Queres acompanhar os teus gelados com cones e taças de gelado? Então aprende a fazer esta receita em waffle estaladiças sem leite nem ovo e / ou também sem glúten para poderes servir o teu gelado de forma mais criativa e deliciosa.
Vamos lá!

Então sobre estes cones e taças de gelado tenho a dizer o seguinte:
- 6 ingredientes na versão vegan – farinha espelta ou trigo, fermento em pó, açúcar, óleo de coco, extrato de baunilha e água.
- 9 ingredientes na versão vegan – farinha de arroz branca, farinha de milho, amido de milho, goma xantana, fermento em pó, açúcar, óleo de coco, extrato de baunilha e água.
- Vegan e por isso apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao leite (APLV), ovo e a intolerantes a lactose.
- Com opção sem glúten – por isso apto a celíacos e intolerantes ao glúten
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem 1 a 2 dias à temperatura ambiente.
- Não aconselho a congelar.

Alterações que pode fazer nestes cones e taças de gelado:
- Esta receita pode ser feita numa versão vegan usando farinha de trigo na massa ou numa versão vegan e sem glúten usando uma mistura de farinhas e goma xantana (esta opção está nas notas do cartão da receita mais a baixo)
- A versão sem glúten leva 3 tipos de farinha e a goma xantana, e não aconselho a trocar ou a substituir nenhuma delas por outra.
- Pode usar açúcar branco ou mascavado ou até açúcar em pó, mas deverá ser açúcar, isto porque a massa e o sucesso da receita está muito na estrutura que o açúcar dá ao endurecer, á medida que a massa arrefece.
- O óleo de coco funciona melhor nesta receita, mas poderá usar manteiga vegetal se preferir mas terá que ser manteiga dura, tipo em bloco, e não margarina.
- O extrato de baunilha é opcional mas torna as waffles ainda mais deliciosas.
Posso fazer estes cones sem açúcar?
Lamento mas não, o açúcar que a receita leva ajuda a dar estrutura à massa e se o retirar não ficará com a mesma textura e estrutura.
Conselhos para que estes cones e taças de gelado fiquem sempre bem:
Esta receita de cones e taças é relativamente fácil, a parte mais difícil é o moldar a waffle na forma que desejamos, isto porque a massa tem mesmo que ser moldada enquanto quente, caso contrário irá endurecer e depois ao tentar moldar a massa parte.
Sendo assim, aconselho a ter cuidado, usar luvas mas depois pode não dar muito jeito para manejar, ou usar um pano para que consiga moldar as taças e os cones de gelado sem se queimar.

Como conservar estes cones e taças de gelado?
- Para guardar: depois de cozinhados e moldados aconselho a consumir de imediato ou no mesmo dia. No entanto, se houver sobras pode guardar os cones e taças de gelado á temperatura ambiente até 2 dias sem estarem fechados, por exemplo em cima de um prato dentro de um armário, para que não percam a crocancia. No entanto com o passar do tempo irão ficar moles.
- Para congelar: não aconselho a congelar.
Outras sugestões que talvez goste:
- Pão de leite sem glúten, leite e sem ovo
- 34 sobremesas sem leite deliciosas e saudáveis
- Pão sem glúten e vegan – tipo branco
- Sorvete de manga laranja – vegan e 100% fruta
- Panquecas de banana sem ovo fofas
- Panquecas de ban

Receita de cones e taças de gelado
Equipamento necessário:
- Frigideira
- pano de cozinha
Ingredientes:
- 80 gr farinha de trigo branca ((ver notas versão sem glúten))
- 1/2 cc fermento em pó
- 70 gr açúcar (branco ou mascavado)
- 55 gr óleo de coco (derretido e refinado)
- 1 cc extrato de baunilha (opcional)
- 120 gr água
Instruções:
- Numa taça coloque a farinha, o fermento e o açúcar, envolva tudo muito bem.
- Noutra taça ou recipiente coloque o extrato de baunilha, o óleo de coco derretido e a água. A água deverá estar à temperatura ambiente para que o óleo de coco não solidifique ao entrar em contacto com ela.
- Aos poucos adicione os liquidos aos sólidos mexendo sempre para não criar grumos. Irá obter uma mistura liquida e homogenia. Reserve.
- Pré aqueça uma frigideira, de preferencia baixa como a de crepes, em lume baixo. Unte se necessário.
- Coloque um pano de cozinha aberto em cima de uma bancada.
- Coloque acerca de 50 a 60 ml da mistura e espalhe-a ao girar a frigideira ou com a ajuda de uma colher. Deverá formar um crepe de mais ou menos 2 mm de espessura. Deixe cozinhar por 5 a 7 minutos mais ou menos até o "crepe" estar quase completamente cozinhado, laterais e fundo dourado. Se estiver a cozinhar muito rápido e estiver a queimar, baixe o lume. O objetivo é secar a massa para que no final fique bem crocante. Vire e cozinhe por mais 1 ou 2 minutos.
Para fazer cones:
- Por fim, retire da frigideira e coloque em cima de um pano de cozinha. Com cuidado e usando o pano enrole o crepe em forma de cone. Este processo deverá ser feito com os crepes quentes pois ficam duros rápidamente. Irá queimar as pontas dos dedos um pouco, infelizmente, mas com a ajuda do pano torna-se mais fácil.Depois de formar o cone mantenha-o dentro do pano uns segundos, segurando com as mãos para que mantenha a forma até ficar firme. Depois de firme e quase frio pode colocar dentro de um copo para que não abra.
- Repita este processo até terminar a massa.
Para fazer taças:
- Prepare uma taça pequena que goste para o formato final. Vire-a ao contrário.Retire o crepe da frigideira e coloque-o por cima da taça. Aconchegue-o e molde-o à taça. Espere um pouco, segurando-o para que a forma não se desfaça. Também pode colocar por cima uma outra taça mais pequena para que segure a forma em vez de estar você a segurar. De seguida, deixe arrefecer completamente em cima da taça enquanto cozinha outro.
Para fazer canudinhos:
- Retire da frigideira e coloque em cima de um pano de cozinha. Pegue numa das pontas e enrole, deverá deixar um pouco de espaço no meio para que fique com buraco. Depois de pronto, espere um pouco, segurando-o para que mantenha a forma enquanto arrefece e não abra.
Notas:
- 32 gr farinha de arroz branca
- 18 gr farinha de milho
- 22 gr amido de milho (ou araruta)
- 1/8 colher de chá de goma xantana
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado desta receita de cones e taças de gelado e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como DIY (faço eu mesma) , lifestyle e atrás da camara.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!

.