Estas waffles simples e fáceis sem leite são fofas e suaves por dentro e um pouco estaladiças por fora. E como são sem leite são aptas a alérgicos ao leite (APLV) e a intolerantes à lactose.
Vamos lá!

O que são waffles ?
As waffles são um doce com origem na Bélgica, normalmente confeccionado com farinha, ovos, manteiga e leite. Depois da massa pronta é colocada uma “prensa” (máquina de waffles) onde são cozinhadas e ficam douradas e com uma estrutura de quadradinhos interessantes.
Esta receita não leva leite, mas leva ovos e farinha de trigo por isso se deseja outras receitas que não incluam algum destes ingredientes pode ver aqui.
Então sobre estas waffles simples e fáceis tenho a dizer o seguinte:
- 8 ingredientes – farinha espelta ou trigo, fermento em pó, sal, açúcar mascavado, óleo vegetal, ovo, bebida vegetal ou água e extrato de baunilha.
- Contêm ovo e por isso não apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao ovo. Sugestão vegan aqui.
- Com glúten – por isso não apto a celíacos e intolerantes ao glúten. Sugestão sem glúten aqui.
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem 4 a 5 dias no frigorifico.
- Congelar até 3 meses.
Que tipo de máquina de waffle posso usar?
Pode usar qualquer tipo de máquina de waffles, hoje em dia existem vários modelos a variados preços por isso é também uma forma divertida de servir o pequeno-almoço.
A minha é uma da Silvercrest do Lidl, tenho-a há anos e funciona maravilhosamente.

Alterações que pode fazer nesta receita:
- Pode substituir a farinha de trigo por espelta se desejar ou até substituir metade da farinha por farinha integral para uma versão de waffle mais saudável.
- Se deseja uma versão desta receita sem glúten use o meu mix de farinha sem glúten e siga as instruções da mesma.
- Pode usar qualquer tipo de açúcar desde que granulado, para não alterar a consistência da massa, ou até usar pasta de tâmara para uma versão sem açúcar e mais saudável.
- Por ser mais barato uso óleo vegetal de girassol, mas poderá usar óleo de coco (aconselho sem sabor) ou manteiga vegetal ou normal de acordo com as suas restrições alimentares.
- Nesta receita não aconselho a substituir o ovo, mas se deseja receitas sem ovos pode ver aqui.
- Em algumas receitas, tal como esta também poderá usar água em vez de leite ou bebida vegetal, no entanto a massa irá ficar um pouco mais liquida e por isso aconselho a acrescentar mais uns 30 gr de farinha.
- O extrato de baunilha não é um ingrediente essencial, mas aconselho muito, ficam muito mais deliciosas. Para ter um extrato de baunilha mais económico use esta receita e faça-o em casa.
- O sal serve para intensificar os sabores e tornar a receita ainda mais deliciosa, por isso não o retire.
Posso fazê-las sem açúcar?
Pode sim, pode substituir o açúcar por pasta de tâmara ou de outra fruta seca como uva passa.
No entanto, é de notar que irão ficar mais consistentes e não tão fofos.
Posso usar esta receita para fazer panquecas?
Se procura uma receita de panquecas tenho muitas aqui e que pode escolher de acordo com a sua restrição alimentar. Esta massa apesar de dar para fazer panquecas, é muito liquida e irá ficar com umas panquecas espalmadas.
O que se pode usar para substituir o leite?
Seja porque é alérgico ao leite ou intolerante à lactose, ou simplesmente porque não têm leite em casa neste momento, o leite pode ser substituído de diversas formas nesta receita.
- Bebida vegetal – a bebida vegetal é uma especie de leite feito a partir de ingredientes vegetais como aveia, arroz, amêndoa e outros frutos secos ou sementes ou até de leguminosas como a soja.
- Água – em algumas receitas, tal como esta também poderá usar água em vez de leite ou bebida vegetal, no entanto a massa irá ficar um pouco mais liquida e por isso aconselho a acrescentar mais uns 30 gr de farinha.

Conselhos para que estas waffles simples e fáceis fiquem sempre bem:
- Use sempre uma balança para pesar os seus ingredientes, é a forma mais fácil e perfeita para ter sempre os mesmos resultados.
- Não se esqueça de pré-aquecer a máquina antes de usar, isso irá afectar o cozimento e a crocancia exterior.
- Esteja atento/a ao cozimento da massa, apesar de eu referir um tempo ele pode variar de acordo com o tipo de máquina e quantidade de massa usada.
Como conservar estas waffles?
- Para guardar: depois de cozinhar , deixe arrefecer completamente e depois guarde-as num hermético fechado no frigorifico até 5 dias.
- Para congelar: Siga as instruções acima, mas neste caso prefiro guardar entre folhas de papel vegetal para que não se colem umas ás outras.
- Para descongelar: Retire no dia anterior a seu uso e coloque sobre papel absorvente e à temperatura ambiente. Se estiver muito calor é melhor guardar no frio. O papel absorvente, rolo cozinha/guardanapo vai ajudar a absorver o excesso de humidade e assim ficam mais fofas, como acabadas de fazer. Outra solução é descongelar as waffles diretamente colocando-as na torradeira, no entanto só aconselho este método se for para comer de imediato.
- Para servir: se desejar pode reaquece-las na torradeira que ficam como acabadas de fazer e servir com fruta ou o topping que desejar.
Acompanhe estas waffles com:
- Uma bebida quente ou fria como, um chá, café, Golden Milk, Refrigerante caseiro de kefir de água, ou bebida vegetal, ou até tenho esta que se faz em 5 minutos
- Para cobrir – claro que as pode comer simples ( é como eu faço a maioria das vezes), mas poderá acrescentar mais valor nutricional acrescentando iogurte, manteigas de frutos secos ou de sementes, compota, maple syrup ou mel, granola etc. As combinações são infinitas!
Outras sugestões que talvez goste:
- Panquecas de banana sem ovo fofas
- Cones e taças de gelado vegan e sem glúten
- Panquecas de aveia fofas e veganas
- Muffins de chocolate
- Bolo com curd de limão e buttercream sem leite
- Panquecas de cenoura sem leite, ovo nem glúten

Waffles simples e fáceis (sem leite)
Equipamento necessário:
- Maquina de waffles a minha é da SilverCrest do Lidl
Ingredientes:
- 280 gr farinha de trigo (branca)
- 1/2 colher de chá sal (fino)
- 3 colheres de chá fermento em pó
- 50 gr açúcar mascavado (ou outro da vossa preferência)
- 60 gr óleo vegetal (ou óleo de coco sem sabor ou manteiga vegetal)
- 2 ovos
- 360 gr bebida vegetal (costumo usar de aveia ou água (ver notas))
- 1 colher de chá extrato de baunilha
Instruções:
- Comece por pré aquecer a máquina de waffles mas deixe-a aberta, fechada tem tendencia a começar a queimar e a cheirar a queimado.
- Numa taça coloque todo os ingredientes e misture tudo muito bem até obter uma massa homogénea e sem grumos.280 gr farinha de trigo, 1/2 colher de chá sal, 3 colheres de chá fermento em pó, 50 gr açúcar mascavado, 60 gr óleo vegetal, 2 ovos, 360 gr bebida vegetal, 1 colher de chá extrato de baunilha
- Agora que a máquina de waffles está aquecida, coloque mais ou menos 3 a 4 colheres de sopa de massa e deixe cozinhar por mais ou menos 5 minutos ou até estarem douradas. De notar que o quantidade de massa e o tempo dependem do tipo de máquina que usam e por isso estas medidas são para referencia. Além disso, uma das formas de saber se a waffle está cozinhada e se pode abrir a máquina é tentar abrir a máquina e se ela não levantar fácilmente é porque necessita de cozinhar mais um pouco. As waffles estarão prontas quando conseguir abrir a máquina fácilmente.
- Depois é só repetir a operação para toda a massa e ir colocando as waffles em cima de uma grelha para não ficarem ressuadas.
- Por fim é só servir de imediato ou guardar no frigorifico para a próxima vez.
Notas:
- Dica: reaqueça as waffles na torradeira, irão ficar deliciosas e como se tivessem acabadas de fazer.
- Em algumas receitas, tal como esta também poderá usar água em vez de leite ou bebida vegetal, no entanto a massa irá ficar um pouco mais liquida e por isso aconselho a acrescentar mais uns 30 gr de farinha.
- Veja todas as alterações e informações acima no post.
- Informação nutricional é uma estimativa aproximada.
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado destas waffles simples e fáceis e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como DIY (faço eu mesma) , lifestyle e atrás da camara.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!

.