O segredo destas bolachas é o tempo de espera antes de as cozinhar, vale a pena cada minuto de espera e por isso as melhores bolachas com pepitas de chocolate vegan e sem glúten que alguma vez comi. Crocantes, caramelizadas e estaladiças por fora, mas ligeiramente moles por dentro, enriquecidas com pedaços de chocolate a cada dentada.
Vamos lá!!

Então sobre estas bolachas com pepitas de chocolate vegan tenho a dizer o seguinte:
- 9 ingredientes – açúcar branco, açúcar mascavado, óleo, água, farinha de trigo branca (nas notas da receita tem opção sem glúten), fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal fino e pepitas de chocolate.
- Vegan e por isso apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao leite (APLV), ovo e a intolerantes a lactose.
- Com glúten – por isso não apto a celíacos e intolerantes ao glúten mas nas notas da receita tem a substituição para uma versão sem glúten.
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem 3 a 4 semanas.
- Congelar até 3 meses.

Alterações que pode fazer nestas bolachas com pepitas de chocolate:
- Pode substituir a farinha de trigo por 100 gr amido de tapioca (polvilho doce) + 75 gr farinha de milhete + 75 gr farinha de sorgo + ½ colher de chá goma xantana ou pelo meu mix de farinha sem glúten (ver mais informações nas notas da receita.
- Pode usar qualquer óleo desde que tenha um sabor neutro pois irá notar-se o sabor no final.
- Use sal fino
- Pode substituir as pepitas de chocolate por uva passa, ou outras frutas secas, oleaginosas e até retirar e colocar raspas de limão ou de laranja. Ui, vêm daí muitas combinações.
Conselhos para que estas bolachas com pepitas de chocolate vegan fiquem sempre bem:
- Misture muito bem o óleo, água e açúcares, a mistura necessita mesmo de estar homogênea e sem separação caso contrario as bolachas irão ficar muito oleosas.
- Aconselho mesmo a descansar a massa, o sabor é muito melhor e cozinham melhor. Se as cozinhar na hora irão ficar super espalmadas e finas.
- Pode ajustar a temperatura de forno á textura que desejar, mais ou menos crocantes.

Como posso guardar, congelar e descongelar estas bolachas com pepitas de chocolate vegan?
- Para guardar: depois de cozinhar deixe arrefecer por 15 a 30 minutos antes de as transferir para uma grelha e armazene só quando
- Para congelar: pode congelar a massa em bolinhas para depois cozinhar ou já cozinhadas
- Para descongelar: retire do congelador pelo menos 12 h antes de cozinhar e coloque no frigorifico em cima de um tabuleiro para descongelarem completamente antes de cozinhar.
- Para servir: cozinhe como descrito na receita.
Acompanhe estas bolachas com pepitas de chocolate vegan e s/ glúten com:
- um chá
- café
- Golden Milk
- Refrigerante caseiro de kefir de água
- Ou bebida vegetal, até tenho esta que se faz em 5 minutos
Outras sugestões que talvez goste:
- Bolachas de amêndoa mais fáceis do mundo
- Chocolate de alfarroba apto APLV (vegan e Paleo)
- Bolachas de caju vegan e sem glúten
- Bolachas de amendoim só 3 ingredientes
- 4 receitas de bolachas saudáveis e crocantes

Bolachas com pepitas de chocolate vegan
Equipamento necessário:
- Taça
- Forno
Ingredientes:
- 80 gr açúcar branco (ver notas)
- 80 gr açúcar mascavado
- 120 gr óleo (neutro como girassol, canola ou de coco refinado)
- 60 gr água
- 275 gr farinha de trigo branca
- 1 colher de chá fermento em pó
- 3/4 colher de chá bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá sal
- 70 a 100 gr pepitas de chocolate (ver notas)
Opcional:
- 1 colher de chá extrato de baunilha
Instruções:
- Comece por colocar numa taça grande os açúcares, o óleo e a água. Bata tudo muito bem, mais ou menos 2 minutos, até obter uma mistura homogénea e sem separação de óleo e água, se necessário bata com a batedeira.80 gr açúcar branco, 80 gr açúcar mascavado, 120 gr óleo, 60 gr água
- De seguida, acrescente a farinha, fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal e as pepitas de chocolate, que também poderá usar chocolate picadinho ou outro sabor sugestão como pode ver mais abaixo nas notas.275 gr farinha de trigo branca, 1 colher de chá fermento em pó, 3/4 colher de chá bicarbonato de sódio, 1/2 colher de chá sal, 70 a 100 gr pepitas de chocolate, 1 colher de chá extrato de baunilha
- Mexa tudo muito bem, com uma espátula de borracha ou colher de pau, até obter uma massa mais ou menos homogênea.
- Cubra com filme alimentar e leve ao frigorífico por 12 ou 24h, confie em mim, vale a pena pois a textura e o sabor alteram e ficam muito melhores. Além de que se as cozinhar logo de seguida a massa estará demasiado mole e as bolachas irão ficar super finas.
- No dia seguinte antes de as cozinhar, pré-aqueça o forno a 180º, cima e baixo com ventilação e forre dois tabuleiros de forno com papel vegetal.
- Retire a massa do frio e com um scoop de gelado com mecanismo, ou à mão, faça bolas de mais ou menos 3.5 cm de diâmetro. Coloque cada uma em cima do tabuleiro de forno separadas umas das outras em pelo menos 4 cm, pois a massa irá espalhar-se.
- Leve ao forno por 13 a 15 minutos ou até obter uma bolacha dourada e crocante nas laterais. Nós gostamos delas crocantes e no meio um pouco moles, no entanto pode adaptar o tempo de cozimento ao seu gosto. Quanto mais moles menos tempo no forno e mais crocantes mais tempo no forno.
- Depois de cozinhadas retire do forno, mas deixe-as repousar em cima do tabuleiro durante pelo menos 15 a 30 minutos. Estão moles quando saem e se as tentar tirar logo irão desfazer-se completamente. Quando estiverem ligeiramente arrefecidas e firmes, transfira para cima de uma grelha e deixe arrefecer completamente.
- Conserve à temperatura ambiente num hermético até 3 semanas ou mais se conseguir resistir.
Notas:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado destas bolachas com pepitas de chocolate e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!

.