Mas afinal o que são e quais os benefícios do iogurte e dos probióticos?
Tal como eu muitas de vocês encontraram uma parede bem dura à vossa frente quando descobriram a APLV, alergia ao leite de vaca. Um desses desafios foi sem a mínima dúvida encontrar iogurtes decentes para dar aos nossos filhos. Se juntamente com isso existir alergia à soja… desafio ainda maior, certo?
Antes de conhecer a APLV, já fazia iogurtes para nós. Adorava inventar sabores novos e diferentes, com mais ou menos açúcar ou simplesmente naturais. No começo também não percebia nada de fazer iogurtes em casa mas depressa descobri que era a coisa mais fácil do mundo!
Com a vinda da APLV e o nosso desejo de retirar o leite das nossas vidas aceitei o desafio de aprender a fazer iogurtes vegetais!
Vamos lá aprender o que são e quais os benefícios do iogurte e probióticos?
Antes de mais o que é um iogurte?
Andam por ai muitas versões de “iogurtes” que não o são e por isso vamos lá saber o que é um iogurte!
Um iogurte não é nada mais nada menos que um produto coagulado obtido por fermentação láctea, por acção das bactérias Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus Thermophilus devendo a flora (bactérias) específicas estar viva e abundante no produto final. Podem ler mais sobre isso aqui.
É por causa da bactéria Lactobacillus bulgaricus (mas não só) que os fermentos para iogurtes se chamam lácteos e daí dar muitas vezes confusão na cabeça de mães como eu, com filhos alérgicos. O facto de um produto dizer que é láctico não quer dizer que tenha leite ou vestígios dele. Hoje em dia já existem muitas versões de fermentos e probióticos com origem vegetal e/ou sem produtos animais.
O que a APN diz também é que um iogurte só será iogurte se tiver em exclusivo essas bactérias sobre leite e produtos lácteos.
Sendo assim, e por essa ordem de ideias nem os iogurtes vegetais fermentados utilizando essas bactérias são iogurtes . What?! Pois leram bem mas para mim um produto parecido e usando essas bactérias na fermentação é um iogurte! Eu sei, eu sei mas para mim faz todo o sentido assim!
No entanto existem países em que a lei é como a visão que eu tenho, desde que tenha as bactérias e fermente é considerado iogurte! Portanto é uma questão de visão das coisas.
O que é a fermentação?
Não vos vou explicar química porque sinceramente até eu tive que ler várias vezes para perceber o estava escrito, muito termo técnico para algo que até é simples. Para isso podem consultar a Wikipedia .
A fermentação é um dos mais antigos processos praticados pelo Homem para transformar o leite num produto com prazo de validade mais alargado. Mas os seus benefícios são estrondosos e magníficos!!
O que eu aprendi: Quase todos os alimentos podem ser fermentados desde que para isso tenhamos uma cultura de fermentos e/ou probióticos. Por norma essas culturas têm “açúcar” que as vão fazer fermentar quando estando a temperatura ideal (mais ou menos 40º). Sendo assim e em condições favoráveis o leite e/ou leites vegetais irão fermentar.
Que culturas são essas?
Pode ser um iogurte natural de compra, saquinhos de fermentos lácteos como os que uso para fazer os meus, ou ainda probióticos em pó ou em cápsulas.
Vejamos no ponto seguinte…
Os leites vegetais não fermentam? Fermentam sim!!
É comum ouvir dizer que que os leites vegetais não fermentam mas na realidade isso é mentira. Acontece que as bactérias são alimentadas de açúcar, o leite animal tem açúcar naturalmente presente chamado de lactose, enquanto que os leites vegetais não têm. À excepção do leite de arroz que já tem bastante quantidade de açúcar presente mas não tanto como o leite animal. Daí desde que o vosso produto tenha açúcar e esteja nas condições ideais (temperatura) irá fermentar sim!
A maioria diz que não fermenta porque o que acontece é que a Streptococcus thermophilus, no leite animal, divide a lactose (açúcar do leite) produzindo acido láctico, reduzindo o PH do leite e assim coagula a proteína do leite. Esse processo irá fazer espessar o iogurte, tornando-o mais cremoso e sólido , coisa que não acontece com os iogurtes vegetais.
Daí ser natural existirem iogurtes de leite e que existam muitos iogurtes de soja! Por terem proteína ela quebra/divide e espessa tal como os leites animais.
O que são fermentos lácteos?
Eles são compostos por bactérias lácteas, normalmente a Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus Thermothilus, e por açúcar. Açúcar esse que pode ser de origem animal , como a lactose (açúcar do leite) , ou outro tal como a maltodextrina, normalmente a mais utilizada.
Os fermentos limpos para APLV são normalmente constituídos por bactérias, acima descritas, e por maltodextrina. Mesmo assim têm que ter atenção se contêm vestígios ou não de produtos lácteos.
O que são Probióticos?
Eles são bactérias já existentes, normalmente na nossa flora intestinal. Eles tem a função de auxiliar o funcionamento do intestino e de nos proteger de bactérias nocivas.
O consumo regular deles irá ajudar a aumentar as bactérias boas do intestino, regular a flora intestinal, nos proteger contra possíveis infecções, mas também ajudar na absorção dos nutrientes que ingerimos.
Os probióticos são muito usados em iogurtes e leites fermentados, os mais conhecidos são os chamados Lactobacilos.
Os probióticos que normalmente uso para fazer iogurtes:
O que são Prebióticos?
Os prebióticos são fibras não digeriveis, mas que fermentam no nosso intestino e estimulam o crescimento das bactérias probióticas faladas acima.
Além de melhorar o funcionamento do intestino e diminuir os riscos de infecções, os prebióticos também podem diminuir a absorção de gorduras pelo intestino, diminuindo assim o colesterol total e aumentar a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.
As fibras prebióticas mais comuns são:
– a inulina, encontrada na chicória, trigo, cebola, alho e alho poró;
– a pectina, encontrada em frutas cítricas, maças, cenoura, farelo de aveia, soja, lentilha e ervilha.
Conseguiram aprender algo comigo hoje?! Espero que sim mas ainda não acabei!
Em suma, os benefícios do iogurte e probióticos:
- As bactérias existentes neles trazem vários benefícios à saúde gastrointestinal e imunitária.
- Contribuem para regular o nosso intestino, tanto em caso de intestino preso como no tratamento de diarreias. Daí muitas vezes se falar em dar cápsulas de probióticos ás crianças e adultos.
- Os produtos fermentados ajudam o processo digestivo fazendo dele algo mais rápido e simples, por conter enzimas digestivas.
- São benéficos para o nosso sistema imunitário! Ao ter uma boa digestão irá conseguir consumir maior qualidade e quantidade de nutrientes benéficos para o nosso corpo.
- Também dizem que podem ajudar a prevenir a doença de Crohn, colite ulcerosa e do cancro do cólon.
- entre outros…
Depois disto percebem agora o porquê de eu insistir tanto em querer conseguir fazer iogurtes ?
E agora que já sabem os benefícios do iogurte e probióticos aprendam a fazer iogurtes vegetais neste post.
Tudo aqui escrito fui aprendendo com o tempo, experiência a fazer iogurtes e muita investigação. Nada mais do que isso 🙂
Algumas das aprendizagens foram retiradas do site Cultures for Health, Associação Portuguesa de Nutricionistas , e na nutricionista , Wikipedia e também aqui.
Márcia Montenegro diz
Olá, Sofia
Tenho um bebé de um ano com Aplv e fiquei muito feliz quando encontrei o seu blog!
Ainda que há quem dedique algum do seu tempo a partilhar a partilhar a sua experiência e o seu conhecimento com quem precisa!
Muito obrigada!
Queria começar a fazer iogurtes para o meu filho e quria só que me confirmasse, se puder, se o probiótico da Now é apto para bebés a partir de 1 ano.
Muito obrigada uma vez mais pelo seu tempo!
Felicidades!
Sofia Carvalho diz
Olá Márcia,
Que bom que me encontrou 🙂 fico super contente por ajudar!
Os probióticos de compra não devem ser dados, PUROS e directamente, a crianças com menos de 3 anos.
Mas neste caso não estamos a dar o probiótico directamente, mas sim , em pequena quantidade, numa preparação fermentada e que num iogurte é pouca quantidade, por isso sim, pode dar.
Há uns anos fiz essa questão à pediatra do meu Afonso e ela deu-me exatamente essa resposta.
Espero ter ajudado e qualquer coisa disponha.
beijinho
Vera Oliveira diz
Olá Sofia!
Gostaria de saber se podemos usar os probióticos para fazer iogurtes de leite de vaca, ao invés de usar um iogurte natural. Na loja Celeiro há um da marca Lepicol, será bom para esse efeito? Obrigada 😊
Sofia Carvalho diz
Olá, Sim claro, pode usar probióticos para fazer iogurtes de leite de vaca. Não conheço essa marca, uso os da Now foods e pode ver aqui: https://iherb.co/szKRGjV
No entanto não sei se sabe mas fica mais económico e funciona igualmente bem usar um iogurte de compra.
Bom proveito
Rafaela Goncalves diz
Olá. Boa tarde. Tenho experimentado e gostado muito de algumas das suas receitas. Excelente trabalho. No que diz respeito ao fermento lácteo da beneflora, do celeiro, qual a quantidade que usa para fazer um litro de leite de iogurtes de aveia? Fala em saquetas/pacotinhos mas esse é um frasco , põe quantas colheres? Muitíssimo obrigada e continue assim. Rafaela Gonçalves
Sofia Carvalho diz
Olá Boa tarde Rafaela!! Antes de mais muito obrigada pelo carinho! Fico muito feliz por gostar 🙂 Eu uso 1 colher de sopa de Beneflora em pó por cada litro de leite. Quando fizer diga-me , adorarei saber como correu 🙂
Beijinhos grandes
Andreia Colaço diz
Olá Sofia !!
Antes de mais os meus parabéns pelo excelente blog… tem me ajudado imenso…
Pode dizer-me onde costuma encontrar as culturas iniciadoras próprias para APVL?
A minha pequena é APVL e tem 10 meses, queria fazer iogurte de leite materno que tenho congelado e que ela não bebe por excesso de lipase.
Obrigada!!
Sofia Carvalho diz
Olá Andreia!! Seja bem vinda! 😀 Fico muito feliz por ter gostado! Infelizmente não sei como vão funcionar com leite materno porque só utilizo em leite vegetal mas de certo que fermentar fermenta. Eu utilizo dois, um que compro em França da ALSA e um da loja Celeiro que mandei vir de Portugal , este: https://www.celeiro.pt/produtos/107013-beneflora-original-po-100-gramas-kg-ortis, pode pedir online se não tiver uma loja perto de si. Qualquer duvida disponha sempre 🙂
beijinhos
ALINE TRANCOSO diz
Eu amei suas explicações!
Sofia Carvalho diz
Obrigada Aline! ???? fico feliz por ter gostado e por ter ajudado ???? . ????
Anas há muitas diz
Muito bom artigo.
Explicas claramente e sem ser maçador.
Parabéns ????
Sofia Carvalho diz
Muito obrigada Ana!! ????
Fico mesmo feliz por ter conseguido explicar algo de modo a compreenderem facilmente, era esse um dos meus receios confesso :/ :p
Obrigada ????????????