É isso mesmo que leram! As minhas receitas não são para bebés!
Não tenho por hábito criar títulos sensacionalista mas queria chamar a atenção para algo muito importante.
As minhas receitas não são só para bebés!
Eu não faço comida específica para o blog nem para o Afonso, o que vos apresento aqui faz parte do que comemos, e vamos comendo ao longo da nossa vida.
Passo muito tempo na cozinha e por isso não há cá dois pratos! O que comerem os adultos come o bebé!
Quando comecei a alimentação complementar comecei pela abordagem tradicional de sopas e papas (raras foram elas), mas a introdução alimentar do Afonso foi tão penosa para nós…. Alguns de vocês já sabem mas muitos serão aqueles que não fazem ideia, o Afonso é alérgico à soja e ao leite animal fora isso ele fez alergia a quase todos os alimentos que comeu pela primeira vez.
Ora então o Afonso com quase 8 meses comia nem uma dúzia de alimentos diferentes.
Começamos a alimentação com quase 5 meses, digo-vos que se fosse hoje não o tinha feito e esperava pelos 6 meses. Ele fez reacção alérgica a todos os alimentos novos que comeu da primeira vez até quase aos 8 meses.
Imaginem:
- dou cenoura
- faz reacção alérgica
- paro de dar
- espero que passe a reacção
- dou novamente
- já não fez e está tudo bem
Cada introdução de alimento novo demorou uma semana a 15 dias!
Todo este processo fez-me pensar e repensar, daí que tirado a sopa que fazia sempre e normalmente comia pela nossa mão, tudo o resto comia com as mãos dele e como nós.
Somos adeptos da Baby Led Weaning, nunca o fizemos a 100% mas vejo que em relação a outros miúdos o Afonso está muito mais desenvolvido a comer do que os que fazem a introdução alimentar tradicional. Nada contra atenção! Também comecei por ai e depressa me apercebi que o caminho que ele queria percorrer era outro 🙂 . Aprendi muito a ler o meu Afonso.
As minhas receitas não são só para bebés mas sim também para a família!
Nós damos o exemplo e o bebé vai querer comer de tudo o que a gente come por isso tudo o que é feito cá em casa é pensado para todos.
A minha definição de saudável pode não ser a mesma que muitos de vós mas mais tarde falo sobre isso 😉
90% do que se come cá em casa sou eu que faço!
Por duas simples razões, em primeiro lugar porque escolhemos eu ficar em casa com o Afonso devido às alergias dele, segundo porque reajustei e tive que criar uma alimentação diferente também por causa das alergias pois deixamos de comer quase tudo o que tivesse leite e/ou soja. Assim surgiu este blog que é o Uma Colher de Papa!
Todas as nossas receitas são sem açúcares refinados! Só uso adoçantes naturais como fruta, açúcar de coco e xaropes. Porquê? Porque o açúcar refinado é completamente despido de nutrientes. Tento usar o mínimo possível de “adoçantes” sejam eles fruta ou não. Como já devem ter reparado as minhas receitas não são muito doces, são doces qb e para nós é mais que suficiente 🙂
Partilho com vocês principalmente receitas de lanches, pequenos almoços e sobremesas simplesmente porque é onde tive mais dificuldade nesta readaptação que são as alergias alimentares. Isso não quer dizer que as refeições principais não sejam boas para partilhar 😛
Até a 1 ano de idade tudo que era feito cá em casa era sem sal e depois acrescentávamos nós a gosto. Acreditem que é um grande passo para que o vosso paladar se reajuste. Vocês nem imaginam a quantidade de sal que poupei num ano, sério! E agora quando comemos algo no ponto (como muitos dizem) acho que está salgado.
Assim já não tenho que pensar em demasiadas refeições e todos comemos igual!
Sendo assim façam as nossas receitas não só para os vossos bebés mas também para vocês, tenham uma alimentação o mais saudável possível 🙂
Cá em casa é sem extremismos e sem fundamentalismo 😉
Um beijinho grande
Deixe um comentário