Muitas das vossas dúvidas passam por como escolher leite vegetal de compra , certo?
Há e tal se tem dúvida faz em casa! Assim tem a certeza que vai conseguir ter um bom leite sem qualquer aditivos… pois…
Bem…
Nem sempre é possível para todos fazer os próprios leites em casa, seja pela falta de tempo ou simplesmente porque apesar de ser simples dá trabalho.
Verdade que muitas das vezes não o é possível e temos que comprar, certo? Por essas razões hoje mostro-vos como escolher leite vegetal!
Aqui em casa sou suspeita!! Apesar de os fazer em casa, são mais as vezes que compro do que as que faço. Cá consigo comprar leites vegetais em conta e bons. Com o mínimo de ingredientes possível 🙂
Principalmente para fazer iogurtes necessitam destes leites “limpos”!
Mas então o que é isso?
Antes de mais, o que é um leite vegetal?
A verdade é que a designação portuguesa para leite é o que vem do animal e das “tetas” (desculpem a expressão), sendo assim deviam chamar-se de bebidas vegetais e não leites, como eu lhe chamo. UPS… culpada!!
Estes leites vegetais são feitos a partir de grãos, cereais, leguminosas e frutos secos, entre outros. Alguns já os conhecem, tais como, o leite de coco, amêndoa, arroz, aveia etc.
Porque razão o consumimos?
Aqui em casa de vez em quando já se consumia leite vegetal mas após ser detectada a alergia do Afonso (APLV) deixamos completamente o leite animal de lado e só consumimos vegetal.
Confesso que eu raramente bebia leite, usava em certas receitas mas beber, beber nunca fui grande fã. E a verdade é, que até acho que me fazia mal e eu nem sabia :/ 🙁 . Agora depois de ter deixado de o beber é que noto melhorias na minha pele e na minha digestão (mas isso são suposições e outros 500).
Onde podem ser usados?
Estes leites vegetais podem ser usados para substituir o leite animal em praticamente todas as receitas e por isso não há que ter medos 😉 . Por vezes o resultado final não é exactamente igual e , até, por vezes não funciona mas isso é raramente e em receitas muito especificas.
Como sabem todas as nossas receitas são feitas com leites vegetais , mesmo os iogurtes, cremes e coberturas para bolo , e até fazemos bacalhau com natas saudável e sem natas.
A partir de que idade se podem dar aos bebés/crianças?
Antes de mais atenção pois não me estou a referir a substituir o leite/mama ou fórmulas por leites vegetais, ok? Falo de o substituir em receitas 😀
O leite materno/ fórmula de substituição devem manter-se até aos 24 ou 36 meses (caso de amamentação até quando ambos quiserem) como leite principal do bebé. Estes leites vegetais não satisfazem as necessidades do bebé até essa idade e por isso só devem ser dados em alimentação complementar, em receitas e ou adição a papas, fora isso deve continuar-se com LM ou LA.
Os leites vegetais podem ser introduzidos na mesma altura que se inserem esses alimentos. Por exemplo aveia e arroz aos 6 meses, amêndoa aos 10, existe quem diga aos 12. O que mais uso para receitas “salgadas” são de aveia e de arroz mas mais de aveia pois o de arroz ,apesar de ser naturalmente, é doce.
Se não fizer em casa, como escolher?
Como podem ver pelas imagens acima, só têm 2, 3 ou 4 ingredientes. Os ingredientes então em francês mas acho que percebem a ideia. E é mais ou menos isto que devem procurar!
Tudo o que tenha mais de 3 ou 4 ingredientes não aconselho – olhamos para um rotulo que tem ingredientes que nem sequer conseguimos ler? Tentem escolher um mais “limpo”. E se estão a tentar fazer iogurtes… Então esse leite não serve. Lamento! Os leites que contem vitaminas e cálcio adicionado não servem para fazer iogurtes e o mais certo é o próprio talhar, como já vi por ai 🙁 . Mas podem ser uma boa substituição para beberem 🙂
Adição de cálcio e vitaminas pode ser bom mas não para iogurtes – infelizmente a adição desses componentes fazem com que o iogurte quando vai a fermentar coalhe, isto é separa-se e azeda em vez de fermentar correctamente. Infelizmente para iogurtes convém escolherem leites sem esse tipo de aditivos.
Conclusão de como escolher leite vegetal!
Os melhores leites são leites simples e com poucos ingredientes.
- Leite de arroz normalmente leva água, arroz, sal e óleo.
- Leite de coco normalmente leva noz de coco e água (maioritariamente as latas e embalagens próprias, pois as bebidas já têm mais coisas ).
- Leite de amêndoa leva amêndoa , água e sal.
Estes são 3 exemplos dos mais bebidos cá em casa e como podem ver são simples e sabem perfeitamente o que consumem. 🙂
Se quiserem fazer em casa aqui têm os que por vezes fazemos.
Espero ter conseguido esclarecer as vossas dúvidas de como escolher leite vegetal, e qualquer duvida disponham!
Nota: As fotos são exemplificativas e não publicitadas por nenhuma marca. São simplesmente as que mais usamos cá em casa.
patricia guerrreiro diz
ola Sofia desde mais nada queria agradecer pelas as suas partilhas destas receitas pois para quem começou este desafio de alergias cá em casa nem sempre é possível encontrar nos supermercados produtos de total confiança com ingredientes totalmente de confiança! Por isso me prepus arregaçar as mangas e fazer os iogurtes vegetais. Mas, por muitas vezes surges algumas duvidas!! espero que me ajude se for possível….
comprei uma bebida vegetal de coco mas fiquei na duvida.
Tao bem fiz uma receita sua na bimby que segui aquela receita iogurte vegetal na bimby, comprei o probiotico e segui a receita toda a risca mas mesmo assim o iogurte ficou meio liquido…
mandei msg pelo o fece e o insta e ainda não obtive resposta…
Espero por aqui conseguir!:)
Sofia Carvalho diz
Olá Patricia, aquela receita sem espessantes só funciona se fizer bebida de coco caseira, usando bebida de compra não funciona.
Aconselho a seguir mesmo à risca as receitas e não trocar ingredientes, pois para fazer iogurtes vegetais faz muito diferença.
Tenho um curso completo de iogurte vegetais aqui: https://criarcomercrescer.com/cartflows_step/curso-iogurtes-vegetais se desejar aprender tudo o que necessita de saber sobre eles.
Espero ter ajudado e qualquer coisa disponha