Quem é que não gosta de um bom iogurte? E se for de iogurte de coco, vegan, sem APLV e que possamos dar aos nossos meninos e seja muito rápido e prático de fazer?
Desta saíram uns bons iogurtes de coco, muito cremosos e espessos, feitos em menos de 5 minutos e a frio como vos ensinei aqui 😉
Há muito que não vos deixava uma receita de iogurtes e depois de vos dizer como se fazem aqui e aqui espero que tenham experimentado muito 🙂 ! Que tal está a correr?
Como sabem sou uma curiosa e quero saber tudinho!!
Depois de ter confirmado as minhas dúvidas relativamente aos iogurtes de coco de 2 ingredientes que vos falei neste post, cheguei à conclusão que podia fazer os meus.
Não com 2 mas com 3 ingredientes! Rápidos e fáceis!
Pois bem podem ler todos esses pormenores aqui mas este iogurte leva exactamente os mesmos ingredientes da receita deste mas aqui tive que ser eu a juntar tudo pois o meu leite de coco não têm Goma de Guar. Portanto tive que ser eu a juntar tudinho.
Como sabem a goma de guar espessa instantaneamente e em menos de 5 minutos têm uma mistura espessa e cremosa. Como sei que algumas de vocês tiveram dúvidas em conseguir utilizar a Goma de guar (se utilizarem xantana é igual mas em menos quantidade) aproveitei e fiz um video para perceberem 😉 .
Então!
Vamos precisar:
- Leite de coco – não é bebida é mesmo leite pois a maioria das bebidas têm leite de arroz também. De preferência com a maior percentagem de noz de coco possível! Usei com 74% de noz de coco mas também já fiz com 60% e funciona, a diferença é que pode ficar mais ou menos espesso mas isso também vai alterar de marca para marca, tal como tenho vindo a aperceber-me à medida que utilizo outras marcas.
- Goma de Guar – é um espessante muito poderoso que se pode usar a frio sem necessidade de aquecer o leite. Existe quem ache (eu achava) que ela é cara mas na verdade não é assim tanto pois rende muito. 😉
- Fermento lácteo ou probióticos – tenho usado o fermento da Alsa mas ultimamente mais o fermento Beneflora comprado no Celeiro.
A receita de iogurte de coco é para um iogurte natural mas podem depois adicionar sabores se desejarem, ou simplesmente colocar compota (purés naturais de fruta) e cereais puff ou granola.
A vossa imaginação é que manda!
Notas importantes:
- Dependendo das marcas de leite usadas podem existir separação de liquido durante a incubação. A parte mais sólida ficar por cima e uma água transparente na parte de baixo. Isso não é problema! Só necessitam de misturar tudo antes de comer 😉 Para resolver esse “problema” necessitam de deitar mais goma guar da próxima vez .
- Infelizmente não existe fórmula mágica para todas as marcas e por isso o ideal é usarem o leite mais limpo de ingredientes possível (noz de coco e água), e fazerem uma primeira vez com a receita que vos dou e depois acertam a quantidade de guar para espessar mais ou menos dependendo do vosso gosto pessoal.
- Nestas fotos foram utilizadas dois iogurtes de culturas diferentes para também perceberem que pode existir diferenças entre marcas usadas.
- Se encontrarem um que contenha goma de guar podem utilizar mas já não colocam o guar e ficam com iogurte de 2 ingredientes 😉 , cá não encontrei nada 🙁
- Comprem sempre leite de coco com a maior percentagem de noz de coco possível e mínimo de 60%, se não encontrarem podem usar creme de coco que é mais espesso 😉
Como sabem… qualquer dúvida disponham!!
Editado para tirar algumas dúvidas: - o fermento lácteo que uso é limpo a vegans e a alérgicos ao leite animal e soja (uso o Beneflora e pode ser encontrado no Celeiro) - podem substituir o fermento lácteo por qualquer 1/2 iogurte ( para não alérgicos e não vegans podem usar o de vaca e para os vegan e alérgicos ao leite de vaca podem usar de soja, coco etc) . Para cada litro de leite usem 1 iogurte de compra. - usando um iogurte de compra convém que esteja à temperatura ambiente. - se usarem goma xantana em vez de goma de guar usem metade da quantidade ( 1/2 colher de chá goma de guar ou 1/4 de colher de chá de goma xantana) - esta quantidade é perfeita para o que eu faço, cremoso mas não sólido ;)
E agora a receita do iogurte de coco:
Iogurte de coco de 3 ingredientes
Equipamento necessário:
- Iogurteira
Ingredientes:
- 500 ml leite de coco mínimo 60% noz de coco ((usei com 74% funciona melhor))
- 1/2 colher de chá goma de guar
- 1 colher de chá fermento lácteo ((usei Beneflora))
Instruções:
- Colocar todos os ingredientes no liquidificador ou num recipiente alto e com a varinha mágica triturar até engrossar.Deverá demorar mais ou menos 3 a 5 minutos.
- Colocar a mistura em potinhos (recipientes ) de vidro previamente esterilizados e colocar a fermentar na iogurteira por 10 a 12 h . Também podem colocar dentro do forno com a luz ligada (com o forno desligado! só a luz de presença é que fica ligada)
- Passado esse tempo retirar os potes e colocar no frigorífico por mais ou menos 4h.
- Bom apetite!!
Notas:
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenham gostado desta sugestão maravilhosa!
Glauce diz
Onde eu consigo esses outros dois ingredientes? Eu geralmente faço leite de Coco em casa. Tipo um coco pra 1 litro de água. Da certo assim? Ou melhor fazer meio litro para um coco?
Sofia Carvalho diz
Olá Glauce,
Quanto mais espesso for o leite de coco mais espesso será o iogurte por isso não é má ideia reduzir a água para metade.
A goma de guar ou xantana encontra nas lojas de produtos naturais, no entanto pode usar agar-agar mas terá que ferver a mistura antes, e depois deixar arrefecer antes de colocar o probiótico.
Beijinhos
Melissa Cristóvão diz
Olá Sofia! Tentei fazer este iogurte com uma lata de leite de côco da Origens bio, 1/2 colher de chá de goma xantana e uma colher de chá de probiotico Beneflora. Quando batia na varinha mágica estava óptimo mas depois de ficar 11 horas na iogurteira estava mais líquido… o que posso ter feito mal? Obrigada e beijinhos
Sofia Carvalho diz
Olá Melissa, isso foi antes ou depois de colocar no frigorífico?
Eles ficam mais firmes depois de colocar no frio.
Estes iogurtes são cremosos e não firmes, se desejar algo mais firme deverá acrescentar 1/4 colher de chá de agar-agar ou fazer esta receita https://criarcomercrescer.com/2020/02/iogurte-de-coco-e-aveia-para-vegan-e-aplv.html
Beijinho
Melissa Cristóvão diz
Olá Sofia, quando entrou na iogurteira ia espesso e cremoso, depois de sair estava iogurte líquido e não ganhou corpo no frigorífico. Obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Melissa, é estranho :/ nunca me aconteceu perder a consistência depois de fazer :/ Não sei como ajudar, lamento. Tente a outra receita, pode ser que goste.
Beijinhos
Daniela Coelho diz
Obrigada pelas receitas aqui partilhadas!
Esta receita funciona com leite de coco caseiro ou alguma coisa deve ser mudada?
Sofia Carvalho diz
Olá! obrigada pelo carinho <3 fico feliz por gostar.
Pode fazer com leite de coco caseiro, pode acontecer alguma separação, mas não há problema. Depois ou mistura tudo, retira ou põe a coar para que fique mais espesso.
Beijinho
sonia diz
Olá,
A pesquisar receitas de iogurtes encontrei esta. Descobri que o meu leite de côco já tem guar, por isso é só para dizer que é do aldi da marca gutbio.
Sofia Carvalho diz
Olá Sónia, o guar que trás directamente na lata não chega para engrossar 🙂 Terá sempre que usar mais.
Beijinho
Eleonora diz
Olá bom dia! Gostaria de saber se posso adoçar antes de levar à iogurteira ou deve ser após. Para acrescentar açucar
Sofia Carvalho diz
Olá Eleonora! Pode ser antes sem problema 🙂
Beijinho
Filipa diz
Olá Sofia, gostaria de saber se já experimentou usar iogurte de coco em vez de fermento, isto porque tenho lido que apenas os fermentos ou iogurte de soja são capazes de fermentar e os outro iogurtes vegetais não são capazes de fermentar. Como não posso consumir soja gostaria de saber se de facto é assim. Obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Filipa, por acaso nunca experimentei usar outro iogurte vegetal a não ser de soja, o que funciona muito bem. Da próxima vez que fizer iogurtes vou ter isso em atenção e experimentar com iogurte de coco natural de compra. Obrigada pela dúvida!!
Sónia Rodrigues diz
Eu usei a goma de guar este do celeiro (https://www.celeiro.pt/387927-goma-de-guar-em-po-bio-10-gramas-kg-baule-volante) e o beneflora.
Sónia Rodrigues diz
Olá. Antes de mais dar os parabéns pela pagina. Estou adorar! Fiz a receita mas não correu muito bem e não sei porquê:s usei leite de coco de lata que dizia 62% coco e o restante água. Depois de fazer os passos todos e de bastante tempo no liquidificador que usei a bimby nunca atingiu a textura como no video ficou liquido. Mas como já estava à tanto tempo uns 10m coloquei na mesma na iogurteira. :p Depois das 12h os iogurtes ficaram do tipo àgua por baixo e creme/parte branca por cima. Terá sido do leite de coco não ter mais % de coco? Será que se eu fizer o leite de coco com a receita aqui na pagina em vez de comprar a lata também dá? Obrigada beijinho
Sofia Carvalho diz
Olá Sónia!! Obrigada pela carinho! fico feliz por gostar!! 😀
Quanto aos iogurtes, que espessante usou? Ele devia ter engrossado automaticamente ao triturar.
Beijinho
Bianca diz
Olá! Posso usar agar agar no lugar da goma?
Sofia Carvalho diz
Olá Bianca! Não aconselho a usar agar pois irá ficar mais tipo gelatina e não cremoso. Para além disso teria que aquecer o leite com o agar e deixar ferver por mais ou menos 5 minutos para que o agar actue.
Um beijinho
Ângela Silva diz
Boa noite,
Preciso de ajuda. Ia fazer os iogurtes de coco para o meu rebento mas reparei que comprei agar agar em vez da xantana, é possível fazer a mesma?
Comprei também a pasta de noz de côco com faço para fazer o leite?
Obrigada pelas receitas.
Sofia Carvalho diz
Olá Ângela, o agar não funciona da mesma forma que a xantana e mesmo que o usa-se (aquecendo a mistura e deixando ferver) iria ficar com um iogurte super gelatinoso. E também não sei que quantidades poderia aconselhar, confesso.
Comprou pasta? ou coco ralado? Acho que nunca ouvi falar em pasta :/ A minha receita de leite de coco pode vê-la aqui: https://criarcomercrescer.com/2017/03/leite-de-coco-caseiro-vegan.html . Os iogurtes funcionam melhor se comprar leite de coco em lata com no mínimo 60% noz de coco, tipo o da Origens bio.
Obrigada por tudo e infelizmente não posso ajudar muito mais por agora.
Beijinhos e boa noite
Marcella diz
Olá!
Eu gostaria de saber qual seria a validade dos iogurtes
Beijinhos
Sofia Carvalho diz
Olá Marcella! Os iogurtes duram mais ou menos 1 semana a 10 dias no frio. 🙂 Beijinhos grandes!!
Inês diz
Olá Sofia!
Correu super mal :(, não sei o que fiz de errado, adoro coco, mas os meus iogurtes saíram intragáveis! Ficaram o dia todo no frigorífico quando cheguei do trabalho e tentei e foi direto para pia, por cima tinha tipo óleo de coco (o sólido), usei o leite de coco em lata (marca Alnatura) não sei se foi esse o problema, talvez seria melhor usar o de pacote.
Beijinhos
Inês diz
Olá Sofia!
Adorei a receita, normalmente uso sempre a minha iogurteira, até agora usava leite de vaca bio, mas quero tentar fazer iogurtes sem leite e adorei esta receite, so fiquei na dúvida, normamelment uso um litro de leite e aqui a Sofia diz 500ml de leite de coco, devo dobrar a receita?
Beijinhos
Sofia Carvalho diz
Olá Inês 🙂
Obrigada!! Eu costumo fazer só com metade do leite para puder variar mais e ir experimentando novas coisas mas para fazer o que é normal, 1 litro de leite, terá que duplicar a receita. Muito obrigada e qualquer dúvida disponha 🙂
Beijinhos
Sara Crespo diz
Testei… Toda contente… Mas ficou horrível… Snif acho k estragou será? Até colocava aqui foto mas não sei como… Dah
Mas obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Sara! Acha que estragou porque sabe mal? Colocou a fermentar onde? Pode enviar-me mensagem na pagina do facebook ou por e-mail [email protected]. Beijinhos e até já!!
Ana Rita Embaixador diz
Pois a minha filha também é… obrigada pela sugestão vou experimentar fazer, espero que a Matilde goste 🙂 Beijinhos
Sofia Carvalho diz
Ana eu também! Qualquer dúvida disponha 😉 responderei logo que possível!
Um beijinho e até já
Ana Rita Embaixador diz
Já agora Sofia, pode indicar que leite posso usar para fazer o iogurte? mais uma vez obrigada
Sofia Carvalho diz
Isto das marcas tem muito que se lhe diga porque as em o testei não existem em Portugal :/ De qualquer das formas eu tentaria no leite de coco de lata da Origens bio, testei-o para fazer chantilly de coco e adorei por isso acredito que faça um bom iogurte de coco. 🙂
Ana Rita Embaixador diz
Olá Sofia, esse fermento lácteo (Beneflora) pode ser usado para quem é APLV? Obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Ana, pode sim 🙂 É o que eu uso cá em casa. O nosso Afonso é aplv e soja.
Um beijinho
Catarina Nunes diz
Olá! Será que posso fazer este iogurte com o metodo a quente, como na receita de iogurte de aveia?
Obrigada
Sónia Carvalho diz
Olá Sofia. Tanto na iogurteira como no frigorífico usei a tampa. Sim o sabor ficou bom. Obrigada.
Sofia Carvalho diz
Então fantástico Sónia!!
Um beijinho e obrigada pela partilha! 🙂
Sónia Carvalho diz
Olá Sofia. Fiz este iogurte pela primeira vez e após colocar no frigorifico ficaram com umas pintinhas toda por cima … Podem ser consumidos? É normal? Obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Sónia,
Guardou com tampa ou sem ela?
Por vezes acontece haver alteração na cor por isso e/ou pintas, muitas vezes tem a ver com a marca do leite de coco ou do modo como foram guardados.
Já me aconteceu e estavam bons por isso acho normal 🙂 O que não será normal é se o sabor/cheiro for muito estranho tipo a estragado e não a fermentado.
Beijinhos
Joao pedro diz
Hum ..ta bem, obrigado ?
Joao pedro diz
Ola…sera que posso adicionar goma xantana no lugar da goma de guar como espessante? Obd…
Sofia Carvalho diz
Olá João dá sim, mas como a xantana é mais forte costumo colocar só metade da quantidade que uso para guar. ?
Mónica diz
Boa noite podia colocar as fotos dos.ingredientes que usa para poder comprar igual e sair bem os meus iogurtes. Obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá! Eu estou na Suiça e os ingredientes que uso podem não ser vendidos em Portugal 🙁 Se mesmo assim quiser posso enviar 😉 beijinhos
Alice Pinho diz
Sofia, experimentei estes iogurtes por serem tão simples e… ADOREI!
Já repetimos mais 2 vezes e até levei com granola para o trabalho! 🙂 As minhas colegas ficaram fãs e pensam que sou um ás na cozinha! ihihih Claro que te dei os devidos créditos!
Obrigada por adoçares os nossos dias :*
Sofia Carvalho diz
Olá Alice!!! Obrigada pelo carinho!!! Fico muito feliz por teres gostado!!!
Beijinhos muito grandes e bom fim de semana
Gabriela Santos diz
Olá Sofia, adorei a receita só tenho uma dúvida, o leite de côco deve estar morno?obrigada?
Sofia Carvalho diz
Olá Gabriela, fico feliz por gostar 🙂
O leite deverá estar à temperatura ambiente ou frio pois este método que uso não é necessário aquecer o leite antes para funcionar e espessar 😉
Qualquer dúvida disponha 😉 e bom fim de semana
Cristina diz
Olá Sofia ou se põe fermento lácteo ou probióticos? Não se pode por os dois?
Sofia Carvalho diz
Olá Cristina! Só se põe um ou outro Cristina e não os dois pois será duplicar as bactérias. Como se metesses o dobro de quantidade. Dependendo das bactérias que escolheres ou colocas 1 ou o outro 🙂
Mas por curiosidade… porquê a pergunta?
Cristina diz
Porque sempre achei (não percebendo nada de iogurtes) que os iorgurtes eram bons por causa dos probióticos, das culturas de microorganismos a favor da vida… o fermento lácteo faz o mesmo efeito?
Sofia Carvalho diz
É exactamente por causa disso que os faço 😉 os fermentos são parecidos com os probioticos.
Aqui o que interessa é termos culturas vivas dentro do iogurte que ajude e nos dê os seus benefícios 🙂
Sim o fermento lácteo é isso 🙂
Claudia (Sabores do Ninho) diz
Olá Sofia! Já fiz as bolachas de amendoim, são deliciosas. Vou partilhar no meu blog, com os devidos créditos.
Tenho tido muita curiosidade em iogurtes vegan, nunca os fiz. Tenho feito alguma pesquisa sobre o assunto e vou testá-los. Mas gostei particularmente da tua receita, por ser bastante simples e vou testá-la.
Tenho apenas uma dúvida. Onde poderei comprar a goma de guar? Sabes se cá em Portugal, existe no celeiro? Obrigada. beijinhos
https://saboresdoninho.blogspot.pt/
Sofia Carvalho diz
Olá Cláudia!! Fico muito feliz por gostares ???????? são mesmo deliciosas!! Obrigada pela partilha ????
Testa sim e depois conta-me tudo 🙂
O guar podes comprar em Portugal em vários sitios mas já confirmei que no Celeiro há 😉
Beijinhos ????
Claudia (Sabores do Ninho) diz
Obrigada Sofia. beijinhos
Sofia Carvalho diz
Beijinhos para ti 😀
Anna diz
Olá, sabe se é possível fazer este iogurte com um leite de coco com reduzido teor de gordura? A minha preocupação é que o leite de coco em lata costuma ter uma percentagem muito alta de gordura (muito superior ao leite de vaca gordo por exemplo) e não sei se será uma opção saudável.. obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Anna,
Esta receita só dá para fazer com leite de coco de lata com valor igual ou superior a 60% de noz de coco, caso contrário não funciona.
Eu acredito que tudo com peso e medida não faz mal mas isso fica ao seu critério 🙂
Já me têm pedido iogurte de coco usando a versão a quente e com leite de coco caseiro por isso já está na minha lista para fazer 🙂
Um beijinho
Andreia Sofia diz
Sofia esse fermento é seguro para aplv?
Sofia Carvalho diz
Olá Andreia é sim! 🙂 confirmei com a marca antes de comprar.
Vera Moura diz
Olá! Adoro receitas simples e esta é top! Só que não tenho iogurteira. Faz diferença se colocar no frigorífico? Obrigada!
Sofia Carvalho diz
Olá Vera! Faz sim porque eles necessitam de estar a uma temperatura de mais ou menos 40° durante 10 a 12 h para ter um iogurte 😉
Pode coloca-los no forno com a luz ligada mas só a luz! Forno desligado! A temperatura dentro do forno irá ajudar na fermentação e após 10 a 12 horas pode retirar e colocar no frio 😉
Cátia diz
Olá ? tenho seguido as suas preciosas dicas!
Da primeira vez que fiz iogurte usando como cultura um iogurte de comprar correu lindamente.
Mas agora com o benflora tenho umas manchas rosadas em todos os iogurtes será normal?
Obrigado ?
Sofia Carvalho diz
Olá Cátia, já respondi ao seu e-mail 🙂
Quanto às manchas rosa , sim pode ser normal até porque o calor da fermentação por vezes altera a cor da parte exposta ao ar. No entanto se cheirar mal ou com um cheiro diferente do azedo/acido de iogurte pode ter-se estragado.
Um cuidado que deve ter é usar leite vegetais com o mínimo de ingredientes possíveis e que os consiga ler/saiba o que são. Não use leites vitaminados com gomas e/ou vitaminas/calcio , isso vai interferir com a fermentação e podem ficar estragados.
Beijinho