Esta receita de fajitas de frango é perfeita para quem procura um jantar rápido, delicioso e cheio de cor e sabor. Esta receita foi inspirada na receita tradicional de fajitas mexicana, e é feita com ingredientes simples e fáceis de fazer para partilhar com a familia e/ou amigos.
Além disso, fica tudo pronto em 40 minutos e é bem customizável!
Vamos lá!
📄 Neste artigo:
- O que são fajitas de frango ?
- Porque vai gostar esta receita de fajitas de frango?
- Ingredientes que vai necessitar para este fajitas:
- Como fazer este fajitas de frango ?
- Como servir estas fajitas?
- Como conservar estas fajitas?
- Conselho e dicas para que estas fajitas de frango fique sempre bem?
- Dúvidas e questões frequentes:
- Outras sugestões que talvez goste:
O que são fajitas de frango ?
As fajitas de frango são um prato inspirado na culinária mexicana, composto por tiras de frango temperadas com especiarias, acompanhadas de vegetais (como pimentos e cebola) e servidas em tortilhas de trigo ou milho. Este prato é conhecido pela sua versatilidade, permitindo combinações criativas de acompanhamentos, como molhos, guacamole ou alface. É uma opção prática, saborosa e ideal para partilhar em família ou entre amigos.
Porque vai gostar esta receita de fajitas de frango?
- Esta receita é rápida de preparar (menos de 40 minutos e está pronta a servir).
- É super versátil, pois estes são os ingredientes base, e depois pode usar tortilhas de compra ou caseiras, com ou sem glúten. Pode ainda acrescentar mais vegetais, adicionar salada ao servir, molhos variados ou até abacate.
- Apesar de ser algo diferente do habitual na culinária portuguesa, é bem colorido e, de certo, que toda a família vai adorar.
- É o equilíbrio perfeito entre vegetais frescos, frango suculento e um toque fantástico de sabor com as especiarias mexicanas, que até podem ser preparadas em casa – tenho a receita aqui no site!
Ingredientes que vai necessitar para este fajitas:
Para as fajitas:
- 1 cebola (grande (300 g, cortada em quartos de lua))
- 3 pimentos ((vermelho, amarelo e verde, cortados em tiras))
- 3 peitos de frango (grandes (800 g a 1 kg, cortados em tiras))
- 2 colheres de sopa mix de fajitas (use a minha receita ou um mix de compra)
- 3 colheres de sopa azeite
- 165 ml cerveja (meia lata)
Para acompanhar se desejar:
- Tortilhas (caseiras ou de compra)
- Salsa dip (medium – usei a do Lidl)
- Molho de iogurte (costumo fazer em casa esta minha receita)
- Guacamole (ou simplesmente abacate em tiras)
- Folhas de alface (em dias mais quentes)
Como fazer este fajitas de frango ?
(receita completa no final do artigo)
- Comece por cortar a cebola em quartos de lua e os pimentos em tiras, depois de lavados e retirar a pele e sementes. Transfira para uma taça e reserve.
- Corte os peitos de frango em tiras, coloque-os em outra taça e tempere com o mix de fajitas.
- Aqueça uma panela baixa e larga no máximo, em lume alto. Quando estiver quente adicione o azeite e o frango temperado. Cozinhe até dourar por todos os lados mexendo de vez em quando para não queimar. No entanto, não mexa super frequentemente pois isso não deixará dourar/caramelizar a parte exterior do frango.
- Depois do frango completamente cozinhado por fora, saberá porque mudou completamente de cor e a água libertada já evaporou quase toda, acrescente a cerveja, a cebola e os pimentos. Envolva e tape. Deixe cozinhar por 10 minutos mais ou menos até que amoleçam ligeiramente.
- Após esses 10 minutos retire a tampa, envolva e deixe cozinhar mais um pouco, mais ou menos mais 5 a 10 minutos para que fique com um molho mais espesso.
- Por fim sirva, as fajitas em tortilhas, e com os acompanhamentos que desejar.
Como servir estas fajitas?
As fajitas são incrivelmente versáteis e podem ser servidas de várias formas, adaptando-se ao gosto de cada um. Aqui ficam algumas sugestões:
- Fajitas em tortilhas ou wraps – Esta é a forma mais tradicional de as servir e a minha preferida! Pode usar tortilhas caseiras, aqui a minha receita, ou de compra e alguns acompanhamentos como abacate em fatias ou guacamole. Salsa de tomate como o pico de gallo, molho de iogurte e algo fresco como salada se estiver na altura dela.
- Se deseja uma versão mais leve pode usar folhas de alface em vez da tortilha – assim não só tem uma versão mais leve como também sem glúten. E claro não deixe de adicionar os toppings como o abacate, salsa ou molho, fica sempre muito melhor.
- Não quer usar tortilhas faça como o meu mais novo, acompanhe com arroz ou batatas – esta versão pode ser usada no caso até de se ter esquecido de comprar tortilhas e não tem tempo de fazer, eu sei já todos passamos por isso, portanto nada melhor que as acompanhar com arroz seco ou batatas “fritas” na air fryer sem esquecer todos os toppings deliciosos.
Estas opções tornam as fajitas ainda mais práticas e adaptáveis, perfeitas para agradar a toda a família. Qual acha que vai ser a sua preferida ?
Como conservar estas fajitas?
- Conservação no frigorifico: Guarde o frango e os vegetais separados das tortilhas e molhos. Assim, pode conservar no frigorífico por até 4 a 5 dias num recipiente hermético.
- Não é recomendado congelar, pois os vegetais podem perder textura.
Conselho e dicas para que estas fajitas de frango fique sempre bem?
- Mexa ocasionalmente o frango durante a cozedura para evitar que queime, mas permita que caramelize para dar mais sabor.
- Use um mix de especiarias para fajitas caseiro, eu tenho esta receita que uso sempre, vale mesmo a pena pois fica muito muito melhor! Não tem comparação.
Dúvidas e questões frequentes:
Sim claro, pode usar bifes de peru ou de vitela, ou até camarões e para uma versão vegana também pode usar tofu. E agora que tempo nisso, nunca fiz com tofu mas deve ficar genial desde que deixe a marinar com a cerveja e as especiarias!
Pode temperar com uma mistura de cominhos, paprica, alho em pó, pimenta e um pouco de piripiri.
SIM! Quando tenho amigos ou familia prefiro fazer um grande tabuleiro de fajitas no forno, fica incrivelmente delicioso e com menos trabalho. Normalmente demora acerca de 20 a 30 minutos a 200º, e misturo a meio do tempo.
Sim pode temperar os peitos inteiros, cozinhar e só depois cortar. No entanto eu prefiro assim, não só porque cozinham mais rápido, como absorvem mais sabor como depois de prontos é só comer.
Outras sugestões que talvez goste:
- Arroz de feijão branco tomate e brócolos
- Frango assado com limão batatas e legumes
- Hambúrgueres de frango e quinoa (sem ovo)
- Bifinhos de frango com cogumelos e natas vegetais
- 3 gelados de abacate e iogurte sem plv nem ovo
- Húmus caseiro leve à minha moda
Fajitas de frango à minha moda
Equipamento necessário:
- Panela baixa Masterclass (baixa e larga grande)
- Tábua de corte
- Faca afiada
- 2 Taça
Ingredientes:
Para as fajitas:
- 1 cebola (grande (300 g, cortada em quartos de lua))
- 3 pimentos ((vermelho, amarelo e verde, cortados em tiras))
- 3 peitos de frango (grandes (800 g a 1 kg, cortados em tiras))
- 2 colheres de sopa mix de fajitas (use a minha receita ou um mix de compra)
- 3 colheres de sopa azeite
- 165 ml cerveja (meia lata)
Para acompanhar se desejar:
- 8 Tortilhas (caseiras ou de compra)
- Salsa dip (medium – usei a do Lidl)
- Molho de iogurte (costumo fazer em casa esta minha receita)
- Guacamole (ou simplesmente abacate em tiras)
- Folhas de alface (em dias mais quentes)
Instruções:
- Comece por cortar a cebola em quartos de lua e os pimentos em tiras, depois de lavados e retirar a pele e sementes. Transfira para uma taça e reserve.1 cebola, 3 pimentos
- Corte os peitos de frango em tiras, coloque-os em outra taça e tempere com o mix de fajitas.3 peitos de frango, 2 colheres de sopa mix de fajitas
- Aqueça uma panela baixa e larga no máximo, em lume alto. Quando estiver quente adicione o azeite e o frango temperado. Cozinhe até dourar por todos os lados mexendo de vez em quando para não queimar. No entanto, não mexa super frequentemente pois isso não deixará dourar/caramelizar a parte exterior do frango.3 colheres de sopa azeite
- Depois do frango completamente cozinhado por fora, saberá porque mudou completamente de cor e a água libertada já evaporou quase toda, acrescente a cerveja, a cebola e os pimentos. Envolva e tape. Deixe cozinhar por 10 minutos mais ou menos até que amoleçam ligeiramente.165 ml cerveja
- Após esses 10 minutos retire a tampa, envolva e deixe cozinhar mais um pouco, mais ou menos mais 5 a 10 minutos para que fique com um molho mais espesso.
- Por fim sirva, as fajitas em tortilhas, e com os acompanhamentos que desejar.8 Tortilhas, Salsa dip, Molho de iogurte, Guacamole, Folhas de alface
Notas:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado de aprender um pouco mais sobre estas fajitas de frango e por isso se quiseres partilha com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostaste deste conteúdo, deixa um comentário abaixo e conta-me o que achaste.
Aproveita para explorar o meu livro “Alergias – Comer Sem Medos” para mais receitas sem alérgenos, ou junta-te ao Clube CCC para dicas exclusivas, menu semanal e inspiração na cozinha.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Sofia diz
.