Faz mais de 6 meses que ando a testar esta receita de iogurte vegan de caju, por isso chegou a hora de a partilhar com vocês!
Tal como todas as minhas receitas de iogurtes esta é apta para alérgicos ao leite (APLV) , intolerantes à lactose e claro vegan.
É super simples e tenho a certeza que qualquer um a consegue fazer num piscar de olhos !
Esta receita é super simples, no entanto e para quem não quiser “mesmo” iogurte fermentado pode usar a receita para fazer um creme que pode ser usado como cobertura de bolos, para colocar em panquecas, waffles e/ou crepes.
Basta colocar a imaginação a funcionar!
Tal como todos os iogurtes ele é ligeiramente azedo devido à fermentação. Dou preferência a fazer iogurtes vegan naturais e depois adicionar o que me apetecer, e não o contrário, tudo porque os ingredientes “adicionados” muitas vezes alteram a fermentação.
Se quiserem aprender a fazer iogurtes vegetais de raiz e sem seguir nenhuma receita especifica tenho este post aqui , com certeza que vos vai ajudar.
É provável que muitos de vocês estão a pensar quando é que podem dar iogurtes vegetais e por isso escrevi este post para vos ajudar.
Então sobre este iogurte vegan de caju tenho a dizer o seguinte:
- 3 ingredientes – sim é isso que leram, só leva 3 ingredientes. Cajus, água e probióticos/fermentos lácteos .
- Simples, fácil ! Só não é rápido porque necessita de encubar por 8h e depois levar ao frio por mais 4 mas de resto é super simples.
- Vegan e por isso apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao leite (APLV) e a intolerantes a lactose.
Alterações que podem fazer a este iogurte vegan de caju :
- Diria que nenhumas, lol, até porque os ingredientes são tão poucos que não há muita volta a dar. No entanto o que dá é para ajustarem a quantidade de água para terem um iogurte mais ou menos sólido.
- Além disso podem não colocar os probióticos e assim terem um creme não fermentado. No entanto também não têm os benefícios dos probióticos.
Se estão à procura de mais receitas de iogurtes podem ver aqui. Entre elas podem encontrar:
Vejam a receita este iogurte vegan de caju em vídeo aqui em baixo e subscrevam o nosso canal:
Receita completa deste iogurte vegan de caju com todos os detalhes aqui:
Iogurte vegan de caju
Equipamento necessário:
- Iogurteira (opção sem ela nas instruções)
Ingredientes:
- 1 chávena cajus demolhados (( 160 grs ))
- 200 ml àgua
- 1 capsula probiótico (1 colher de chá de fermento lácteo em pó )
Instruções:
- Num liquidificador colocar os cajus e a água.
- Triturar até ter uma consistência cremosa e homogénea.
- Retirar a mistura para um recipiente, deitar o probiótico ou fermento lácteo e misturar com uma colher de madeira ou plástico. (não se deve usar metal, por isso é que não coloco no liquidificador).
- Colocar a mistura em recipientes de vidro e levar à iogurteira por mais ou menos 8h. Se não tiverem iogurteira podem coloca-los no forno com a luz acesa durante 12h, mas forno desligado!
- Após esse tempo coloquem os iogurtes no frio tapados, durante 4 h mais ou menos.
- Passado as 4h estarão prontos a comer . Podem servir simples, juntar algum tipo de adoçante, compota, geleia, granola etc.
- Bom apetite!!
Vídeo:
Notas:
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Se não o desejar comer simples aqui ficam algumas sugestões:
- COMPOTA DE FRUTOS VERMELHOS SAUDÁVEL-SEM AÇÚCAR
- COMPOTA DE MAÇÃ OU APPLESAUCE
- MANTEIGA DE CAJU
- MANTEIGA DE AMÊNDOA
- VEGANTELLA – A NUTELLA SAUDÁVEL
- GRANOLA DE AMENDOIM
Espero que tenham gostado deste iogurte vegan de caju e por isso se o fizerem partilhem com o #criarcomercrescer ou #ccc. Vou adorar ver!
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Filipa diz
Olá Sofia, dá para fazer esta receita, substituindo os cajus por amêndoas ? Obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Filipa, dá sim, o método é o mesmo mas aconselho a demolhar as amêndoas e a retirar a pele.
Beijinho e bom proveito!
Diana Guerreiro diz
Bom dia. Quanto tempo devo deixar os caju de molho? Utilizo os 200 ml de água que usei para os colocar de molho ou tenho de usar uma nova? Coloco no frigorifico ou basta deixar na bancada da cozinha por exemplo? Obrigado
Sofia Carvalho diz
Olá Diana, aconselho a demolhar por 4h mais ou menos e a usar água nova e não a de demolhar.
Pode demolhar no frio ou na bancada, como desejar. Por exemplo se usar água a ferver basta demolhar por 30 a 40 minutos, o objetivo é que fiquem mais moles para se triturarem melhor.
Franciurçula diz
Òtima receita ,pórem não tenho iogurteira, qual seria outra forma de fermentação?
Sofia Carvalho diz
Olá, pode fermentar à temperatura ambiente se estiver calor, dentro do forno desligado , Instant Pot e ou na Bimby se tiver .
Explico tudo em pormenor no meu curso https://criarcomercrescer.com/cartflows_step/curso-iogurtes-vegetais .
Beijinhos
Fabíola diz
Sofia, se eu aromarizar antes de ir a iogurteira a fermentação vai dar certo na mesma?
Sofia Carvalho diz
Depende do que usar para aromatizar, não deve usar fruta mas pode usar extrato de baunilha, especiarias, raspa de limão e laranja. Tenho essa e mais informação detalhada no meu curso online aqui: https://criarcomercrescer.com/cartflows_step/curso-iogurtes-vegetais se estiver interessada 🙂
Beijinho
Ines Petornilho diz
Olá Sofia,
È possivel usar o leite de caju da Alpro para fazer os iogurtes??
Sofia Carvalho diz
OLá, para esta receita não pois não tem nenhum espessante e irá ficar liquido. Pode usar esse leite se o leite tiver 4 ingredientes ou menos nesta receita: https://criarcomercrescer.com/2020/02/iogurte-de-coco-e-aveia-para-vegan-e-aplv.html ou esta https://criarcomercrescer.com/2017/10/iogurte-de-arroz-vegan-sem-leite-soja-nem-acucar.html se o leite tiver menos de 10% de cajus.
Beijinhos e bom proveito.
Maria Celia Scarulis Mamede dos Santos diz
Vou fazer logo ao amanhecer,
Muito grata.
Sofia Carvalho diz
Fico contente por saber Maria <3
Patricia diz
Quando vejo estas receitas fico sempre com vontade de experimentar mas nunca sei que probioticos comprar. Um qualquer serve?
Sofia Carvalho diz
Olá Patrícia, nem todos funcionam, principalmente se forem tipo dietético, com prebióticos e outras coisas. Neste artigo explico melhor quais usar e como escolher https://criarcomercrescer.com/2020/03/3-tipos-cultura-para-fazer-iogurte.html .
Beijinho
Ana diz
olá sofia, tb tenho um filho APLV e soja com 10 meses… não poderei fazer a mistura e a fermentação por 12h na bimby visto ser metal?! obrigada pela partilha, têm nos ajudado imenso. beijinho grande
Sofia Carvalho diz
Olá Ana!!
Só experimentando :/ muitas vezes uso metal e não tem influenciado. Conheço pessoas que colocam os copinhos na varoma da BImby, já pensou nessa solução?
Depois diga-me se consegue por favor.
Beijinhos
Maria diz
Ah obrigada estava com receio de dar ao meu filho. Fiz o iogurte de caju. Adorei? vou experimentar os outros. Beijinho
Sofia Carvalho diz
Que bom!! Fico muito feliz por ter gostado!! 🙂 beijinhos
Maria diz
Ola sofia comprei o beneflora mas diz na embalagem para criancas apartir dos 3 anos. Havera outro genero? Obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Maria, o Beneflora, tal como outros probióticos, diz a partir dos 3 anos pois referencia a toma assim do produto e não usado em iogurtes 🙂 O iogurte leva muito menos dosagem e para além disso é um produto fermentado. 🙂
Beijinho e qualquer dúvida disponha 🙂
Anna diz
Parece-me óptima, quero tentar! Pode-me explicar a questão de não se poder usar metal para misturar o probiótico? É só para este tipo de iogurte ou todos? Fiquei curiosa porque costumo usar noutros iogurtes. Obrigada!
Sofia Carvalho diz
Olá Anna, do que tenho lido e aprendido sobre fazer iogurtes em casa usando probióticos é que o metal não inoxidável pode interferir com as bactérias matando-as, não ocorrendo fermentação. Apesar de antes de saber isso usar qualquer coisa para envolver os probióticos, por vezes os iogurtes não fermentavam e por isso deixei de usar metal.
Beijinhos