Bolachas de compota vegan e sem glúten, deliciosas, amanteigadas e recheadas de compota para serem ainda mais deliciosas. Perfeitas para tomar com um chá, café ou até para presentear alguém.
Vamos lá!
Então sobre estas bolachas tenho a dizer o seguinte:
- 6 ingredientes – farinha de aveia, açúcar mascavado, óleo de coco, bebida vegetal, pitada de sal, geleia com compota de fruta
- Vegan e por isso apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao leite (APLV), ovo e a intolerantes a lactose.
- Sem glúten – por isso apto a celíacos e intolerantes ao glúten
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem 1 semana à temperatura ambiente.
- Não aconselho a congelar
Alterações que pode fazer nestas bolachas de compota:
- Pode usar qualquer tipo de compota para rechear estas bolachas, seja ele caseiro ou de compra.
- Pode utilizar o tipo de açúcar que desejar desde que seja granulado, seco, tal como açúcar branco, açúcar de coco ou até mascavado (o meu preferido)
- Pode usar qualquer sabor de bebida vegetal, mas é de notar que se usar bebida ou leite de coco o sabor irá notar-se no final.
- Não aconselho a usar óleo que esteja liquido à temperatura ambiente, tal como de canola, girassol ou azeite.
- Deverá usar óleo de coco ou manteiga vegan ou não e não conselho a usar margarina.
- O sal ajuda a intensificar os sabores mas não é essencial.
Posso fazer estas bolachas de compota sem açúcar?
Apesar de esta ser a minha versão preferida pode usar a minha receita de BOLACHAS DE AVEIA E PASSAS SEM AÇÚCAR ou a de BOLACHAS DE AVEIA E TÂMARA SAUDÁVEIS, e depois seguir as instruções para colocar a geleia.
Conselhos para que estas bolachas de compota fiquem sempre bem:
- O tempo de cozimento poderá alterar dependendo da espessura da massa da bolacha, por isso aconselho a estar atento/a ao forno a partir dos 12 minutos.
- Não use óleo de coco em estado liquido, pois irá tornar a massa demasiado húmida e difícil de espalmar e cortar bolachas. Se isso acontecer, coloque a massa no frio uns 30 minutos ou mais para que a massa fique mais firme e fácil de trabalhar.
- A húmidade da massa também pode variar de acordo com o tipo de farinha de aveia que usa. Uso sempre flocos de aveia triturados no liquidificador e depois peneirados, pois é mais econômico.
Como posso guardar, congelar e descongelar estas bolachas de compota?
- Para guardar: depois de cozinhar estas bolachas e de elas estarem completamente frias pode guardar num hermético até 1 semana à temperatura ambiente.
- Para congelar: não aconselho a congelar
Acompanhe estas bolachas de compota com:
- um chá
- café
- Golden Milk
- Refrigerante caseiro de kefir de água
- Ou bebida vegetal, até tenho esta que se faz em 5 minutos
Outras sugestões que talvez goste:
- Compota de frutos vermelhos saudável-sem açúcar
- Compota de tomate saudável – sem açúcar
- Compota de ruibarbo rápida e simples
- Folhados de “queijo” e compota vegan
- Bolachas de gengibre – sem plv, ovo e sem glúten
Bolachas de aveia e compota vegan e sem glúten
Equipamento necessário:
- Taça
- Forno
Ingredientes:
- 200 gr farinha de aveia
- 70 gr açúcar mascavado ( ou branco)
- 70 gr óleo de coco ( à temperatura ambiente)
- 90 gr bebida vegetal ( à temperatura ambiente)
- pitada sal (fino)
- qb geleia (ou compota do sabor que desejar)
Instruções:
- Comece por pré-aqueça o forno a 180º, cima e baixo com ventilação e forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.
- Escolha a base, e coloque todos os ingredientes, à exceção da compota, numa taça e envolva tudo até formar uma bola de massa, se ficar muito líquida e difícil de estender (acontece mais no verão por estar calor) , não coloque mais farinha, coloque a massa no frio embrulhada em papel vegetal durante mais ou menos 10 a 30 minutos até obter uma massa mais firme e moldável.200 gr farinha de aveia, 70 gr açúcar mascavado, 70 gr óleo de coco, 90 gr bebida vegetal, pitada sal
- De seguida, faça 15 bolinhas com um scoop de gelado ou divida mais ou menos a olho.
- Coloque cada bola em cima do tabuleiro de forno e com uma colher medidora de colher de chá ou com o dedo pressione a parte central da bola fazendo um pequeno buraco para depois colocar a compota. O buraco que fizer não deverá ir até ao fundo da massa, só o suficiente para colocar a compota. Se notar que as bolachas ficaram muito altas pode espalma-las um pouco com os dedos. De seguida, coloque mais ou menos 1 colher de café de compota em cada uma das bolachas.qb geleia
- Leve ao forno por 17 a 20 minutos ou até estarem ligeiramente douradas e crocantes nas laterais, a compota a borbulhar Isto porque elas firmam e ficam mais crocantes depois de frias, se as deixar demasiado tempo no forno irão ficar demasiado duras.
- Depois de prontas retire do forno, transfira para cima de uma grelha e deixe arrefecer completamente.
- Depois de completamente frias guarde num hermético durante 1 semana mais ou menos.De notar que ficarão moles com o passar do tempo.
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado destas bolachas com compota e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Sofia Carvalho diz
.
Elisabeth Martins diz
Olá Sofia. Gratidão por mais uma receita, tão apetitosa. Uma questão; o óleo de coco, no verão, fica sempre em estado liquido. Como faço para endurecer ? Frigorífico?
Sofia Carvalho diz
Olá Elizabete, faça a receita na mesma e depois se a massa estiver muito pegajosa e que não dê para moldar, coloque-a no frio pelo menos uns 30 min a 1h para que fique mais firme.
Bom proveito!