Estas pataniscas de curgete são uma optima opção para aproveitar a abundancia de curgetes do jardim, mas também aumentar o consumo de vegetais. Além disso, são fáceis de fazer e super deliciosas.
Vamos lá!
Porquê pataniscas de curgete?
Muito honestamente para usar a fartura de curgetes que tenho, mas também porque as pataniscas não necessitam necessariamente de ser de bacalhau. Aliás, já tenho 3 receitas de pataniscas aqui no site, uma com salmão e maça e duas de atum mas uma sem ovo e a outra mais tradicional e ambas igualmente deliciosas, porque têm um ingrediente secreto que faz toda a diferença, adivinha qual é?
Mas voltando ás pataniscas de curgete, andava mortinha por criar uma receita assim, não só para aproveitar a quantidade extra das curgetes da horta, mas também mais uma forma de acrescentar mais legumes á minha alimentação. E aproveito para dizer que a minha forma preferida de as comer é numa sanduiche com um pouco de maionese (algumas receitas mais saudáveis aqui) ou molho de iogurte, uma delicia!
Então sobre estas pataniscas de curgete tenho a dizer o seguinte:
- 9 ingredientes – ovo, raspa de limão, sal fino, alho em pó, cebola em pó, pimenta, curgete, farinha e fermento em pó.
- Não contêm leite e por isso apto a alérgicos ao leite (APLV) e a intolerantes a lactose.
- Contêm ovo e por isso não apto a veganos e a alérgico ao ovo.
- Com glúten – por isso não apto a celíacos e intolerantes ao glúten
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem 4 a 5 dias no frigorifico.
- Não aconselho a congelar.
Alterações que pode fazer nestas pataniscas de curgete:
Nesta receita não é possivel fazer muitas substituições porque não há muito que substituir, no entanto fica aqui algumas dicas:
- Pode substituir a farinha de trigo por farinha de aveia, mas use um pouco menos, mais ou menos 150 gr.
- Também pode substituir a farinha de trigo pelo meu mix de farinha sem glúten que pode ver aqui.
- Eu adoro esta conjugação de temperos mas se desejar pode retirar o alho, a cebola e a pimenta, mas não aconselho mesmo a retirar o limão, faz muita diferença. No entanto, estes temperos dão imenso sabor, por isso aconselho mesmo a colocar.
Posso fazer estas pataniscas sem ovo?
Na realidade pode sim, no entanto isso será uma receita quase completamente diferente, por essa razão prefiro partilhar depois uma receita nova. Se deseja que a partilhe aqui no site deixe o seu pedido nos comentários que terei todo o gosto em partilhar.
Como conservar estas pataniscas de curgete?
- Para guardar: depois de feitas gosto de as colocar em cima de uma grelha e servir de imediato ou guardar num hermético, depois de frias, no frigorifico até 4 a 5 dias.
- Para congelar: não aconselho a congelar
- Para servir: basta retirar do frigorifico e reaquecer na air frier ( o meu método preferido, ou pode usar também a torradeira ou tostadora, que ficam deliciosas.
Outras receitas de pataniscas:
Outras sugestões que talvez goste:
- Bolo de chocolate e curgete
- Batido de banana kiwi e espinafres
- Bebida vegetal de caju – Vegan, sem plv
- Bolachas de caju vegan e sem glúten
- Batido de coco e ananás – Tropical!
Pataniscas de curgete fofas e deliciosas sem escorrer
Equipamento necessário:
- Frigideira
- Taça
- Ralador
Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 limão (raspa)
- 1/2 colher de chá sal fino
- 1/4 colher de chá alho (em pó)
- 1/4 colher de chá cebola (em pó)
- 1/8 colher de chá pimenta
- 280 gr curgete (previamente lavada e ralada com casca e não necessita escorrer)
- 170 gr farinha (de trigo ou aveia)
- 1 colher de chá fermento em pó
Instruções:
- Numa taça coloque os ovos, raspa de limão, sal, pimenta, alho e cebola.Misture tudo muito bem até obter uma mistura mais ou menos homogénea, mas que não faça espuma, não queremos bater demais as claras. (neste caso como o ovo serve como ligante basta misturar)4 ovos, 1 limão, 1/2 colher de chá sal fino, 1/4 colher de chá alho, 1/4 colher de chá cebola, 1/8 colher de chá pimenta
- Acrescente a curgete ralada e envolva.280 gr curgete
- Acrescente a farinha e o fermento em pó e misture até obter uma mistura mais ou menos homogenia e que não se veja farinha por misturar.170 gr farinha, 1 colher de chá fermento em pó
- Pré aqueça uma frigideira, gosto de usar uma antiaderente em lume médio, costumo usar 5.5. Um ou dois minutos depois coloco a mão por cima, sem tocar para sentir que a frigideira está quente, acrescente um fio de azeite e 2 a 3 colheres de sopa da massa de patanisca.
- Deixe cozinhar mais ou menos 1 a 2 minutos de cada lado, mais da primeira vez e menos depois de virar. Ela estará pronta a virar quando a base da patanisca já estiver cozinhada e a parte de cima ligeiramente cozinhada.
- Repita o processo até ter cozinhado todas as pataniscas e sirva simples com ou sem molho, com um arroz ou numa sandes.
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado destas pataniscas de curgete e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como DIY (faço eu mesma) , lifestyle e atrás da camara.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Ana Paula Gamboa diz
Boa noite Sofia como está, pode partilhar a outra receita de pataniscas de courgete mas sem ovos, pois sou alérgica à Clara de ovo, beijinho obrigada.
Sofia Carvalho diz
Olá Ana, posso sim 🙂 Vou colocar na minha lista para fazer 🌞
Beijinho
Sofia Carvalho diz
.