Mas afinal iogurtes vegetais a partir de que idade?
Se já existem muitas dúvidas sobre quando começar a dar iogurtes normais, existem ainda mais quando dar iogurtes vegetais.
É algo que me perguntam muito. Posso dar iogurtes vegetais a partir de que idade?
Neste post vou esclarecer essa dúvida e aproveitar para explicar também mais algumas. Por isso leiam até ao fim!
Porquê que os iogurtes são importantes?
Antes de mais um iogurte não é nada mais nada menos que um produto coagulado obtido por fermentação láctea, por ação das bactérias Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus Thermothilus. Aqui também se podem usar probióticos em pó para os fazer, tal como eu uso, podem ver mais info aqui.
Os iogurtes contêm bactérias vivas que ajudam na nossa saúde a nível intestinal e imunológica. Essas bactérias ajudam a manter a nossa flora intestinal saudável regulando-a.
É muito importante ter uma flora intestinal saudável pois é a partir dela que os nutrientes são absorvidos.
Porquê que os probióticos e prebióticos são importantes?
As bactérias descritas acima incluídas nos iogurtes são chamadas de probióticos mas também têm benefícios pré e probiótico.
Os probióticos são bactérias já existentes, normalmente na nossa flora intestinal. Eles tem a função de auxiliar o funcionamento do intestino e de nos proteger de bactérias nocivas. O seu consumo regular irá ajudar a aumentar as bactérias boas do intestino, regular a flora intestinal e nos proteger contra possíveis infeções.
Os prebióticos são fibras não digeríveis, mas que fermentam no nosso intestino e estimulam o crescimento das bactérias probióticas faladas acima. Além de melhorar o funcionamento do intestino e diminuir os riscos de infeções, os prebióticos também podem diminuir a absorção de gorduras pelo intestino, diminuindo assim o colesterol total e aumentar a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.
Agora que já sabemos a base da importância dos iogurtes na nossa alimentação. A partir de que idade se podem dar os iogurtes?
Segundo a Acta Pediátrica Portuguesa o iogurte é um alimento importante pelas razões acima descritas e por ser um alimento muito bem tolerado pode dar-se a partir dos 9 meses.
É certo que o leite de vaca só se deva dar a partir dos 12 meses (preferencialmente 24-36 meses) mas pelas propriedades benéficas do iogurte, pode começar a dar-se aos 9 meses. Atenção que devem ser naturais, esqueçam os sabores e afins!
E os iogurtes vegetais a partir de que idade?
A verdade é que não encontrei nenhuma informação especifica e fundamentada sobre isso, no entanto e segundo a lógica da acta pediátrica Portuguesa podem começar a dar-se a partir dos 9 meses. Mas atenção que depende do produto base do iogurte.
Os iogurtes vegetais são feitos de leite vegetal e por isso têm que ter em atenção os ingredientes base dos mesmos. Quero dizer com isto que, se só se deve dar frutos secos a partir dos 12 meses não vão dar iogurtes de frutos secos aos 9 meses, percebem?
Por exemplo:
- iogurte de arroz – o arroz é dado a partir dos 6 meses e por isso pode ser consumido a partir dos 9 meses;
- o iogurte de aveia – exatamente igual ao de arroz
- iogurte de coco – a partir dos 9 meses
- iogurtes de amêndoa – recomendado a partir dos 12 meses tal como o fruto.
Perceberam a lógica certo? Então já têm a resposta 😉
Espero que ter-vos ajudado nessas vossas dúvidas sobre iogurtes e qualquer dúvida disponham!
As informações que aqui vou escrever são com base na minha leitura da Acta Pediátrica Portuguesa, do pediatra do meu filho e da minha experiência. Para mais info veja aqui.
Patricia Pereira diz
Olá! A minha bebe tem 7 meses, posso fazer o iogurte vegetal para lhe dar? Ou terei que esperar pelos 9 meses? É que ela nao gosta de papas e a pediatra aconselhou a não dar aqueles iogurtes para bebes pois estao cheios de açúcares, gostava de fazer em casa um iogurte que ela podesse comer já para lhe poder dar ao lanche. Obrigada!
Sofia Carvalho diz
Olá Patricia, segundo as novas indicações da DGS todos os alimentos podem ser dados a partir dos 6 meses à exceção de sal e açúcar (ter cuidados), e a menos que tenha alguma condição médica como alergias etc. Sendo assim, não vejo qualquer problema em dar iogurtes vegetal à sua filha.
Aproveito para dizer que tenho um curso sobre iogurtes vegetais, em promoção de momento e depois irei fechá-lo no final deste mês, onde aprenderá tudo sobre eles e como fazê-los em sua casa de forma simples e fácil. Pode adquiri-lo aqui: https://criarcomercrescer.com/cartflows_step/curso-iogurtes-vegetais
Beijinho e qualquer coisa disponha
Carla Cunha diz
Boa tarde, gostava muito que me ajudasse numa situação que está difícil de controlar, comecei a consumir iogurtes vegetais desde há pouco tempo, por estar a passar por uma situação oncológica, utilizo os iogurtes com menor aditivos possíveis e com com poucos ingredientes, só que esses iogurtes acabam por ser caríssimos. Resolvi, comprar uma iogurteira e começarei a faze-los, já é a 3x que vai tudo para o lixo. Gostaria de poder utilizar o iogurte de compra em vez dos próbioticos, mas não encontro nenhuma receita, será que me pode ajudar?
Sofia Carvalho diz
Olá Carla, claro que ajudarei 🙂
As receitas de iogurte que fez foi alguma das minhas receitas ou tentou inventar ou encontrou noutro sítio?
Em qualquer receita pode trocar a cultura sem qualquer problema, por exemplo eu costumo usar probiótico por preferência própria mas pode usar 1 iogurte vegetal por cada 1lts de bebida. As culturas de iogurte podem ser probióticos, fermento láteo, iogurte vegetal e até outras como água de kefir ou Rejuvelac. Sobre as culturas pode ver aqui: https://criarcomercrescer.com/2020/03/3-tipos-cultura-para-fazer-iogurte.html , todas as minhas receitas e artigos sobre iogurtes vegetais aqui: https://criarcomercrescer.com/category/receitas/iogurtes e o meu curso completo de tudo o que precisa de saber para fazer qualquer iogurte vegetal aqui: https://criarcomercrescer.com/cartflows_step/curso-iogurtes-vegetais .
Espero ter ajudado
Ana Teresa diz
Estudos mais recentes sugerem que não há qualquer vantagem em atrasar a introdução dos frutos secos para depois dos 12M. O cuidado deve ser apenas com o fruto inteiro pelo risco de engasgamento. As manteigas, as farinhas ou os leites de frutos secos podem ser introduzidos antes dos 12M. De qualquer forma cuidado com a adição de açúcar nos iogurtes e leites de frutos secos e com a adição de sal nas manteigas.
Sofia Carvalho diz
Olá boa tarde,
Antes de mais obrigada pelo seu comentário.
Eu estou a par dos novos estudos mas não cumpro essa nova informação. A tendência alta de alergia do meu filho faz com que eu só introduza após os 12 meses e porque estou também a seguir a acta pediátrica Portuguesa para dar esta informação. 😉
Claro que cada pai segue o método que quiser e eu só estou a partilhar a minha experiência. 🙂
Um beijinho e bom fim de semana Teresa
Ana diz
Sempre útil. Obrigada :*
Sofia Carvalho diz
Olá Ana!
Obrigada! Feliz por ajudar!
Beijinhos