Este pão de leite vegan é delicioso, simples, super fofo, altamente viciante e só tem 6 ingredientes simples.
Além disso, é apto a veganos, a alérgicos ao ovo e ao leite. Tenho a certeza que depois de provar esta receita nunca mais irá procurar outra!
Vamos lá!
Esta é sem dúvida uma das receitas que mais me pediram e que mais tinha vontade de fazer, não só pelos sabores de infancia como pelo pão fofinho, sendo assim criei esta receita em 2017.
No entanto, e porque essa receita leva ovos, muitas pessoas me pediram uma versão de pão de leite vegan, e hoje é o dia em que a partilho.
Então sobre este pão de leite vegan tenho a dizer o seguinte:
- 6 ingredientes – bebida vegetal, fermento granulado de padeiro, açúcar mascavado, manteiga vegetal, sal, farinha de trigo branca ou de espelta
- Vegan e por isso apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao leite (APLV), ovo e a intolerantes a lactose.
- Com glúten – por isso não apto a celíacos e intolerantes ao glúten
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem 2 a 3 dias à temperatura ambiente num saco zip.
- Congelar até 3 meses num saco zip.
Alterações que pode fazer neste pão de leite vegan:
- Pode substituir a farinha de espelta por trigo ou vice versa.
- Usei bebida vegetal de aveia, no entanto pode usar a que mais gostar. De notar que usar uma bebida com sabor forte como coco ou de amêndoa pode alterar o sabor final do preparado e o pão saber a esses sabores.
- Para quem gosta de usar fermento natural, pode fazê-lo, de notar que os tempos de fermentação são diferentes e aconselho a usar só 50gr para esta receita.
- Pode usar qualquer açúcar a gosto desde que granulado.
- aconselho a usar manteiga vegetal firme, mas se não poder pode usar margarina. De notar que o uso da margarina irá fazer com que a massa fique mais pegajosa e dificil de manejar. Se tal acontecer poderá enfarinha mais um pouco.
Posso fazer este pão de leite vegan sem açúcar?
Pode sim, se desejar também pode substituir o açúcar por pasta de tâmara ou de outra fruta seca como uva passa.
No entanto, é de notar que irão ficar mais consistentes e não tão fofos, e só deverá adiciona-lá à massa e não à mistura para activar o fermento.
Conselhos para que este pão de leite vegan fique sempre bem:
- Activar o fermento antes ajuda não só a que a massa cresça mais rápidamente , mas também a ter a certeza que as leveduras estão vivas e irão fermentar/fazer crescer o pão.
- Esta massa é bastante húmida por isso aconselho o uso de uma batedeira para bater a massa, no entanto é possivel fazê-lo à mão.
- Aconselho a amassar a massa na batedeira durante uns 10 minutos, irá desenvolver o glúten e ela ficará mais elastica, menos pegajosa e mais fácil de trabalhar.
- Deverá seguir as instruções e levedar 2 vezes, este processo irá fazer com que o pão fique mais fofo.
Posso fazer este pão em bolinhas?
Pode sim, basta moldar as bolinhas depois da primeira fermentação e colocar num babuleiro com algum espaço separado entre elas.
De notar que tempo de cozimento será um pouco menor.
Para descongelar este pão de leite vegan:
- Retire no dia anterior a seu uso e coloque sobre papel absorvente e à temperatura ambiente. O papel absorvente, rolo cozinha/guardanapo vai ajudar a absorver o excesso de humidade e assim ficam mais fofos, quase como acabados de fazer. Ou mais prático, deixar descongelar diretamente no saco zip onde foram congelados.
Como substitui o ovo nesta receita:
A receita original levava 1 ovo, e normalmente neste tipo de massas com glúten eu simplesmente retiro o ovo e acrescento mais liquido e não um substituto de ovo.
Partindo do principio que 1 ovo tem 50 gr, acrescentei 50 grs de bebida vegetal. Ficou simplesmente perfeito, super fofo e delicioso! No entanto, a massa era um pouco pegasoja e dificil de trabalhar, principalmente para quem não tem muita prática com este tipo de massas. Portanto para solucionar o problema só acrescentei 40 grs de bebida vegetal e ficarão perfeitos!
Acompanhe este pão de leite vegan com:
- um chá
- café
- Golden Milk
- Refrigerante caseiro de kefir de água
- Ou bebida vegetal, até tenho esta que se faz em 5 minutos
Outras sugestões que talvez goste:
- Gelados de nata e frutos vermelhos – vegan
- Muffins de limão e iogurte – sem leite, nem ovos
- Pão de forma com massa mãe – vegan
- Como fazer pão caseiro tipo rustico – 4 ingredientes
- Tarte de limão vegan – sem leite e sem ovo
- Puré de batata fofo simples e rápido com batedeira
- Pão sem glúten (sem plv e ovo)
- Pão sem glúten de fermentação natural
Pão de leite vegan sem leite e sem ovo
Equipamento necessário:
- Forno
- Assadeira de 21 x 30 cm
- Batedeira aconselhavel
Ingredientes:
- 280 gr bebida vegetal (usei de aveia)
- 7 gr fermento granulado de padeiro
- 30 gr açúcar mascavado (ou branco)
- 60 gr manteiga vegetal
- 1 colher de chá sal (fino)
- 390 gr farinha de trigo branca (ou espelta )
Instruções:
- Comece por colocar numa taça pequena a bebida vegetal e o açúcar, misture tudo muito bem.De seguida aqueça a mistura até estar morna, mais ou menos 36º. Para saber se está à temperatura correta coloque um dedo dentro da mistura durante 10 segundos, a mistura deverá estar quente mas não se deverá queimar.Acrescente o fermento granulado e misture tudo muito bem. Reserve durante mais ou menos 5 minutos, até que a mistura esteja activada, formando uma espuma à superficie.280 gr bebida vegetal, 30 gr açúcar mascavado, 7 gr fermento granulado de padeiro
- Enquanto o fermento activa, unte e enfarinhe as laterais mais pequenas da travessa de forno, costumo usar uma de vidro, e coloque papel vegetal pela parte maior, que facilita depois a tirar os pães de dentro da forma.
- Na taça da batedeira coloque a farinha, sal, manteiga vegetal e o fermento activado.1 colher de chá sal, 390 gr farinha de trigo branca, 60 gr manteiga vegetal
- Coloque a taça na batedeira e amasse por mais ou menos 10 minutos.A mistura irá estar um pouco colada ao fundo da taça, mas quase completamente descolada. Se necessário pare algumas vezes a batedeira e com uma espátula envolva para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.Apesar de poder amassar à mão, não o aconselho pois é uma massa com bastante hidratação que será bastante difícil de manusear.
- Após esse tempo, tape e coloque a fermentar num sitio quentinho. Irá demorar 1h a 1:30 min ou até duplicar de tamanho, irá depender da temperatura ambiente.Eu gosto de a colocar a fermentar dentro do forno desligado com a luz ligada para que fermente mais rápidamente.
- Após esse tempo, enfarinhe a bancada e transfira a massa para cima dela. Divida a massa em 2 partes iguais, e depois faça 2 rolinhos.De seguida, corte cada um dos rolinhos em 6 partes iguais. irá obter 12 pedaços de mais ou menos 62 gr cada. Para pães mais pequenos pode dividir o total de massa por 15 unidades.
- Depois, com cada pedaço forme uma bolinha de massa. O que eu faço para ficar com bolas perfeitinhas é colocar 1 pedaço de massa na bancada, espalmar esse pedaço e depois puxar um pedaço de massa de fora para dentro, rodando a massa e repedindo o processo 4 a 5 vezes. De seguida viro-a ao contrário e para selar a bola arrasto a massa puxando-a na minha direção, rodo e repito mais 3 a 4 vezes. Por fim, coloque em cima da travessa com as bolas ligeiramente separadas umas das outras, que dará 4 bolas vezes 3 filas.
- Tape e deixe fermentar por mais 30 minutos ou até que dupliquem de tamanho.
- 10 minutos antes da massa levedada, ligue o forno e pré-aqueça-o a 180º cima e baixo sem ventilação com a grelha no meio do forno.
- Depois da massa levedada coloque no forno e cozinhe por 25 a 30 minutos ou até estarem douradinhos por cima e se espetar um palito ele sairá limpo.
- Depois de cozinhadas, retire do forno e com a ajuda do papel vegetal retire da travessa e transfira para cima de uma grelha. Sirva ainda quente ou deixe arrefecer completamente em cima da grelha sem o papel vegetal.
Vídeo:
Notas:
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado deste pão de leite vegan e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família na Suíça.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Sofia Carvalho diz
.
Ana Nunes diz
Olá Sofia.
Antes de mais, muitos parabéns pelo seu trabalho! E o meu muito obrigada pelas opções sem leite e sem ovo que partilha, para nós são ouro. Por aqui, APLV, ovo, grão de bico, lentilhas e outras não confirmadas.
Nesta receita, como é que aquece o preparado para ativar o fermento? No fogão? Sou um zero à esquerda na cozinha, se calhar esta pergunta é parva, mas eu nunca fiz tal coisa.
Sofia Carvalho diz
Olá Ana, muito obrigado pelo seu carinho e apoio, fico super contente por ajudar 😀
Costumo aquecer a bebida no microondas, mas pode fazê-lo como desejar. Só precisa de ter o cuidado de colocar um dedo seu dentro da mistura e verificar que não queima, se queimar irá matar as bacterias e o pão não irá crescer.
Espero ter ajudado e qualquer coisa disponha!
beijinho
Sara diz
Olá Sofia,
Adoro as suas receitas! Em relação à farinha de trigo para esta receita, tem alguma preferência? Será melhor a T55 ou T65? Muito obrigada!
Sofia Carvalho diz
Olá Sara, não uso uma especifica, normalmente uso a normal para bolos sem fermento para todas as minhas receitas, seja espelta ou seja trigo.
Espero ter ajudado e bom proveito!
Thaís diz
Posso substituir a farinha de trigo por um mix de farinhas sem glúten?
Sofia Carvalho diz
Olá Thais, lamento mas não pode, a massa irá ficar impossível de moldar. Tenho uma receita de pão de leite sem glúten no meu curso de pão sem glúten aqui: https://criarcomercrescer.com/cartflows_step/curso-pao-sem-gluten.
Espero ter ajudado e qualquer coisa disponha
Thaís Morandi diz
O que pode substituir a farinha de trigo?
Sofia Carvalho diz
Neste caso para substituir o trigo precisa de fazer a substituição e adaptation em 3 passos:
– substituição de farinhas
– adicionar ligantes
– adicionar mais hidratação.
Não é simples explicar por aqui e por isso criei o curso de pão sem glúten 🙂 pode ver toda a informação aqui: https://criarcomercrescer.com/cartflows_step/curso-pao-sem-gluten
Bom proveito!
Ana Branco diz
Que receita linda 😍 será que substituir a farinha por Fecula de batata resulta?
Sofia Carvalho diz
Olá Ana, não resulta 😏 as farinhas com glúten não podem ser simplesmente substituidas por uma sem glúten, lamento.
Se deseja uma receita de pão de “leite” mas sem glúten, tenho uma no meu curso de pão sem glúten. Além disso, explico a tudo o que precisa de saber para começar a fazer pão sem glúten e uma formula mágica para usar na transformação de qualquer receita que leveda. 🙂
O link para o curso é este: https://criarcomercrescer.com/cartflows_step/curso-pao-sem-gluten
Espero ter ajudado e qualquer dúvida disponha 🙂
Thaís diz
Olá! Meu filho é alérgico ao glúten. Posso substituir a farinha de trigo por alguma outra? Caso sim, qual a quantidade? Mto obrigada!!
Sofia Carvalho diz
Olá, as farinhas com glúten não podem ser simplesmente substituidas por uma sem glúten, lamento.
Se deseja uma receita de pão de “leite” mas sem glúten, tenho uma no meu curso de pão sem glúten. Além disso, explico a tudo o que precisa de saber para começar a fazer pão sem glúten e uma formula mágica para usar na transformação de qualquer receita que leveda. 🙂
O link para o curso é este: https://criarcomercrescer.com/cartflows_step/curso-pao-sem-gluten
Espero ter ajudado e qualquer dúvida disponha 🙂