar ao forno por 30 a 35 min. Para bebés pequenininhos deixem só 20 minutos para que fiquem mais molinhas 😉
- Ao fim desse tempo, retirar e deixar arrefecer.
- E por fim comer :p
Notas:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que gostem desta sugestão e para mais receitas de bolachas veja aqui:
- Bolachas de dentição
- E estas Bolachas crocantes de amêndoa vegan e sem gluten
- Bolachas de pêssego com e sem chia
- Bolachas de coco só com dois ingredientes

Obrigada pela receita, Sofia! Vou experimentar! Mas queria perguntar-lhe que alternativa posso usar ao óleo de coco. Estou em evicção de plv, soja e frutos secos/de casca rija (incluindo coco). Óleo de girassol resultará?
Olá Joana! Pode usar qualquer óleo que deseje e que possa utilizar 🙂 Tipo azeite ou óleo de girassol . 🙂 Beijinhos qualquer coisas disponha e muita força em relação as restrições 😉
Poderei colocar somente farinha de aveia? Neste momento não tenho flocos em casa? Obrigada
Olá Paula! Pode sim! Só vai alterar um pouco a textura mas não há problema 🙂 beijinhos
Olá Sofia.
É melhor ovo de galinha ou de linhaça? Minha bebê é APLV e tenho receio em lhe dar ovo (iniciei a alimentação complementar a 3 semanas). Obrigada.
Eu digo em questão de sabor das bolachas.
Olá Luciana! Confesso que prefiro de longe as bolachas feitas com ovo, ficam mais estaladiças por fora mas com linhaça, a linhaça não se nota, também são saborosas. Sinceramente o ideal é experimentar e ver quais prefere 😉
Beijinhos
Olá Sofia, estava mesmo à procura de uma receitinha com maçãs, tenho imensas e sem saber o que lhes fazer, será que posso substituir as ameixas por tâmaras secas? É que só tenho tâmaras em casa ? obrigada ?
Olá Soraia! Pode sim 🙂 sem qualquer problema. Se usar tâmaras medjool provavelmente vai precisar de menos quantidade, mas se gosta delas docinhas deixe estar 🙂
Para aproveitar as maças também pode fazer esta applesauce, receita aqui, é deliciosa e pode utiliza-la em diversas receitas 🙂
beijinho
Olá! Adorei esta receita e é bem fácil de fazer hehe Confesso que coloquei só um pouco de mel para adocicar mas não ficaram doces (só mesmo aquele gosto) 🙂 Fiz com ameixas normais porque estou com um stock elevado por isso só utilizei 3 das pequenas o que fez +/- 80 gramas. Eu diria que correu bem, até porque fiz ontem e já só tenho 3 ahahah Obrigada pelas partilhas!
Olá Vera!! Fico muito feliz por ter gostado!! 😀 Com as ameixas secas fica mais doce e sem necessidade de usar o mel mas se têm excesso de ameixas fez muitos bem 😉
Outra receita em que as pode utilizar é neste bolo 😉 https://criarcomercrescer.com/2017/07/tarte-ameixa-vegan-sem-leite-sem-ovos-sem-acucar-refinado.html.
Beijinhos 🙂
Boa tarde. Existe alguma hipótese de se poder substituir as ameixas secas por frescas? Tenho tantas…
Olá Cristina, nunca experimentei mas de certo que dá ????
Acontece é que a massa ficará mais húmida e ou terá de acrescentar farinha ou deixar cozinhar mais tempo, entende o que digo?
Qualquer coisa disponha ????????
Beijinhos