Hoje trago uma baguete sem glúten e vegan bem deliciosa, fofa e além disso, é vegan e por isso apta a APLV e a alérgicos ao ovo.
Vamos lá?
Então sobre esta baguete sem glúten e vegan tenho a dizer o seguinte:
- 8 ingredientes – água, psyllium husk flocos, fermento granulado de padeiro, amido de tapioca, farinha de milhete, farinha de sorgo, sal fino e vinagre.
- Vegan e por isso apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao leite (APLV), ovo e a intolerantes a lactose.
- Sem glúten – por isso apto a celíacos e intolerantes ao glúten
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem 2 a 3 dias à temperatura ambiente.
- Congelar até 3 meses.
Alterações que pode fazer nesta baguete sem glúten e vegan:
- O amido de tapioca pode ser substituido por amido de batata, de milho ou araruta.
- A farinha de milhete pode ser substituida por farinha de arroz integral
- e a farinha de sorgo pode ser substituida por farinha de milho, sarraceno, aveia, quinoa e teff branca, mas é de notar que o sabor e a textura final irá alterar.
- Não existe substituição para o psyllium husk e se usar psyllium em pó deverá usar menos quantidade. (veja mais a baixo)
- Poderá usar o vinagre que desejar, no entanto eu prefiro usar de maçã.
Como substituir psyllium husk em flocos por em pó e vs?
Ao contrário do que possa pensar não deverá fazer troca por troca de psyllium husk em flocos por e em pó, Portanto se desejar usar psyllium husk em pó deverá usar só 85% do valor (100%) de psyllium em flocos que digo na receita.
Por exemplo e neste caso, estou a usar 14gr de psyllium husk em flocos e por isso só deverei usar 10,9 gr de psyllium em pó, que arredondaria para 11 gr .
Conselhos para que esta baguete sem glúten e vegan fique sempre bem:
- Preparar o fermento e o gel de psyllium antes ajuda não só a diminuir o tempo de levedar mas também terá muito melhor resultado no final.
- Se poder bata a massa numa batedeira, é muito mais fácil e muito mais prático.
- Não use forno com a ventoinha ligada pois irá secar rápidamente a massa tornando-a menos saborosa e fofa.
Como posso guardar, congelar e descongelar esta baguete sem glúten e vegan?
- Para guardar: depois de cozinhar deixe arrefecer completamente em cima de uma grelha. Guarde num saco zip ou congele.
- Para congelar: pode congelar até 3 meses e aconselho a congelar em fatias ou em pedaços para poder descongelar mais fácilmente, rapidamente e por doses.
- Para descongelar baguete sem glúten e vegan: retire do congelador pelo menos 12 h antes de servir e deixe a descongelar à temperatura ambiente. Se o usar o mesmo saco zip aconselho a colocar uma folha de papel de cozinha dentro para absorver o excesso de humidade há medida que descongela.
Acompanhe esta baguete sem glúten e vegan com:
- um chá como por exemplo o chá de gengibre e limão ou o de hibisco
- café
- Golden Milk
- Refrigerante caseiro de kefir de água
- Ou bebida vegetal, até tenho esta que se faz em 5 minutos
Outras sugestões que talvez goste:
- Muffins de vegetais vegan e sem glúten
- Folar da Páscoa vegan – sem plv e sem ovo
- Panquecas de cenoura sem leite,lactose nem glúten
- Bolinhas de maçã e aveia (energéticas e saudáveis)
- mas também Como fazer fermento natural sem glúten
Baguette sem glúten e vegan
Equipamento necessário:
- Forno
Ingredientes:
- 270 gr água
- 14 gr psyllium husk (em flocos)
- 4 gr fermento granulado de padeiro
- 95 gr amido de tapioca (polvilho doce)
- 80 gr farinha de milhete
- 80 gr farinha de sorgo
- 5 gr sal fino
- 1 colher de chá vinagre
Instruções:
- Comece por colocar numa taça o psyllium e 200 gr de água, envolva tudo muito bem e reserve. O psyllium irá absorver a água e criar uma espécie de gel super espesso.14 gr psyllium husk, 270 gr água
- Noutra taça coloque a restante água (70gr) e aqueça-a até estar morna, à volta de 36º, de forma a colocar um dedo dentro por 10 segundos sem se queimar. De seguida acrescente o fermento de padeiro e misture tudo muito bem, reserve.270 gr água, 4 gr fermento granulado de padeiro
- Na taça da batedeira coloque o sal, amido de tapioca, milhete e o sorgo. Envolva tudo muito bem.95 gr amido de tapioca, 80 gr farinha de milhete, 5 gr sal fino, 80 gr farinha de sorgo
- À mistura anterior acrescente o vinagre, o gel de psyllium e o fermento activado.1 colher de chá vinagre
- Leve a taça à batedeira e bata em médio, na minha é um 2, por mais ou menos 10 minutos. Aconselho, nos primeiros 5 minutos, a parar algumas vezes a batedeira para juntar todos os ingredientes a meio e verificar que não tem farinha no fundo da taça. Este processo é quase como se estivesse a desenvolver o glúten, e a massa ao fim dos 10 minutos estará a descolar da taça como se fosse uma massa com glúten. Este processo também dá para fazer à mão, mas leva muito mais tempo até ter uma massa “elástica” e sem pegar, além de que é um pouco pegajosa.
- Depois da massa amassada, retire da taça forme uma bola, ela pode pegar um pouco mas não muito, se pegar um pouco pode enfarinhar levemente, transfira para uma taça de vidro, cubra-a com filme de cozinha e deixe levedar por 1h min a 1h e 30 min ou até duplicar de tamanho, num local quente (costumo deixar a levedar dentro do forno desligado com a luz acesa para que levede mais rapidamente). Se desejar pode deixar a levedar na mesma taça onde amassou a massa, gosto de trocar para uma de vidro para conseguir ver se já levedou ou não.
- Forre um tabuleiro de forno com um papel vegetal e enfarinhe um pouco.
- Passado esse tempo, transfira a massa para cima de uma bancada enfarinhada e amasse um pouco e forme uma bola, sim vai retirar todo o ar mas não se preocupe. SE necessário enfarinhe a bancada e a massa à medida que a for trabalhando.
- Divida a massa em 2 e forme 2 cilindros com mais ou menos 30 cm de comprimento.
- Coloque cada um dos cilindros em cima do tabuleiro forrado anteriormente bem separados um do outro. Depois no meio dos dois cilindros levante um pouco o papel vegetal e forme uma lomba para que ao crescerem as baguettes não se toquem. Deixe levedar mais 30 a 45 minutos ou até terem duplicado de tamanho.
- Mais ou menos 15 minutos antes de as colocar no forno, pré aqueça-o a 220º cima e baixo e sem ventilação.
- Depois da massa levedada faça cortes na diagonal, mais ou menos 4 em cada baguette.
- Agora que o forno está pré-aquecido coloque o tabuleiro das baguettes no forno e cozinhe-as por 40 minutos ou até estarem ligeiramente douradas e se lhes der pequenos toques irão parecer ocas.
- Por fim retire-as do forno e sirva de imediato ainda quentes ou deixe arrefecer completamente em cima de uma grelha.
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado desta baguete sem glúten e vegan e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Sofia Carvalho diz
.