Em tempos mostrei-vos a minha primeira margarina vegetal vegan, portanto sem leite e sem soja no Instagram Stories. Hoje trago-vos a receita dela após algumas alterações pelo caminho e decidi chama-la de creme vegetal porque se parece mais com um creme que propriamente manteiga.
É vegan e por isso completamente adequada a vegetarianos, alérgicos ao leite ( aplv ) mas também sem soja.
Atenção! Se querem que saiba a manteiga esta opção não é para vocês.
vamos lá?
Antes de mais se querem uma manteiga ou creme parecido com as de compra e principalmente em sabor esta receita não é para vocês!
Este creme vegetal sabe um pouco a coco e a azeite e por isso se não gostam de azeite o ideal é não fazerem. Se não gostarem de coco existe uma solução que é comprar óleo de coco sem sabor, sim claro que não é a melhor opção mas pelo menos podem fazer e comer.
Sobre este margarina vegetal tenho a dizer o seguinte:
- vegan – apto a dietas vegan, vegetarianas, alérgicos ao leite (aplv) e soja
- fácil e rápida – só demora pouco mais de 5 minutos a fazer por isso não há desculpas
- cremosa – no frigorífico fica sólida mas é fácil de barrar.
- derrete rapidamente – é sólida mas após alguns minutos à temperatura ambiente e principalmente no verão derrete rapidamente.
- só leva 4 ingredientes – óleo de coco, azeite , um óleo base sem sabor à vossa escolha (usei de noz) e leite vegetal são os ingredientes que uso. A conjugação destes 3 óleos vai fazer com que o creme não saiba especificamente só a um e exista um equilíbrio de sabores.
- o óleo de coco é essencial – é ele que vai solidificar a mistura e por isso não podem trocar por mais nenhum, se não gostarem de sabor a coco podem comprar óleo de coco sem sabor.
- perfeita para barrar
- uma opção sem leite – para quem é alérgico por vezes as opções não são muitas por isso esta opção é uma boa substituição.
Dicas para que esta margarina vegetal não falhe:
- necessita mesmo de ser batida durante os 3 minutos pois caso contrário o leite será separar-se da mistura.
- Desculpem mas não é aconselhável usarem liquidificador ou batedeira para o misturarem, o azeite têm tendência a ficar com um sabor estranho quando batido em demasia.
Sede para mais receitas? Aqui ficam algumas:
Vídeo completo desta margarina vegetal aqui:
Receita completa com todos os detalhes aqui:
Creme vegetal – tipo manteiga Planta
Equipamento necessário:
- Recipiente hermético
Ingredientes:
- 1/4 (60 ml) chávena de azeite virgem
- 1/4 (60 ml) chávena de óleo de coco líquido e à temperatura ambiente
- 1/4 (60 ml ) chávena de óleo vegetal à escolha desde que com sabor neutro ((usei de noz))
- 1/8 (30 ml ) chávena de leite vegetal – uso de caju
- qb sal ((opcional))
Instruções:
- Colocar todos os ingredientes num recipiente e com uma vara de arames bater a mistura durante mais ou menos 3 minutos.Não batam com a batedeira ou outro porque o azeite têm tendência a ficar com um sabor estranho quando batido de mais por isso bato à mão.
- Colocar a mistura num recipiente onde depois seja fácil de barrar e colocar no frio pelo menos por 2h ou até solidificar.
- Tem uma durabilidade de mais ou menos 15 dias guardado no frigorífico.Uma dica é fazerem a mais e uma parte no frio para os 15 dias e a outra podem congelar e descongelar no frio quando necessitarem.
Vídeo:
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenham gostado desta margarina vegetal e por isso se o fizerem partilhem com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Catia diz
Ola Sofia
Obrigada pela iniciativa
Aqui por casa, bebe com APLV e alergia à soja
Este creme serve para substituir as margarinas em receitas, por exemplo risotto? Obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Catia,
Que bom saber que a posso ajudar de alguma forma.
Aconselho a usar esta receita para barrar o pão ou até untar uma frigideira ou assim, mas prefiro usar manteiga vegetal da Violife para os restantes usos, como pastelaria, risotto etc.
Beijinho e bom proveito!
PAMELA BARBOSA diz
OBG PELA RECEITA!!! AQUI ESTAMOS COM ALERGIA ALIMENTAR A VÁRIASSSSSS COISAS E DUAS DELAS SAO LEITE E SOJA, ENTAO ESSA RECEITA VEIO NOS AJUDAR MUIITO!! OBG OBG OBG, AQUI SO PODEMOS O LEITE VEGETAL DE ARROZ, SERA Q ELE INTERFERE MUITO NA RECEITA NO LUGAR DO CAJU?
Sofia Carvalho diz
É um prazer ajudar!
Não interfere muito mas fica um pouco diferente visto que é mais liquido e menos cremoso que o de caju caseiro 🙂
Osana diz
Boa tarde… oque é óleo de noz?
Sofia Carvalho diz
Olá Osana 🙂 O óleo de noz é o óleo retirado da nozes, tal como retiramos o azeite das azeitonas ou o óleo do abacate, do amendoim etc. esta receita aconselho o de noz porque é neutro em sabor e assim faz como que o creme seja mais leve.
Beijinhos
Inês diz
Olá Sofia!! 🙂
Estou adorar o seu blog, está foi mais uma receita que despertou interesse, no entanto vejo que leva óleo de coco. Estou a viver na Alemanha e mais ou menos há um mês atrás veio no jornal que segundo estudos realizados o óleo de coco tinha mais maleficios do que beneficios para a saúde, diziam até que o consumo de óleo de coco era pior que a de banha de porco (fiquei chocada).
Nesta receita é possível excluir o óleo de coco?
*Esta noticia também apareceu em Portugal: https://www.jn.pt/mundo/interior/oleo-de-coco-e-puro-veneno-alerta-professora-de-harvard-9749238.html
Beijinhos
Sofia Carvalho diz
Olá Inês!!
Antes de mais muito obrigada pelo carinho <3 é um prazer!
Quanto ao óleo de coco e basicamente como tudo o resto para mim. Eu acredito que tudo com peso e medida não faz mal e tudo que caia no exagero é.
Cada a cada um de nós fazer a sua avaliação e fazer o que achar melhor 😉 Eu gosto de uma alimentação o mais variada possível e sem exageros 🙂
Um beijinho muito grande 😀
Sofia Carvalho diz
Peço desculpa que me esqueci de responder à questão da substituição 😛 . O óleo de coco tem a particularidade de solidificar em quanto que outras gorduras não por isso é que não existe mais nenhuma substituição :/ , lamento.
O único alimento que tem a mesma propriedade é a manteiga de cacau, que também solidifica mas usando-a vai ficar com manteiga a saber a cacau 😀
Qualquer coisa diga 😀
Beijinhos