Os iogurtes caseiros já são regra fazer cá em casa e este iogurte de arroz veio juntar-se às outras receitas de iogurtes vegetais já existentes no blog.
Em termos de sabor são os mais neutros e a sua textura cremosa e um pouco gelatinosa faz deles um óptimo acompanhamento de granola, cereais puff ou para simplesmente saborear simples!
Para fazer este iogurte vegetal de arroz só necessitam de 4 ingredientes! O tempo que eles precisam de vocês não chega a 30 min, no restante tempo eles fazem-se sozinhos. O método é simples e bem descomplicado!
Sério!
Este iogurte de arroz tem sido muito pedido e infelizmente não o consegui colocar mais cedo, desde já as minhas desculpas.
E agora que a receita dele cá está já não existem desculpas para não o fazer!!
Tal como vos expliquei no post ” Aprender a fazer iogurtes vegetais “ este iogurte de arroz é feito com a técnica a quente. Necessita-se de aquecer o leite para que a mistura engrosse e consigam ter um iogurte mais cremoso e não líquido.
O leite de arroz por conter açúcar natural presente, é mais que suficiente para terem um bom iogurte natural, pois as bactérias do fermento irão alimentar-se bem dele !
Dicas e substituições:
O amido de milho pode ser substituído por amido de batata, amido de tapioca ou tapioca em pérolas mas nesse último caso têm que verificar as quantidades sugeridas pelo fabricante para a quantidade de leite que usam. No entanto, a quantidade é mais ou menos a mesma.
Não se esqueçam de usar um leite o mais “limpo” de ingredientes possível tal como vos expliquei aqui.
A baunilha é completamente opcional mas dá-lhe um toque interessante e mais fora do natural.
O agar-agar usei em pó e apesar de poder não usar, aconselho pois dará-lhe um aspecto mais firme e estrutura de iogurte de compra. Eu prefiro usar e de todas as experiências que fiz é assim que mais gosto.
Podem usar canela em vez de baunilha se desejarem ou não colocar nenhuma das duas e ser só um iogurte de arroz natural.
O método de fazer este iogurte de arroz é muito parecido com o de iogurte de coco e aveia por isso deixo-vos o vídeo aqui em baixo:
E agora a receita de iogurte de arroz vegetal:
Iogurte vegetal de arroz (sem leite, soja nem açúcar)
Ingredientes:
- 500 ml leite de arroz ((mais limpo de ingredientes possível – ver post aqui) )
- 45 grs amido de milho
- 1 colher de chá agar-agar ( em pó)
- 1 colher de chá baunilha (opcional) (Usei pasta )
- 1 capsula probiótico
Instruções:
- Colocar o amido de milho e o agar-agar numa tigela e desfazer com algum do leite até ficar homogéneo e sem grumos.
- Colocar a mistura anterior numa panela, adicionar os restantes ingredientes à excepção do fermento, e adicionar o restante leite.
- Levar ao lume, deixar ferver e deixar cozinhar até engrossar (mais ou menos 7 minutos)
- Retirar do lume e deixar arrefecer. Têm que conseguir manter o dedo durante 10 segundos sem se queimar, ou com a ajuda de um termómetro estar a menos de 45º, de preferencia mais para os 40º
- Adicionar o fermento lácteo mexendo muito bem para incorporar.
- Repartir a mistura em copinhos de iogurte ou outros mas que sejam de vidro, esterilizados, e levar à iogurteira por no mínimo 8h (normalmente deixo toda a noite) ou 12 h dentro do forno com a luz acesa mas atenção, forno desligado, o forno não pode estar ligado, só a luz.
- Passado esse tempo levar ao frio por 4h mais ou menos.
- Bom apetite!!
Notas:
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado deste iogurte vegetal de arroz e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família na Suíça.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Liliana diz
Olá Sofia! Espero que esteja tudo bem. Existe algum substituto para o amido de milho?
Obrigada, beijinhos
Sofia Carvalho diz
Olá Liliana, pode substituir por araruta, ou polvilho doce ou amido de batata, mas não gosto muito de usar estes últimos 2.
Bom proveito!!
Joana C diz
Olá Sofia!
Encantada com o seu blog 😻 aqui por casa um bebé de 9 meses com rastreio a APLV negativo mas com sintomas cada vez que se introduz PLV na alimentação. Por isso, tenho a certeza que as suas receitas e, acima de tudo, a sua experiência como Mãe de bebé APLV nos vão facilitar a diversificação alimentar do Manuel Maria!
Já experimentamos os iogurtes vegetais a base de coco da Bledina e da Naturnes e o Manuel gostou mas… enjoou, como era de esperar.
Por isso vamos optar por fazer iogurtes caseiros mais neutros (para começar!).
Assim, para esta receita de iogurte de arroz: tenho agar-agar em flocos, sabe se funciona?
Outra questão: a pedido do pediatra não vamos incluir fermentos lácteos pelo que procurei um iogurte de coco natural (o mais limpo possível ☺️) e optei pelo da “Happy Coco”.
Junto quanto por litro de bebida de arroz? 1 iogurte dos pequenos? (Cerca de 125ml)
Tem ideia se funciona?
Um beijinho e muito obrigada!
Sofia Carvalho diz
Olá Joana, que bom que gosta! Bem vinda!
A quantidade de agar em flocos tem que ser superior à quantidade usada em pó. não sei exatamente quanto usar porque nunca encontrei desses à venda.
Neste site encontrei as equivalencias https://arquetipicocozinhainusitada.wordpress.com/2019/01/19/agar-agar-vs-gelatina-carateristicas-e-equivalencias/ por isso pode tentar adaptar.
Normalmente uso 1 iogurte vegetal por cada litro de liquido.
Aproveito para dizer que tenho um curso completo de iogurtes vegetais onde irá aprender isso e muito, muito mais. Visto que está interessada aconselho vivamente a compra-lo e a juntar-se aos mais de 150 alunos.
Pode ver toda a informação e adquirir o seu aqui: https://criarcomercrescer.com/cartflows_step/curso-iogurtes-vegetais
Beijinho e bom proveito
Patricia Pereira diz
Olá! Quero fazer esta receita mas não consigo encontrar fermento lácteo, onde comprou?
Obrigada!
Sofia Carvalho diz
Olá Patricia, pode usar um iogurte natural de compra ou probiótico em capsula (usando só o pó) , não precisa de ser fermento lácteo.
Pode ver mais sobre as culturas que pode usar neste artigo https://criarcomercrescer.com/2020/03/3-tipos-cultura-para-fazer-iogurte.html
Beijinho
Cláudia diz
Posso usar o probiotico kefir de água?
Caso possa sabe como fazer?
Sofia Carvalho diz
Nunca experimentei por isso não lhe posso dizer que funciona. Já tive kefir de água mas não tenho de momento.
Beijinho
ines diz
Ola! Antes de mais obrigada pelo seu blog! Muito util para mim e para a minha familia, pricipalmente para o meu bebe! Obrigada desde já! 🙂 desculpe a pergunta; quando fala dos probioticos poe os dois (capsulas+beneflora) ou sá ha necessidade de usar um deles).
Obrigada pela ajuda.
Inês
Sofia Carvalho diz
Olá! Antes de mais muito obrigada pelo carinho maravilhoso <3 é um prazer puder ajudar!
Ora quando falo em probióticos estou a falar das bactérias, só uso uma marca. Se usar cápsulas não uso o Beneflora em pó que também são probióticos. Existem mais marcas e não precisa de se restringir a estas, no entanto tem de ter o cuidado de saber se são aptas a APLV, feitas sem recurso a leite pois muitas vezes as culturas são feitas com leite em pó.
Beijinhos e qualquer dúvida disponha.
Daniela Ferreira diz
Boa tarde Sofia Carvalho
Gostaria de saber se posso fazer todo o processo na bimby visto que esta fermenta o iogurte pelas 8h sem ter que me preocupar. caso possa aconselha-me a fazer algo de forma diferente ou igual?
obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá boa tarde!
Nunca fiz na Bimby porque não tenho mas suponho que o processo é o mesmo. 🙂
Beijinho
Liliana Carvalho diz
A usar o Beneflora a quantidade é a mesma?
Patrícia Rebelo diz
Olá, boa tarde.
Como o agar agar faz efeito gelatina e não é o pretendido, como devo retificar?
Mais amido de milho, conforme já li nos comentários?!
Sofia Carvalho diz
Olá Patricia!!
Se usar o agar nas quantidades descritas na receita consegue um iogurte espesso sem ser demasiado gelatinoso. Sendo assim não percebi bem a sua questão pode ajudar-me? Obrigada!!
Beijinhos
Sara diz
Olá Sofia. Estou fascinada com o seu blog!! Que grande ajuda que vou ter com as refeições do meu pequeno. Ele é APLV e A. Ovo. Posso usar esse fermento lácteo?? O que posso usar para substituir. Obrigada.
Sofia Carvalho diz
Olá Sara!! Estou de coração cheio com as tuas palavras e o teu carinho <3 Muito obrigada!!
Este fermento lácteo pode ser usado por alérgicos como o teu filho sem problema nenhum, são limpos e seguros. Já uso esta marca há 1 ano e tal, nunca tive problemas nenhuns.
Um beijinho grande e qualquer coisa disponha
Paula Silva diz
Uma questão.
Por exemplo da para usar meio iogurte de soja? Ai ja nao usamos os fermentos certo?
Os restantes ingredientes mantêm se?
Sofia Carvalho diz
Olá!! Sim sim, pode substituir o fermento lácteo por 1/2 iogurte de soja 🙂 O restante mantêm-se igual 🙂
Beijinhos e bom dia
Maria José diz
Olá Sofia. Parabéns pelo seu blog, é muito bom! Tenho uma dúvida…tenho uma pequenita com 7 meses e a pediatra já recomendou dar iogurtes, como não sou fã dos de compra queria fazer… será que já posso fazer os seus iogurtes vegetais de arroz para dar à minha pequenita? Como tem agar- agar e os fermentos lácteos não sei se são indicados para bebés de 7 meses.Obrigada.
Sofia Carvalho diz
Olá Maria!! Obrigada pelo seu carinho <3 Fico muito feliz por gostar <3 😀
Se o seu pediatra recomendou tudo bem 🙂 , estes podem ser dados a partir dos 9 /10 meses por causa do Agar-Agar mas se trocar o agar por mais amido de milho também ficam bem e já pode dar ao seu bebé. O que altera é que ficam mais cremosos e menos sólidos, pois o agar ajuda a solidificar.
Quanto aos fermentos lácteos não existe qualquer problema, são simplesmente probióticos qua fazem bem ao nosso organismo.
Qualquer duvida disponha, responderei logo que possível 🙂
Beijinhos Maria e bom fim de semana
Ana Carolina Borralho diz
Boa noite, os meus ficaram muito espessos, terei adicionado agar a mais?! Qual é a durabilidade destes iogurtes. Obrigada ?
Sofia Carvalho diz
Olá Ana! Se colocou a quantidade que está na receita pode ser do leite que usou. Dependendo da marca o leite pode engrossar mais ou menos, com a minha funciona bem assim.
Da próxima vez coloca menos quantidade 🙂
Eles duram bem no frigorífico na parte mais fria dele uns 4 a 5 dias.
Qualquer dúvida disponha ??
Camila diz
Olá Sofia. Posso fazer sem o fermento lácteo? Só com o agar? Obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Camila, pode sim mas ficará sem os benefícios do iogurte e ficará só com algo tipo sobremesa :/ . Desculpe a curiosidade mas porque não quer usar fermento lácteo? Beijinhos
Daniela Teixeira diz
Muito obrigada Sofia pela ajuda. Beijinhos
Sofia Carvalho diz
de nada 🙂 Beijinhos Daniela
Daniela Teixeira diz
Olá Sofia, tenho algumas questões a lhe fazer e se me puder esclarecer agradecia. Quando fala de pasta de tâmaras ou de baunilha….você é que faz ou já compra feita. Se comprar…aonde posso encontrar. E quando fala de baunilha….refere ao arome ou açúcar?
Obrigada
Bjs
Sofia Carvalho diz
Olá Daniela, normalmente especifico que tipo uso, tal como neste post digo que usei baunilha em pasta mas pode usar extracto ou não usar nada. A pasta de baunilha normalmente encontra-se no mesmo sitio dos extractos, se não encontrar pode usar extracto sem problema.
Já a pasta faço em casa 🙂 Compro as tâmaras e faço em casa, pode ver a receita aqui: https://criarcomercrescer.com/2017/04/pasta-de-tamara-manteiga-de-amendoa-manteiga-de-caju-e-vegantella-saudaveis-e-completamente-vegan-sem-acucar-nem-leite.html .
Nunca uso açúcar muito menos com baunilha, a baunilha que normalmente uso é em vagem , pó (vagem triturada que compro) , pasta ou extrato. Tento escolher sempre o produto mais limpo e saudável. A Baunilha é excelente para dar um toque especial às receitas mas não é um ingrediente obrigatório 😉
Qualquer duvida disponha , beijinhos
Daniela Teixeira diz
Olá Sofia, a minha filha mais velha também lhe foi diagnosticado APLV e alergia ao soja. Vi que faz iogurtes. A minha dúvida é que fui ao celeiro para comprar o fermento e lá apenas vende o beneflora com origem animal. Não posso usar esse pis não?
Tenho outra pergunta, o leite de coco que fala é de beber ou em lata? Porque o leite de coco que encontro não refere a percentagem.
Desculpe pelas minhas perguntas mas para mim é tudo uma novidade e, tenho receio de fazer algo de errado e provocar uma alergia na minha princesinha.
Obrigada pela sua atenção.
Beijinhos
Sofia Carvalho diz
Olá, antes de mais muita força nesta etapa e qualquer coisa disponha 🙂 Não sei qual é esse que me fala mas o que uso e é limpo é este https://www.celeiro.pt/produtos/107013-beneflora-original-100-gramas-kg-ortis , se eles não tiverem encomende pelo site e entregam em casa 🙂
O leite de coco que me está a falar é o da receita de iogurtes de coco? Esse é em lata e normalmente diz a percentagem de noz de coco que usam na descrição de ingredientes 😉
Pode fazer todas as perguntas que desejar 😉 Ajudo em tudo o que necessitar e eu poder 🙂
Beijinhos grandes Daniela
Patrícia diz
Drsculpe mas se leva fermento lácteo é apropriado p alérgicos a proteína do leite de vaca?
Sofia Carvalho diz
Olá boa tarde, Dizer fermento lácteo não quer dizer que não seja próprio para APLV ou que contenha leite. O que acontece é que as bactérias existentes para cultivar e fazer iogurte necessitam de açúcar para viver e existem culturas de fermentos lácteos cultivadas em lactose (açúcar do leite) e existem aqueles (tal como os que uso) que são cultivados em maltodextrina e limpos para alérgicos. Eu uso o da Alsa comercializado em França e o da Beneflora em pó que comprei no Celeiro. Assim sendo só tem mesmo que ter em atenção se o fermento que comprar tem ou não lactose ou vestígios 😉