Este pão de leite saudável é super fofo, doce e com um toque de baunilha! Delicioso e que me faz esquecer por completo as versões compradas!
Pão de leite saudável (sem leite animal)- check!
Super fofo – check!
Doce e com um toque de baunilha – check!
Vamos lá à receita?

Quando temos uma vida completamente normal, em que simplesmente comemos de tudo e um dia nos deparamos com a alergia, mais conhecida por APLV, a nossa visão foi completamente alterada.
Confesso que chegamos a pensar em não retirar o leite da nossa alimentação, mas depois de muito investigar e pensar, chegamos à conclusão que não seria tarefa fácil controlar o que se comia e o risco de contaminação seria elevado.
Sendo assim retiramos o leite das nossas vidas e raramente comemos algo com leite de origem animal.
Mas realmente a tendência passa sempre por ir buscar um sabor, um aroma, algo parecido com o que outrora se comia.
E o pão de leite é definitivamente um deles!
O Afonso não ajuda nada, ainda, mas adora meter as mãos na massa!
Descobrir novas texturas, ver o que a mãe anda a fazer também já se torna um hábito mais frequente. Até já tinha andado a amassar (nem por isso ) o pão de passas que fizemos aqui há tempos.
Por essa razão, estamos a pensar seriamente em fazer um banco de aprendizagem para o ajudar a estar ao nosso nível.

Sem dúvida o melhor pão de leite saudável que alguma vez comi!!
Até chegar a este fofinho comecei por ir buscar uma das minhas receitas antigas de pão de leite e reformulei-a completamente. Tão completamente que parece irreconhecível!
- Portanto, tirei o leite e a manteiga
- Substitui a farinha branca quase completamente
- Substitui o açúcar por xarope de tâmara
E depois parte mais difícil… acertar com as quantidades!
E mesmo assim, com todas as alterações, conseguir um pão de leite saudável extra fofo!!
Outras receitas que poderá gostar:
Gosta do nosso conteúdo? Veja também os vídeo no nosso canal e subscreva:

Pão de leite saudável (sem leite e sem açúcar)
Equipamento necessário:
- Forno
Ingredientes:
- 350 grs grs farinha de espelta integral
- 350 grs farinha de espelta branca
- 3 ovo ((preferência tipo 0 ou 1) (ver notas))
- 10 grs fermento seco de padeiro
- 400 ml leite de coco ((usei de lata))
- 1 1/2 colheres chá extrato de baunilha ((ou vagem de baunilha ver notas))
- 2 colheres sopa xarope de tâmara ((ou outro adoçante a gosto))
- 12 grs sal
- 1 ovo (batido para pincelar no final (opcional))
Instruções:
- Aquecer a bebida a 36º (morno) , têm que conseguir manter o dedo dentro dele durante 10 segundos (no mínimo).400 ml leite de coco
- Adicionar o fermento, a baunilha e o xarope de tâmara ao leite. Mexer e reservar.10 grs fermento seco de padeiro, 1 1/2 colheres chá extrato de baunilha, 2 colheres sopa xarope de tâmara
- Na batedeira eléctrica, ou no aparelho de amassar pão que tiverem, colocar as farinhas, sal e os ovos.350 grs grs farinha de espelta integral, 350 grs farinha de espelta branca, 3 ovo, 12 grs sal
- Ligar a batedeira e aos poucos e poucos adicionar a mistura de leite.
- Deixar amassar por mais ou menos 6 min ou até a massa estar completamente ou quase completamente despegada do recipiente. Isso significa que já o glúten foi trabalhado e têm uma massa elástica e pronta para crescer.
- Retirar a massa do recipiente, colocar sobre uma bancada enfarinhada e formar uma bola. Cortar a massa em 9 unidades para pães grandes ou em 12 para pães mais pequenos.
- Formar pequenos rolos, como se fossem salsichas, com cada pedaço de massa.Ou pode fazer pães redondos , funciona igual.
- Colocar cada rolinho em cima do tabuleiro de forno (4 pães por tabuleiro se não tiverem acessório de baguete – ver notas).Fazer pequenos cortes diagonais sobre cada pão com a ajuda de uma faca muito afiada.
- Deixar levedar durante 20 min ou até duplicarem de tamanho (vejam dica nas notas)
- Depois de terem levedado pincele com ovo batido.
- Quando o forno estiver pré-aquecido coloque os tabuleiros e deixar cozer por 15 a 20 min.
- Deixar arrefecer e bom apetite <3
Notas:
- O leite tem que ser morno porque se estiver demasiado quente irá matar o fermento.
- Se utilizarem a vagem de baunilha terão que aquecer o leite no fogão e deixar a aquecer até ferver. Abram sempre a baunilha e raspem. Quando retirarem do fogão a vagem vai fora e o resto fica 😉
- Eu tenho um tabuleiro próprio para cozer baguetes, que ajuda a que o pão cresça para cima e não para os lados, mas se não tiverem não há problema nenhum. Tem que deixar mais espaço entre cada pão. Para esta quantidade iram precisar de dois tabuleiros de forno.
- Para levedar mais rápido coloco os tabuleiros no forno desligado mas com a luz acesa. (forno desligado )
- O tipo 0 e 1 de ovo são ovos de galinhas felizes, que vivem ao ar livre e à vontade mas podem utilizar qualquer tipo de ovo.
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Se experimentarem contem-me tudo!! Vou adorar saber 😉
Beijinhos e bom apetite

Boa tarde.
Fiz estes pãezinhos e são deliciosos sem dúvida!
No entanto existe alguma possibilidade de substituir o leite de côco?
Parabéns pelo seu excelente trabalho, estás receitas têm ajudado muito cá em casa. ?
Grata pela atenção
Olá Cláudia!
Sim, pode substituir por qualquer bebida vegetal sem qualquer problema. O leite de coco ajuda a dar mais humidade á massa por causa da gordura que tem mas também fica bem com outras bebidas.
Obrigada pelo carinho, fico super contente por ajudar <3
Beijinho grande
Boa tarde Sofia. Estou interessada em fazer este pão para eu e a minha filhota de dois anos experimentarmos. Felizmente a miúda não é alérgica a nenhum alimento, por isso pergunto se será possível substituir o leite de coco por leite de vaca meio gordo? Como o meu marido não é fã deste tipo de receita estava a pensar fazer só metade da quantidade mas será que resultará num pão fofinho na mesma? Obrigada pela ajuda! 🙂 Beijinhos
Olá Daniela!
Apesar de não ter testado tenho quase a certeza que dará com leite de vaca sim. 🙂 E sim claro que pode fazer só metade! Se quiser também pode congelar, fica maravilhoso!
Um beijinho e depois conte como correu 🙂
Bom dia Sofia, tenho que rapaz com18 meses, Aplv e também ovo, lo infelizmente naoposso t esta receita c óptimo aspecto. Que fermento seco usa? Tipo Fermipan? Tem receitas de pão sem ovo? Obrigada
Olá bom dia Joana, tenho pena que não consiga fazer esta por causa dos ovos 🙁 , eu ainda não tive tempo mas tenho apontado fazer uma receita de pão de leite fofa vegan. Para assim pessoas como vocês poderem comer.
O fermento que uso compro em França mas pode usar o Fermipan que é bom 🙂
O única receita de pão que tenho é esta de abóbora https://criarcomercrescer.com/2017/12/pao-doce-de-abobora-e-frutos-secos.html e este de passas https://criarcomercrescer.com/2017/04/pao-de-sementes-de-girassol-e-passas-sem-acucares-adicionados-e-completamente-vegan.html .
Um beijinho e qualquer coisa diga 🙂
Olá,
Se usar xarope de ácer ou geleia de arroz (é o que tenho em casa no momento) também fica bom? As quantidades serão as mesmas?
Obrigada
Olá Ana! Apesar de nunca ter experimentado com essas versões suponho que ficará muito parecido e a quantidade é a mesma 😉 Ao substituir adoçantes líquidos por outro adoçante líquido pode colocar a mesma quantidade referida 😉 Contudo e com o que tenho experimentado noto que alguns são menos doces que outros mas sem problema. 😉
Depois diga como correu! ????
Beijinhos
Ah ah!!! Cá está a tão esperada receita! Parece-me bem fácil… vou bater tudo a mão, pois não tenho batedeira e Ainda esta semana os vamos fazer!!!
Mil obrigadas! Depois conto-te como correu-me!!!
Beijinhos Xana (Planeta Zorp)
Olá Xana!!! Amassar à mão implica um pouco mais de trabalho e uns bons 10 minutos a amassar, é mesmo até não colar nas mãos mas é possível e ficará bem também 😉
Depois conta-me como correu 😀
beijinhos!! 😀
Bom dia, a farinha branca e integral é de trigo?
Olá bom dia!! Sim é de trigo 😉
Beijinhos