Tenho vários artigos sobre iogurtes vegetais e receitas, no entanto, uma das perguntas que mais me fazem é como escolher probiótico para fazer iogurte vegetal, por isso hoje vou esclarecer só essa dúvida.
Existem 3 tipos de cultura que podem usar para fazer iogurtes em casa e podem ver essa informação neste artigo, mas hoje vou só falar de probióticos.
Vamos lá?
Índice
- O que são probióticos?
- Os probióticos são muito usados em iogurtes e leites fermentados, os mais conhecidos são os chamados Lactobacilos.
- Existem muitos tipos de probióticos, na verdade todos os produtos fermentados têm probióticos, tal como o fermento natural e o chucrute .
- Por essa razão, é que cada vez mais pessoas querem consumir produtos fermentados para assim aumentar a saúde do intestino.
- Como escolher probióticos para fazer iogurtes vegetais?
- Que quantidade de probióticos devo usar fazer fazer 1 lt de bebida vegetal?
- Existem outras formas de fermentar/fazer iogurtes vegetais em vez de probióticos?
- Outras artigos com questões sobre probióticos e iogurtes vegetais:
- 8 receitas para usar os probióticos:
O que são probióticos?
Eles são bactérias já existentes, normalmente na nossa flora intestinal, além de Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus Thermophilus, entre outras mais estirpes.
Eles têm a função de auxiliar o funcionamento do intestino e de nos proteger de bactérias más.
O consumo regular deles irá ajudar a aumentar as bactérias boas do intestino, regular a flora intestinal, proteger-nos contra possíveis infecções, mas também ajudar na absorção dos nutrientes que ingerimos.
Os probióticos são muito usados em iogurtes e leites fermentados, os mais conhecidos são os chamados Lactobacilos.
Existem muitos tipos de probióticos, na verdade todos os produtos fermentados têm probióticos, tal como o fermento natural e o chucrute.
Por essa razão, é que cada vez mais pessoas querem consumir produtos fermentados para assim aumentar a saúde do intestino.
Como escolher probióticos para fazer iogurtes vegetais?
- Deverão ter lactobacillus e Streptococcus – pois existem várias estirpes e só existe vantagem em haver várias.
- Também podem ter bifidobacterium pois não há problema
- Não devem conter prebióticos e aditivos como cálcio e vitaminas – por vezes encontra-se muito este tipo de produtos nos multivitamínicos. Na minha experiência não funcionam para fermentar, pois umas coisas interferem com as outras e assim impede a fermentação.
- E se recomendarem algo tipo regulador intestinal também não aconselho, porque têm muitas outras coisas.
Portanto, o ideal é manter as coisas simples.
O sucesso na escolha está em manter as coisas simples, ter lactobacillus, Streptococcus e talvez bifidobacterium, não muito mais.
Em primeiro lugar, lembrem-se que estamos a falar de fermentação e de iogurtes, não de produtos para consumo direto! Por essa razão as culturas têm que ter o mínimo de ingredientes possíveis.
Neste momento uso este da Now (ando sempre a experimentar novos), mas já usei o Beneflora e o Renew life.
Nota importante sobre o probiótico da Now: este produto é fabricado na mesma fábrica onde utilizam alergenos como o leite, no entanto, e após contacto esta é a resposta que obtive: Bom para quem tem preocupações com soja ou laticínios e é uma excelente opção para a maioria. "Não fabricado com ingredientes de trigo, glúten, soja, leite (laticínios), ovo, peixe, marisco ou nozes". No entanto , é fabricado nas mesmas instalações que usam desses produtos. Essa declaração contém informações sobre nossas instalações de GMP facility (fábrica com boas práticas de fabricação). Isso inclui uma segregação cuidadosa de possíveis alérgenos, bem como limpeza completa de equipamentos, pisos, paredes e tetos, projetados para evitar a contaminação cruzada por alérgenos. Por essa razão o risco associado a este produto da Now é extremamente reduzido, mesmo assim, e em caso de dúvida escolha outro. Existem várias soluções no mercado. Exemplo do Beneflora e o Renew life.
Que quantidade de probióticos devo usar fazer fazer 1 lt de bebida vegetal?
É quase impossível dizer, lamento, mas esta é a resposta mais rápida que tenho.
Isso vai depender de marca para marca, de quantas bactérias vivas existem no probiótico, etc.
No entanto, existe um truque que pode usar:
- costumo aconselhar 1 colher de chá de probiótico em pó ou 1 cápsula por cada litro. Se depois de fermentar estiver muito ácido, da próxima vez deita menos, se estiver pouco ácido, deve acrescentar mais.
Existem outras formas de fermentar/fazer iogurtes vegetais em vez de probióticos?
A resposta é sim!
Tal como descrevo neste artigo, pode também usar iogurtes de compra, um iogurte de outra “fornada” que tenha feito, fermentos lácteos, Rejuvelac e até água de kefir.
Portanto, tudo depende do seu objetivo e das suas restrições alimentares.
Outras artigos com questões sobre probióticos e iogurtes vegetais:
- IOGURTES VEGETAIS A PARTIR DE QUE IDADE? Leiam esse artigo que escrevi.
- Como fazer iogurtes vegetais?
- Benefícios de consumir iogurte e probióticos
- E receitas há? Claro que há! Vejam aqui.
- E aqui todos os artigos sobre iogurtes
8 receitas para usar os probióticos:
- Iogurte de arroz
- Este Iogurte de aveia e coco
- O Iogurte de caju
- Iogurte de aveia com leite caseiro
- o Iogurte de chocolate com leite de soja
- Iogurte de coco super fácil , mas também
- o Iogurte de amêndoa firme com leite de compra
- Iogurte de amêndoa com amêndoa triturada
Espero ter conseguido responder às vossas questões sobre tipos de cultura para iogurtes. No entanto, qualquer dúvida disponham!
Artigo baseado na minha experiência, no Cultures for Health , GO Dairy free e na DGS
anônimo diz
Estava altamente estressante tentar ler pelo celular por que os anúncios estavam O TEMPO TODO cobrindo o conteúdo e eu não conseguia ler o que estava escrito, e ainda haviam alguns que eu não alcançava o “x” pra remover pq estava deslocado na tela pra lateral. Desisti de ler o resto, o que é triste pq parecia ser um artigo muito bem feito, mas não adianta nada um texto bem redigido se ele está IMPOSSÍVEL DE LER.
Sofia Carvalho diz
Olá, lamento o inconveniente, no entanto como é um conteúdo grátis esta é a unica forma que tenho para conseguir continuar a partilhar conteúdo de forma grátis para vocês.
Agradeço a sua opinião e irei ver uma melhor forma para que tudo seja mais fácil de aceder e com uma melhor experiencia para o utilizador.
Beijinho e obrigado pelo apoio
Márcia Montenegro diz
Olá, Sofia,
O meu filho tem mais ou menos os mesmos problemas que o filho da Benedita (comentário anterior) e por isso eu queria começar a fazer eu própria os iogurtes para ele, mas tenho dúvidas de se os probióticos que a Sofia aconselha podem ser consumidos por bebés de 1 ano. Eu tinha visto que o da beneflora, por exemplo, indica para maiores de 3 anos. Será que o da Now pode ser? Não encontro essa info.
Eu já tinha deixado um comentário anterior, mas não obtive resposta, nem aparece aqui…
Muito obrigada pela sua ajuda preciosa!
Sofia Carvalho diz
Olá Márcia,
Lamento saber dos problemas de saúde do seu filho, não é fácil…
Os comerciantes dizem para mais de 3 anos quando o produto é tomado simples e directamente, você não deve dar probióticos directamente antes dos 3 anos a menos que a pediatra ou medica assistente o aconselhe.
No entanto, pode usa-los para fazer iogurtes, 1 capsula de probiótico dá para 1lt de bebida (iogurte), por isso será mais ou menos a quantidade de bacterias que terá um iogurte de compra 🙂 Espero ter ajudado a tirar a sua dúvida.
Aconselho a usar o probiótico da Now foods que costumo comprar na Iherb aqui: https://iherb.co/ebekhCx .
Penso que o beneflora já não se encontra à venda.
Beijinho
Ines diz
Olá, nós comentários da now diz que não é aconselhável para fazer iogurtes. já li em alguns sítios que os probióticos em cápsulas, por não serem próprios, as bactérias morrem antes de chegar aos intestinos. Já aprofundou o tema? Será que não morrem todos? Queria começar a fazer, mas tenho essas dúvidas. Obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Inês, isso é algo estranho de ler porque eu fermento iogurtes com os probióticos da now foods há uns 5 anos e nunca falharam.
Quando ao seu sucesso em termos de capsula, além de eu as usar para fazer iogurtes também as uso quando o meu intestino precisa de uma ajuda extra ou preciso de equilibrar a flora intestinal (quando por exemplo estou doente ou tomei antibióticos) e funcionam sempre, por isso não acredito que morram porque se não não faria efeito.
Essa é a marca que uso há anos e não tenho razões de queixa.
Espero ter ajudado.
beijinho
Catia diz
Alergias se combate com a dieta do tipo sanguíneo!
Sofia Carvalho diz
Olá, obrigado por deixar a sua opinião. 😊
Benedita diz
Olá Sofia, sou novata nestas questões das alergias. O meu filho não pode comer nada com leite de vaca…pelo que tenho substituído tudo. O leite foi muito fácil, aceito logo o de aveia sem estranhar. Mas os iogurtes é um problema ele adora iogurte e comia os de fruta batida da mimosA, até eu descobrir que não pode … Já experimentei vários iogurtes vegetais e ele os de coco de morango por exemplo do Lidl gosta do sabor mas tem pedaços e mal apanha um acabou não come mais…. Todos os que comprei tem pedaços….e de soja não pode ser… Então ia experimentar fazer! Alguma das receitas que tem é cremosa? E como adicionar o morango sem ficar com pedaços? Muito obrigada pelo seu contributo nesta área das alergias
Sofia Carvalho diz
Olá Benedita, tenho um curso de iogurtes vegetais dedicado a esse assunto e muito mais 🙂
Quanto aos de compra, que acha de triturar o iogurte antes de lho dar?
Quanto aos caseiros, só deve misturar a fruta no máximo um dia antes de servir ou na hora. No caso do seu filho aconselho a triturar bem a fruta antes de servir e adicionar em puré.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida disponha
Jader Barbosa diz
Boa tarde! Meu nome é Jader Barbosa, tenho 66 anos e já faço iogurte caseiro para consumo próprio a longo tempo. Utilizo sempre leite vendido em saco plástico e iogurte natural, 150 ml, para preparo do iogurte. Após ler o livro “Super Intestino”, fique impressionado com os tipos de Lactobacillus. Estou procurando o Lactobacillus reuteri, em drágeas para tentar realizar este novo preparo de iogurte. Solicito informações adicionais ou sugestões. Agradeço antecipadamente e fico no aguardo.
Sofia Carvalho diz
Olá Jader, lamento mas não o consigo ajudar nessa questão.
Tente perceber se essa estirpe existe em probióticos de capsula.
Bom proveito
Suely diz
Bom dia! Qdo vc fala em cápsulas de probioticos pra fazer iogurte, são as cápsulas que a gente toma mesmo? Ou seja, abre a cápsula e coloca no leite? Obrigada!!!
Sofia Carvalho diz
Olá Suely, sim essas mesmo 🙂 Tenho um artigo completo aqui https://criarcomercrescer.com/2020/07/como-escolher-probioticos-para-iogurte.html que a ajuda a escolher as melhores para fermentar iogurtes 🙂
MARILEIA DE SOUZA diz
BOA TARDE! DESEJO FAZER IOGURTE CASEIRO( GRÃO DE BICO, AVEIA, ETC …..) MAS EXISTEM PROBIÓTICOS VEGANO SEM LACTOSE, PARA A FERMENTAÇÃO?? NA FORMA DE PÓ OU CAPSULAS??? PODE INDICAR MARCA??? TENHO INTOLERÂNCIA A LACTOSE.
Sofia Carvalho diz
Olá Boa tarde, sim existe. Costumo usar o da Now foods e compro na Iherb online.
Bom proveito
Joao domingos pelozio diz
Boa tarde quero fazer queijo de leite de coco e pra isso preciso fazer iogurte de leite de coco entao preciso o probiotico
Sofia Carvalho diz
Olá João, para fazer o iogurte também pode usar um iogurte como cultura em vez do probiótico se desejar. O probiótico que uso é o da Now e compra na Iherb.
Bom proveito