Bolachas de passas e especiarias com massa mãe: crocantes por fora e macias por dentro, estas bolachas são um verdadeiro aconchego e super deliciosas. Feitas com fermento natural, açúcar mascavado e uma combinação irresistível de canela e gengibre, desenvolvem um sabor mais intenso após 12 horas de repouso no frigorífico, que sim, faz toda a diferença! Além disso, são perfeitas para um snack delicioso ou como acompanhamento para o café ou chá. E sem alergénios comuns como leite, ovo e frutos secos.
Vamos lá fazê-las!

Bolachas de passas e especiarias com massa mãe
Equipamento necessário:
- Taça
- Forno
- Tabuleiro de forno
Ingredientes:
- 80 gr açúcar mascavado
- 80 gr açúcar branco
- 120 gr oleo (vegetal neutro)
- 120 gr fermento natural (massa mãe)
- 215 gr farinha de trigo T55
- 1 colher de chá fermento em pó
- 3/4 colher de chá bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá extrato de baunilha
- 1/2 colher de chá sal (fino)
- 80 gr uva passa (se forem grandes pique-as)
- 1 colher de chá canela (em pó)
- 1/2 colher de chá gengibre (em pó)
Instruções:
- Comece por colocar numa taça grande os açúcares, o óleo e o fermento natural . Bata tudo muito bem, menos 2 minutos, até obter uma mistura homogénea e sem separação de óleo e liquido, se necessário bata com a batedeira.
- De seguida, acrescente a farinha, fermento em pó, bicarbonato de sódio e o sal. Mexe muito bem, com uma espátula de borracha ou colher de pau, até obter uma massa homogênea.
- Depois de obter uma massa homogénea acrescente as pepitas de chocolate e se necessário misture tudo com a mão. Como a massa é espessa irá ser difícil usar uma espátula.
- Cubra a taça com filme alimentar e leve ao frigorífico por 12 ou 24h, confie em mim, vale a pena pois a textura e o sabor alteram e ficam muito melhores. Além de que se as cozinhar logo de seguida a massa estará demasiado mole e as bolachas irão ficar super finas.
- No dia seguinte antes de as cozinhar, pré-aqueça o forno a 180º, cima e baixo sem ventilação e forre dois tabuleiros de forno com papel vegetal.
- Retire a massa do frio e com um scoop de gelado com mecanismo, ou à mão, faça bolas de mais ou menos 3.5 cm de diâmetro. Coloque cada uma em cima do tabuleiro de forno separadas umas das outras em pelo menos 4 cm, pois a massa irá espalhar-se.
- Também gosto de achatar a massa um pouco com a mão para que as bolachas fiquem mais finas e maiores mas é opcional.
- Quanto mais finas, mais crocantes e menos finas mais moles por dentro.
- Leve ao forno por 13 a 16 minutos ou até obter uma bolacha dourada e crocante nas laterais. Nós gostamos delas crocantes e no meio um pouco moles, no entanto pode adaptar o tempo de cozimento ao seu gosto. Quanto mais moles menos tempo no forno e mais crocantes mais tempo no forno.
- Depois de cozinhadas retire do forno, mas deixe-as repousar em cima do tabuleiro durante pelo menos 10 minutos. Estão moles quando saem e se as tentar tirar logo irão desfazer-se completamente. Quando estiverem ligeiramente arrefecidas e firmes, transfira para cima de uma grelha com a ajuda de uma espátula e deixe arrefecer completamente.
- Conserve à temperatura ambiente num hermético até 3 semanas ou mais se conseguir resistir.
Notas:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.

⁉️Dúvidas e questões frequentes sobre estas bolachas de passas e especiarias:
Sim! Se não tiveres massa mãe, não há problema. Basta substituir os 120 g de fermento natural por 60 g de água aos liquidos e 60 g de farinha á farinha já existem na receita. O resultado será igualmente delicioso!
Claro! Se não gostares de passas, experimenta pepitas de chocolate, arando seco ou outras frutas secas. O importante é manter um bom equilíbrio de sabores e texturas.
O tempo de repouso no frio faz TODA a diferença! Ajuda a desenvolver o sabor e melhora a textura das bolachas. Portanto, se não as deixares a descansar o sabor não vai ser tão bom, confia em mim!
Sim! Podes congelar a massa já moldada em bolinhas. Para isso, coloca-as num tabuleiro até ficarem firmes e depois guarda num saco hermético. Depois quando quiseres assar, é só levar diretamente ao forno (poderá precisar de mais 1-2 minutos de cozedura).
Se quiseres bolachas menos doces, reduz ligeiramente a quantidade de açúcar mascavado ou branco. No entanto, lembra-te que o açúcar também influencia a textura – menos açúcar pode resultar em bolachas menos crocantes. E opinião pessoal de quem não consume muito açúcar, elas têm o açúcar necessário para ficarem excelentes, para outras opções sem açúcar aconselho ver aqui.
Sim, totalmente normal! Elas só ganham estrutura quando arrefecem. Portanto, deixa-as repousar no tabuleiro durante pelo menos 10 minutos antes de transferir para uma grelha.
A farinha T55 é a melhor opção para esta receita, no entanto podes usar o meu mix de farinha sem glúten para as fazeres sem glúten que funciona muito bem 🙂
Recomendo um óleo vegetal neutro, como girassol ou canola, para não interferir com o sabor das especiarias e das passas.
Guarda-as num recipiente hermético à temperatura ambiente até 3 semanas (se durarem tanto tempo!). Certifica-te de que estão completamente frias antes de armazenar.
Sim! São naturalmente sem leite, sem lactose, sem ovos, sem frutos secos e sem soja. No entanto, contêm glúten devido à farinha de trigo utilizada.
Se gostas de bolachas mais crocantes, deixa-as no forno um pouco mais (até 16 minutos) e, além disso, achata ligeiramente a massa antes de cozinhar que elas ficaram mais crocantes.
Outras sugestões que talvez goste:
- Omelete de tabuleiro no forno com espinafres e feta
- Bolachas de aveia e passas sem açúcar
- Bolachas de aveia, amendoim e passas
- Barras de coco, pêssego, passas e cereais puff

Espero que tenha gostado desta receita de bolachas de passas e especiarias e por isso se quiseres partilha com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostaste deste conteúdo, deixa um comentário abaixo e conta-me o que achaste.
Aproveita para explorar o canal no Youtube, o meu livro “Alergias – Comer Sem Medos” para mais receitas sem alérgenos, ou junta-te ao Clube CCC para dicas exclusivas, cursos, menu semanal e inspiração na cozinha.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
.