Agora já pode fazer um tofu crocante e estaladiço, bem saboroso, delicioso e de forma bem simples e fácil! Para isso, só necessita de 6 ingredientes.
Vamos lá?
Apesar de não ser vegana gosto de experimentar alimentos, fazer uma alimentação o mais variada possivel e tento privilegiar alimentos vegetais e inclui-los em todas as nossas refeições, não só por uma questão de saúde mas também por economia e pelo planeta. Sendo assim, um dia chegou a hora de eu provar tofu e de ficar rendida com esta receita.
Neste receita usei tofu firme Bio do Lidl, mas também costumo comprar fumado que só aqueço um pouco na frigideira e como em sandes, é uma delicia.
Portanto, se deseja incluir mais alimentos de origem vegetal na sua alimentação experimente esta minha receita, acho que vai adorar!
O que é o tofu?
O tofu é um alimento feito com soja e é normalmente vendido em blocos. Existem com vários tipos de consistência como sedoso, firme, super firme, e eu penso que existem mais, mas só conheço visualmente estes.
O mais conhecido e habitual é o firme, têm cor branca creme, à exceção das suas versões fumadas ou temperadas, e é na sua maioria da vezes usada como substituto de carne, pois é rico em proteína, numa alimentação vegana.
Além disso, ele é um ingredientes versátil, pois sozinho não tem qualquer sabor e é bem barato.
Apesar de estarmos a falar em tofu, e porque ele é feito de soja, aproveito para dizer que existem vários produtos à base de soja que podem ser consumidos por quem é alérgico ao leite. Alguns dos que eu faço e que também compro, por vezes, são iogurtes, gelados, cremes, queijos etc.
A que sabe o tofu?
Infelizmente ele não tem qualquer sabor e é mesmo sem graça, por essa razão, eu gosto de o temperar antes de cozinhar para que seja realmente saboroso e apetecível.
Posso comer tofu cru?
Sim, pode comer tofu cru, principalmente se o comprar já temperado ou fumado. No entanto se comprar normal branco aconselho a temperar, fazendo uma marinada antes de o comer para que fique cheio de sabor e não algo insipido e com sabor a cartão.
A razão pela qual pode comê-lo cru é porque ele é feito com grão de soja cozinhados.
Como é feito o tofu?
O tofu é feito demolhando grãos de soja que posteriormente serão triturados com água, resultando em bebida de soja. De seguida a bebida de soja é fervida durante algum tempo e depois é adicionado algo tipo de ácido, como vinagre o sumo de limão, para que a bebida coalhe. Depois é só deixar descansar um pouco e de seguida coar, e prensar se desejar.
A soja é muito usada em preparações sem leite pois ela tem um comportamento muito idêntico com o leite animal. Um exemplo disso é conseguir fazer iogurte de soja só com dois ingredientes, da mesma forma que faz o iogurte de leite animal, é super interessante não é?
Então sobre este tofu crocante tenho a dizer o seguinte:
- 6 ingredientes – tofu firme, azeite, molho de soja, amido de milho, levedura nutricional e sal.
- Vegan e por isso apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao leite (APLV), ovo e a intolerantes a lactose.
- Contêm soja e por isso não apto a alérgicos à soja.
- Sem glúten – por isso apto a celíacos e intolerantes ao glúten
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem 3/4 dias no frigorifico.
- Não aconselho a congelar.
Alterações que pode fazer neste tofu crocante:
- Pode substituir o azeite por qualquer outra gordura como óleo vegetal ou óleo de coco, mas aconselho que este último seja sem sabor, caso contrário a preparação final irá saber um pouco a coco
- O amido de milho pode ser substituido por qualquer outro amido, como araruta, de batata ou até polvilho doce.
- Se preferir, por gostar ou por não encontrar molho de soja sem glúten, pode substitui-lo por aminos de coco.
- Nesta receita prefiro usar levedura nutricional em pó, mas pode usar em flocos ou até mesmo triturar os flocos para que o sabor fique mais entranhado no tofu.
Conselhos para que este tofu crocante fique sempre bem:
- Aconselho a não retirar o óleo, neste caso uso azeite, pois ele irá “fritar” o tofu e por isso deixa-lo mais crocante.
- Apesar de não ser obrigatório prensar, aconselho a fazê-lo para que ele possa realmente ficar crocante e não tenho húmidade a mais.
- Para o tornar ainda mais saboroso pode deixa-lo a marinar no frigorífico por 2h ou mais, mas normalmente não o faço.
- Gosto de virar o tofu pelo menos 2 vezes ao cozinhar no forno e várias vezes ao cozinhar na frigideira, assim tenho a certeza que irá ficar crocante só de um lado e não dos restantes.
Como posso guardar, congelar e descongelar este tofu crocante?
- Para guardar: depois de o cozinhar aconselho a guardar num hermético no frigorifico. Infelizmente ele perderá a crocancia com o tempo, principalmente no frio, mas veja as dicas abaixo de como o reaquecer.
- Não aconselho a congelar, mas pode congelar o tofu antes de ser cozinhado.
- Para reaquecer: não aconselho a reaquecer no microondas pois irá tornar o tofu borrachudo e sem graça, apesar de continuar saboroso. Sendo assim, aconselho a reaquecer numa frigideira em lume alto e ele irá ficar um pouco mais crocante.
Sirva esta receita com:
- Simples como snack, eu pelo menos adoro!
- Com uma sanduiche
- Com arroz ou massa
- Com salada
- Com vegetais
- Mac and cheese
Outras sugestões que talvez goste:
- FAÇA IOGURTE DE SOJA CASEIRO – SÓ 2 INGREDIENTES
- IOGURTE VEGETAL DE CHOCOLATE DE SOJA
- MARGARINA CREME VEGETAL – VEGAN, SEM PLV E SOJA
- PÃO DE SEMENTES BRANCO
Como fazer tofu crocante
Equipamento necessário:
- Taça
- Forno
Ingredientes:
- 500 gr tofu (firme (usei bio do Lidl))
- 1 colher de sopa azeite
- 2 colheres de sopa molho de soja (ou aminos de coco)
- 1 colher de chá sal
- 1 colher de sopa amido de milho (ou araruta etc)
- 3 colheres de sopa levedura nutricional
Instruções:
- Comece por abrir a caixa do tofu e escorrer, descartando, a água.500 gr tofu
- Corte 4 fatias pela altura e de seguida, divida e coloque entre um pano de cozinha. Para que a humidade absorva mais rápidamente coloco uma tabua de corte e um peso por cima. Este processo vai fazer com que o tofu fique mais seco e mais crocante no final. Deixe repousar por 30 minutos.
- Após esse tempo retire e corte o tofu em cubos, normalmente corto fazendo 4 tiras na largura e 5 ou 6 tiras no comprimentos, mas não necessita de ser perfeito. O importante é que não sejam pedaços muito grandes para que fique bem crocante e estaladiço.
Instruções para cozinhar no forno:
- De seguida, pré-aqueça o forno a 220º cima e baixo com ventilação, só se for cozinhar o tofu a seguir. Caso queira marina-lo ligue só 15 minutos antes de o cozinhar.
- Transfira o tofu para uma taça, acrescente o azeite e o molho de soja e envolva tudo muito bem. É mesmo muito importante que não coloque os ingredientes todos ao mesmo tempo porque irá criar uma especie de massa pegajosa e quase nada pega ao tofu.1 colher de sopa azeite, 2 colheres de sopa molho de soja
- Depois de bem envolvido e de todos os pedaços estarem dourados e cobertos com o molho, acrescente o sal, a levedura nutricional e o amido. Misture tudo muito bem com uma espátula de silicone, até obter todos os pedaços de tofu estarem cobertos pela mistura. Se necessário, no final misture com as mãos, eu gosto de o fazer para ter a certeza que estão todos bem cobertinhos.1 colher de chá sal, 1 colher de sopa amido de milho, 3 colheres de sopa levedura nutricional
- De seguida, se tiver tempo cubra a taça com filme alimentar e deixe a marinar por 2 h no mínimo, mas se não tiver tempo pode usar de seguida que também fica muitíssimo bom.
- Transfira o tofu para o tabuleiro previamente forrado e deixe um espaço entre cada pedaço de tofu para que cozinhe não só mais rapidamente como também fique mais crocante.
- Leve ao forno pré aquecido a 220º cima e baixo com ventilação ligada, por 20 minutos e misture-o pelo menos 2 vezes no meio do tempo para que fique crocante de todos os lados.
- Após esse tempo retire e sirva de imediato.
Instruções para cozinhar na frigideira:
- Aqueça uma frigideira em lume médio alto até colocar a palma da mão por cima e sentir quente.
- Coloque um fio de óleo vegetal ou de azeite e acrescente o tofu.
- Deixe cozinhar durante 3/5 minutos antes de o virar. Para ter a certeza de quando o virar, vire um cubo e se estiver "frito" e dourado é porque pode virar.
- Depois é só deixar cozinhar mexendo de vez em quando para que o tofu fique dourado, crocante e estaladiço de todos os lados.Irá demorara mais ou menos 20 a 30 minutos.
- Após esse tempo retire e sirva de imediato.
Vídeo:
Notas:
- Pode conservar num hermético no frigorifico por 3/4 dias mas irá perder a crocancia.
- Pode reaquecer numa frigideira em lume alto e ele irá ficar um pouco mais crocante. Se aquecer no microondas irá ficar mole e borrachudo.
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado desta receita crocante e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família na Suíça.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Sofia Carvalho diz
.