Este chocolate de alfarroba é simples e fácil de fazer, perfeito para vegan e alérgicos. Também ideal para quem quer comer chocolate mas não quer que tenha cafeína.
Os dramas de encontrar chocolate apto a APLV!
- Encontrar chocolate é canja e em qualquer supermercado existe chocolate, quase como o bacalhau 😛 , mil e uma formas e variedades!
- Encontrar chocolate vegan também é fácil! Basta procurar um com um teor (percentagem) grande de cacau e na maioria da vezes é completamente vegan.
- Já encontrar um chocolate apto a Aplv é quase tarefa impossível!! 🙁
Sendo assim tive que inventar e fazer!

Para quem tem filho/os alérgicos à proteína do leite sabe bem a tortura que é encontrar um chocolate apto para eles!
E não, não chega ser vegan!
O chocolate não pode conter traços! Sim aquelas letrinhas que normalmente vêem a negrito ou a frase que diz alergénios normalmente, mesmo o chocolate não contendo leite nem derivados, diz que pode conter! Ora bolas então!! E depois ainda existem aqueles que não tem leite mas tem traços ou então contem soja e/ou traços…
Not fine to me 🙁
Eu como chocolate quando me apetece, sem leite mas que pode conter, mas não posso dar ao Afonso! Nós não comemos leite nem derivados em casa para evitar cruzamentos e por mais coisas que não vale a pena falar agora, mas não sou extremista e comemos por vezes coisas que podem conter, mesmo não tendo a certeza se têm ou não. O Afonso não come!
Um exemplo dessas coisas é o chocolate e o pão ( à excepção do que compro especificamente para o Afonso e o que faço em casa, a maioria do pão pode conter traços). Agora divagando um pouco neste assunto do pão e de uma coisa tão simples:
Sabiam que uma baguete de pão tipo francês custa 1.25 cfh? E sabem quanto custa um pão limpo para o Afonso? O triplo desse valor! E sabem porque isto acontece? Porque fica caro à industria fabricar bens alimentares sem traços, porque por norma têm que ser fabricados num sitio diferente e têm que fazer testes de x em x tempo. Conclusão: Tudo o que seja limpo normalmente é mais caro 🙁

E agora voltando atrás!
Em tempos encontrei um chocolate apto a APLV que custava uns míseros 7 cfh (quase 7€) , what?!! Mas quê querem assaltar-me descaradamente? Bem… meti o rabinho entre as pernas e desisti da ideia 🙁
Não desisti foi de o fazer! 😛
Pela altura da Páscoa, fiz uns ovinhos de chocolate deliciosos que de tempos a tempos faço a versão em bombom simplesmente por serem mesmo, mesmo bons!!
Depois disso e porque queria fazer chocolate apto a APLV e umas pepitas para fazer bolachas ou algo tipo manhãzitos, peguei na receita dos ovos e alterei-a.
Quase tão simples como isso 😛
Podem utilizar cacau puro ou alfarroba, a escolha é vossa 🙂
Atenção: não esperem ter o sabor ou textura igual aos de compra pois afinal estou a usar óleo de coco em vez de manteiga de cacau e não sou chocolateira. No entanto e para uma substituição para mim é quase perfeito 😛
Importante: esta barra de chocolate não é muito doce, é quase como se comessem chocolate de 80% cacau ou mais ok? 😀

E agora a receitinha deste chocolate de alfarroba:
Chocolate ou pepitas de chocolate aptas a APLV
Ingredientes:
- 100 grs óleo de coco liquido
- 100 grs alfarroba ((ou 130 grs de cacau))
- 6 colheres sopa de açúcar coco ou outro a gosto ((uma das vezes usei Xylitol) )
Instruções:
- Colocar todos os ingredientes num recipiente alto e triturar com a varinha mágica.
- Quando obterem uma mistura liquida e homogênea colocar num tabuleiro, previamente forrado com película aderente ou papel vegetal (prefiro a primeira), e espalhar muito bem. O objectivo é criar uma barra de chocolate fina.
- Levar ao frigorífico até solidificar.Quando solidificado retirar da forma e cortar em pedacinhos ou simplesmente ir comendo em barra 😛
Notas:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que gostem deste chocolate de alfarroba e qualquer dúvida disponham 🙂
Brevemente uns geladinhos com pepitas 😛

Amei!! Tem um tempo que não como chocolate por causa do leite…depois de velha fiquei alérgica ao leite e tudo q contém.. então pra ter saúde deixei de comer certos prazeres ..Comecei a pouco tempo fazer meu próprio leite( coco, amêndoas,nozes, e tem dado certo, porque no mercado são muito caros esses leites.) gosto muito de cacau, deve ficar ótimo…
Que bom que gostou! Assim já pode comer chocolate sem problema. Beijinho e bom proveito!
Faço chocolate / bombons de alfarroba há muito tempo e ficam doces sem usar qualquer adoçante. Em Portugal vendem chocolate de alfarroba de fabrico artesanal cujo preço é bastante acessível.
Uso óleo coco bio, coloco em banho Maria até derreter, de seguida acrescento aos poucos farinha de alfarroba bio mexendo sempre em banho Maria, até ficar a consistência de chocolate derretido. Coloco em formas de silicone de bombons. Por vezes recheio com nozes. Em 30m no frigorífico e está pronto a deliciar qualquer pessoa.
[Para ficar mais consistente, pode-se derramar o creme numa pedra de mármore e voltar a derreter em banho de Maria. Sobretudo se a forma for para barras de chocolate.)
Olá Maria!
Por acaso era algo que fazia muito mas deixei de fazer e agora ou faço com cacau ou compro.
Obrigada pelo carinho, adorei saber que faz <3
Beijinhos
queria saber se tem que cozinhar ou bate no liquidificador e poẽ pra gelar?
aguardo retorno
Olá Rosiane! Não precisa cozinhar o chocolate mas precisa de derreter o óleo de coco. Bate tudo no liquidificador ou com a varinha mágica e depois coloco no frio.
Beijinho
Sofia porque não usa manteiga de cacau? Pode ter vestígios?
Adoro o seu blog!
Beijinhos
Olá Margarida!
Entretanto já falamos mas sim a manteiga de cacau tem 2 problemas, a probabilidade de conter vestígios e ser bastante cara em relação ao óleo de coco.
Fico muito feliz por gostar do blog <3 Fico de coração cheio! Obrigada!!
Beijinhos grandes
Muito bonito e útil o seu blog. Excelente trabalho.
Olá Carla!! Muito obrigada.
Fico muito feliz por gostar! Beijinho grande