Estas panquecas fofas de aveia são vegan e só têm 4 ingredientes!
Super fáceis de fazer e perfeitas para um pequeno almoço ou lanche saboroso. Não são doces e um bom acompanhamento será perfeito para elas, tal como um xarope ou uma compota. Nós adoramos comê-las com manteiga de amendoim, banana e frutos secos.
Elas são sem leite, sem glúten e sem ovo, aptas a partir dos 6 meses e para veganos.
Curiosos? vamos lá?

Estas panquecas fofas de aveia podem ser dadas a partir dos 6 meses!
Eu queria umas panquecas simples e sem banana ou outro tipo de adoçante, queria que fossem o mais simples possíveis mas que fossem super fofas e deliciosas. Que se tornassem perfeitas só de adicionar uns toppings!
E lá apareceram elas! Estas panquecas fofas de aveia só têm 4 ingredientes e eu podia ter colocado que só têm 3 porque afinal a canela é completamente opcional.
Aqui ficam algumas dicas para que as panquecas fofas de aveia fiquem sempre bem:
- A massa tem que repousar antes de a colocarem a cozinhar, faz muita diferença na hora de crescer.
- A frigideira têm que estar previamente quente e em fogo médio, não queremos que as panquecas se queimem antes de cozinharem.
- Tenho notado que o melhor leite para as fazer é com leite de aveia ou de espelta (este tem glúten) , não sei explicar porquê mas deixa a massa mais consistente mas mais fofa no final.
- O fermento é essencial pois sem ele elas não crescem.
- Mal esteja a descolar da frigideira virem-nas, não as deixem demasiado tempo pois irão queimar e baixar.
- A canela é completamente opcional e pode ser trocada por outra especiaria ou adoçante a gosto, de preferência em pó mas se desejarem colocar em liquido terão que tirar essa quantidade da quantidade do leite para que não altere a consistência das panquecas.
Outras receitas de panquecas que pode gostar:
- Panquecas de batata doce sem leite e sem ovo
- ou Panquecas de amêndoa sem glúten
- Umas deliciosas Panquecas fofinhas de banana sem açúcar adicionado – sem leite nem ovo
- Panquecas fofas de laranja, sem glúten, sem ovo e sem leite

E claro , como não pode faltar aqui está o vídeo destas panquecas fofas de aveia:
A receita completa:
Panquecas fofas de aveia (vegan)
Equipamento necessário:
- Liquidificador
- Frigideira
Ingredientes:
- 1 chávena aveia em flocos
- 3/4 chávena leite vegetal sem glúten ((uso leite de aveia ou espelta (tem glúten) – ver notas) )
- 1 colher de sopa fermento em pó
- 1 colher de sopa canela ((opcional e podem trocar por outro adoçante se desejarem – ver notas) )
Instruções:
- Colocar todos os ingredientes no liquidificador ou varinha mágica e triturar.
- Passar a mistura mas um recipiente mas amplo e pratico para retirar a massa.Deixar repousar 5 minutos.
- Numa frigideira previamente aquecida e pincelada com óleo colocar a massa formando círculos. Normalmente faço 3 panquecas de cada vez pois não arrefeço demasiado a frigideira e são o tamanho perfeito para nós.
- Deixar cozinhar e quando já se despegarem virar e deixar cozinhar ou outro lado. (ver notas)
- Depois de todas cozinhadas serva-as de imediato ou deixe arrefecer e guarde.Sirva com os toppings que desejar e bom apetite!!
- Vídeo completo aqui 😉
Vídeo:
Notas:
- a massa tem que repousar antes de a colocarem a cozinhar, faz muita diferença na hora de crescer.
- a frigideira têm que estar previamente quente e em fogo médio, não queremos que as panquecas se queimem antes de cozinharem.
- Tenho notado que o melhor leite para as fazer é com leite de aveia ou de espelta (tem glúten) , não sei explicar porquê mas deixa a massa mais consistente mas mais fofa no final.
- O fermento é essencial pois sem ele elas não crescem.
- Mal esteja a descolar da frigideira virem-nas, não as deixem demasiado tempo pois irão queimar e baixar.
- A canela é completamente opcional e pode ser trocada por outra especiaria ou adoçante a gosto, de preferência em pó mas se desejarem colocar em liquido terão que tirar essa quantidade da quantidade do leite para que não altere a consistência das panquecas.
- A RECEITA SÓ SERÁ SEM GLÚTEN SE USAREM AVEIA E LEITE VEGETAL DE AVEIA OU ARROZ NÃO CONTAMINADOS
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Para mais receitas de panquecas ver aqui
Para a semana começam as receitas de Natal e espero conseguir mostrar e fazer tudo o que desejo 😀
Bom apetite!!

Olá Sofia!
Acabei de experimentar e ficaram deliciosas, até a pequenina adorou.
Coloquei duas colheres de chá cheias de fermento e um pouco de mel.
Quando diz que se pode congelar por 3 meses ou guardar no frigorífico por 4/5 dias refere-se à massa ou às panquecas já prontas.
Olá Andreia, que bom que gostaram, obrigada pelo feedback.
Refiro-me às panquecas cozinhadas e prontas.
Beijinho
Olá Sofia! Costumo fazer algumas das tuas receitas e normalnente corre tudo bem e são muito saborosas.
Desta vez, não correu nada bem, mas de verdade eu penso que deve haver um engano na receita, a quantidade de fermento tem de estar exagerada, uma colhere de sopa de fermento torna-as intragáveis, de verdade eu e os meus filhos provámos e o sabor era tão mau que deitámos para a compostagem. A sensação com que fiquei é que haverá um engano na quantidade descrita está enganada. Grata pelas tuas partilhas e bem hajas!
Olá Andreia, obrigado pelo feedback!
Tenho que voltar a testar e ver o que se passa pois tenho pessoas que dizem que são muito boas e fofas e outras que têm o seu problema. Teoricamente deve ser devido à qualidade do fermento, mas como não tenho a certeza vou ter que voltar a testar a receita e adapta-la.
Beijinho
Boa tarde, nesta receita em vez de fermento em pó podemos usar descarte de fermento natural? Se sim, que quantidade? Obrigado
Olá Rita,
Pode usar para substituir alguma farinha e água (bebida) mas não como substituto do fermento em pó. O fermento natural não substitui o fermento e o bicarbonato nos bolos e pastelaria, só substitui o fermento de padeiro.
Beijinhos
Obrigada pela receita! Acabei de fazer as panquecas e ficaram deliciosas! Nenhum gosto ácido do fermento, como relataram acima. Acrescentei uma pitada de sal e, como parte da chávena de aveia, usei o resíduo do leite de aveia que eu mesma faço em casa. Ou seja, ótima receita também para quem quer evitar o desperdício. Obrigada mais uma vez!
Olá Kika!!
Muito obrigada pelo feedback!
Fico muito feliz por ter usado o resíduo do leite, que boa ideia! Obrigada!
Beijinho grande
Gosto da simplicidade da receita, mas a quantidade de fermento é muito exagerada. Percebo que faça com que as panquecas fiquei altas, fofas, bonitas para a fotografia mas estragam o sabor e mesmo juntando xarope não libertam o sabor do fermento.
Olá! Verdade, esta receita está na lista para refazer por causa desse problema. Obrigada pelo feedback e por me relembrar dessa questão.
Se gosta de panquecas fofas tenho outras receitas parecidas e deliciosas.
Um beijinho
Olá!
Acabei de fazer estas panquecas e, como já me aconteceu com outras receitas vegan, ficam com um intenso sabor metálico/adstrigente, que me parece ser devido à grande quantidade de fermento. Alguma dica para que não aconteça?
Usei uma frigideira anti-aderente sem untar e as 3 primeiras panquecas partiram-se quando as virei. Depois pus um bocadinho de azeite e a segunda dose já saiu ok.
Obrigada!
Beijinho,
Inês
Olá Inês, Tem a ver com a quantidade de fermento mas também por não existir açúcar que “elimine” o acido que se forma da libertação de gás na actuação do fermento. Pode ajustar essa acidez adicionando açúcar, tipo de coco ou xarope, ou diminuindo o fermento. Nesse caso elas não crescem tão rápido.
Quando às panquecas se desfazerem, a frigideira têm que estar mesmo quente mas aquecido em lume brado para que não esteja quente demais. Isso vai fazer com que elas comecem a cozinhar e não se colem 🙂
Um beijinho grande
Obrigada!
Vou repetir juntando um bocadinho de açúcar mascavado e cacau em pó (em vez da canela).
Beijinho!
Depois diga-me como correu 🙂 vou gostar de saber. Um beijinho!!