Torne o seu natal e as festas natalícias um pouco diferentes com este panetone sem glúten e sem lacticínios. Este pão doce Italiano, com passas, fruta seca, cítricos e amêndoas é bem mais fácil de fazer do que pode imaginar, pois esta versão é mais simples e rápida que a tradicional.
Vamos lá!
O que é um panetone?
O Panetone é um pão doce típico do Natal em Italia, mas já tem muitos amantes dele pelo mundo fora.
O Panetone hoje em dia já tem várias versões de sabores e até de recheios, mas os mais conhecidos são o Panetone de frutas e o Chocotone ou Panetone de chocolate.
Esta receita de Panetone que trago hoje é um pouco diferente da tradicional, pois é mais simples e bem mais rápida, além de que não tem glúten nem lacticinios e por isso apta a alérgicos ao glúten e PLV , assim como a intolerantes ao glúten e à lactose.
Então sobre estes panetone sem glúten tenho a dizer o seguinte:
- 17 ingredientes – fermento granulado de padeiro, água, psyllium husk, açúcar mascavado, amido de tapioca (polvilho doce), farinha de milhete, farinha de sorgo, goma xantana, sal fino, raspa de laranja, ovos, extrato de baunilha, manteiga vegetal, rum ou sumo (ver substituições mais a baixo), fruta seca, uva passa e amêndoa.
- Sem leite por isso apto alérgicos ao leite (APLV) e a intolerantes a lactose.
- Com ovo e por isso não apto a alérgicos ao ovo e a veganos
- Sem glúten – por isso apto a celíacos e intolerantes ao glúten
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem 2 a 3 dias à temperatura ambiente.
- Congelar até 3 meses.
Alterações que pode fazer neste panetone sem glúten:
- Pode substituir o açúcar mascavado por outro açúcar a gosto desde que granulado.
- O amido de tapioca pode ser substituido por amido de batata, de milho ou araruta.
- A farinha de milhete pode ser substituida por farinha de arroz integral
- e a farinha de sorgo pode ser substituida por farinha de milho, sarraceno, aveia, quinoa e teff branca, mas é de notar que o sabor e a textura final irá alterar.
- Pode usar raspa de laranja ou de limão ou uma conjugação dos dois.
- Não existe substituição para a goma xantana nem para o psyllium husk.
- Não aconselho a trocar a manteiga vegetal firme por óleo vegetal ou margarina pois irá tornar a massa demasiado liquida e pegajosa.
- Pode retirar o alcool e usar sumo, água, bebida vegetal ou até chá frio. Da última vez que fiz usei sumo de laranja e é, sem dúvida, a minha versão preferida!
- Se tiver alergia a frutos secos, neste caso a amêndoa, pode retirar que não afeta a consistência final da receita.
Como posso transformar este panetone de frutas em panetone de chocolate ou chocotone?
Boa questão! Sabia que muitos me iriam fazer essa questão e por isso para fazer esta receita numa versão de chocolate, e apesar de não ter testado, teoricamente precisa de fazer o seguinte:
- Retirar todos os ingredientes da lista de recheio
- Não fazer os passos correspondentes a esses ingredientes
- Acrescentar 220 gr de pepitas de chocolate ou chocolate picado no passo 9 , onde iria colocar as passas e frutas.
- O restante processo e tempo de cozimento é o mesmo.
Posso fazer este panetone sem glúten, também sem ovo?
Não testei uma versão de panetone sem ovo por isso não posso ajudar na sua substituição. Terei que um dia testar.
Posso fazer este panetone sem glúten sem açúcar?
Lamento mas não o aconselho pois irá ficar com uma massa bastante pesada e pouco fofa.
Conselhos para que este panetone sem glúten fique sempre bem:
- Aconselho a usar manteiga vegetal firme, se usar margarina ou uma manteiga muito mole irá obter uma massa demasiado peganhenta.
- Demolhar as passas e a fruta seca evita que elas “roubem” humidade da massa do panetone e acabe com uma preparação mais seca.
- Preparar o fermento e o gel de psyllium antes ajuda não só a diminuir o tempo de levedar mas também terá muito melhor resultado no final.
- Se poder bata a massa numa batedeira, é muito mais fácil e muito mais prático.
- Apesar de parecer uma temperatura de forno muito alta e muito tempo a cozinhar, não é e aconselho mesmo a cumprir se não acabará com uma massa um pouco crua e a saber a farinha.
- Forrar as laterais da forma evita que o panetone transborde e é mesmo aconselhado fazê-lo.
Posso congelar e descongelar este panetone sem glúten, como?
- Antes de congelar corte o panetone em fatias e coloque dentro de um saco zip, congele até 3 meses.
- Para descongelar, no dia anterior a seu uso retire a quantidade que desejar e coloque sobre papel absorvente e à temperatura ambiente. O papel absorvente, rolo cozinha/guardanapo vai ajudar a absorver o excesso de humidade.
- Se desejar uma fatia na hora pode colocar dentro da torradeira um pouco mais de tempo do que habitualmente colocaria e estará pronta a comer em menos de nada.
Acompanhe este panetone sem glúten com:
- um chá
- café
- Bebida vegetal
- Golden Milk
- Refrigerante caseiro de kefir de água
- Chocolate quente
- Ou bebida vegetal, até tenho esta que se faz em 5 minutos
Outras sugestões natalícias que talvez goste:
- Muffins de banana e aveia sem ovo e sem glúten
- Bolo mármore de chocolate e limão (vegan sem plv)
- Panquecas de banana e espinafres vegan
- Leite creme vegan (sem ovos nem leite)
- Mousse de limão – sem leite e sem lactose
- Bolo de iogurte mais saudável sem leite nem ovo
- Aletria cremosa e saudável – sem lacticínios
- Bolo de cenoura e nozes – sem leite
Panetone sem glúten e sem lacticínios
Equipamento necessário:
- Batedeira de mesa (opcional mas recomendável)
- Forno
- Forma de 18 cm de diâmetro
- Papel vegetal
Ingredientes:
Para a massa:
- 7 gr fermento granulado de padeiro
- 200 gr água (55 gr + 145 gr)
- 14 psyllium husk
- 50 gr açúcar mascavado (10 gr + 40 gr)
- 135 gr amido de tapioca (polvilho doce)
- 105 gr farinha de milhete
- 60 gr farinha de sorgo
- 4 gr goma xantana
- 1 colher de chá sal (fino)
- 1 laranja raspa
- 3 ovos
- 2 colheres de chá extrato de baunilha
- 75 gr manteiga vegetal (tem que ser da dura e firme não pode ser margarina)
Para o recheio, depois de levedar:
- 30 gr rum (sumo de laranja ou Licor beirão ou vinho do Porto)
- 30 gr água
- 80 gr fruta seca (aos pedacinhos ou frutas cristalizada aos pedacinhos)
- 100 gr uva passa
- 40 gr amêndoa laminada (ou aos pedaços)
Para finalizar:
- 1/2 colher de sopa manteiga vegetal para colocar por cima
Instruções:
- Comece por colocar a bebida alcoólica ou sumo e água numa taça pequena. Leve ao microondas durante 1 minuto para que fique uma morna. Acrescente a uva passa e a fruta aos pedacinhos numa taça , envolva e reserve.30 gr água, 80 gr fruta seca, 100 gr uva passa, 30 gr rum
- Numa taça pequena coloque 145 gr de água e acrescente o psyllium husk, misture tudo muito bem e reserve.200 gr água, 14 psyllium husk
- Noutra taça pequena coloque a restante água ( 55 gr) e leve ao microondas até ficar morna, mais ou menos 36º , de forma a colocar um dedo dentro e sentir quente mas não se queima. À água acrescente 10 gr de açúcar mascavado e o fermento de padeiro granulado. Misture tudo muito bem e reserve.7 gr fermento granulado de padeiro, 200 gr água, 50 gr açúcar mascavado
- Na taça da batedeira coloque o amido de tapioca (polvilho doce), farinha de milhete, farinha de sorgo, o restante açúcar mascavado (40 gr), goma xantana e o sal. Misture tudo muito bem com uma vara de arames.50 gr açúcar mascavado, 135 gr amido de tapioca, 105 gr farinha de milhete, 60 gr farinha de sorgo, 4 gr goma xantana, 1 colher de chá sal
- Acrescente a raspa de laranja, o extrato de baunilha, a manteiga vegetal aos pedacinhos pequeninos, os ovos, o fermento activado (mistura de água, fermento de padeiro e açúcar, que formou uma espuma pela parte de cima), e o gel de psyllium (psyllium e água, que já está espesso e tipo um gel) .1 laranja raspa, 3 ovos, 2 colheres de chá extrato de baunilha, 75 gr manteiga vegetal
- Leve à batedeira e bata por mais ou menos 10 minutos até obter uma massa homogenia. Como a massa é muito pegajosa precisará de parar varias vezes a batedeira e com uma espátula misturar a massa para evitar que a farinha fique no fundo e a massa bata homogeneamente.
- Quando a massa estiver bem batida retire a taça da batedeira, forme uma bola com uma espátula e cubra com filme alimentar. Deixe levedar por 1h ou até ter dobrado de tamanho.Para que levede mais rápidamente coloco dentro do forno desligado com a luz ligada.
- Enquanto leveda prepare a forma. Forre o fundo de uma forma de 18 cm de diâmetro com aro amovível com papel vegetal. De seguida unte as paredes da forma com manteiga vegetal.Para as laterais, dobre uma folha de papel vegetal de 38×42 cm a meio pela parte mais curta, corte o papel vegetal e de seguida dobre a meio cada uma das tiras. Ficará com duas tiras duplas de 9,5×42 cm.Por fim forre as laterais da forma já untada com esse papel vegetal.
- Depois da massa levedada acrescente a mistura de uva passa e fruta à massa (não coloque o excesso de liquido se tiver), e a amêndoa.Leve à batedeira e bata até estar tudo bem misturado. Se preferir também pode fazê-lo à mão em cima de uma bancada enfarinhando com farinha de milhete mas dá mais trabalho pois a massa é bastante pegajosa. Depois de batida transfira a massa para dentro da forma e deixe levedar até duplicar de tamanho, demorará mais ou menos 30 minutos mas depende da temperatura ambiente.
- Entretanto ligue o forno a 200º cima e baixo sem ventilação e com a grelha um pouco abaixo do meio.
- Depois de levedar, faça uns cortes em forma de cruz na parte de cima do panetone e coloque uma colher de chá de manteiga, só pousada.
- Leve ao forno por 1h e 15min a 1h e 20 minutos ou até espetar um palito e sair completamente limpo.Apos os primeiros 30 minutos ou se vir que está a dourar muito por cima, cubra com folha de aluminio. Estará cozinhado quando não só o palito sair limpo como se bater nele ele parecerá oco.
- Depois de cozinhado retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma grelha por 30 minutos sem desenformar. Após esse tempo desenforme para que não crie condensação. Deixe arrefecer completamente em cima de uma grelha.
Notas:
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado deste panetone sem glúten e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família na Suíça.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Sofia Carvalho diz
.
Eleni diz
Fiz o pão italiano de fermentação natural, amei, perfeito!
Suas receitas são excelentes.
Deus lhes abençoe!
Muito obrigada!
Vou fazer este panetone, se Deus quiser
Sofia Carvalho diz
Olá Eleni!
Que bom saber 🤩 obrigado por partilhar a sua opinião comigo!
Bom proveito!
Beijinho