Os fermentos lácteos que podem ser consumidos por alérgicos ao leite, APLV e também por veganos. Sei que muitos têm medo da palavra láctea mas nem sempre ela é perigosa para os nossos filhos.
Visto que existem ainda muitas dúvidas sobre os fermentos lácteos. Se são ou não aptos a APLV decidi escrever um post só para isso 🙂
Tal como vos tinha explicado aqui no post sobre “iogurtes, fermentos, probióticos e prebióticos” os fermentos lácteos são culturas de bactérias feitas em laboratório.
Essas culturas são compostas por bactérias, normalmente pela Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus Thermothilus, mas pode ter outras, e por açúcar.
Açúcar esse que pode ser de origem animal , como a lactose (açúcar do leite) , ou outro açúcar tal como a maltodextrina, normalmente a mais utilizada em fermentos e probióticos vegetarianos.
Como são constituídos os fermentos lácteos seguros para APLV?
Os fermentos lácteos aptos/limpos para APLV são normalmente constituídos por bactérias (probióticos), acima descritas, e por maltodextrina (açúcar).
Ainda assim, têm que ter atenção se contêm vestígios ou não de produtos lácteos, tais como leite em pó, lactose ou mesmo vestígios .
Então, aqui ficam alguns exemplos e como os identificar:
Encontrei vários exemplos de fermentos lácteos e probióticos cultivados em ambas as culturas, assim irá perceber melhor do que falo.
Mas atenção que esta informação é a titulo completamente informativo e não serve de maneira alguma para publicitar qualquer um deles!
Vejamos:
Como podem verificar o da Beneflora é considerado Probiótico e fermento lácteo por conter bactérias.
No entanto é limpo por não conter leite nem vestígios.
O segundo e apesar de dizer para iogurtes de soja também pode ser utilizado para fazer iogurtes vegetais e não vegetais, mas considero-o pobre por conter só uma bactéria probiótica.
Este último está completamente eliminado e não pode ser usado em alérgicos ao leite e/ou lactose pois a cultura dele é leite em pó.
Alguns casos, como o da marca Midzo, que são vegetarianos, mas não podem ser consumidos por alérgicos por causa da contaminação cruzada.
Já percebi, mas se ainda assim tiver dúvidas?
Em caso de dúvida contacte sempre a marca do produto. É sempre a melhor forma de manter um alérgico seguro.
Eu utilizo o da Beneflora e contactei a marca para ter a certeza absoluta que era limpo.
Para finalizar:
Portanto, só precisa de saber escolher a sua cultura/fermento lácteo para poder ser ingerida por alérgicos.
Consegui tirar-vos essas dúvidas? Então, se tiverem questões estejam à vontade 😉
Agora que aprendeu mais sobre fermentos lácteos podem começar a fazer os vossos iogurtes em casa 🙂 Aqui podem ver todas as nossas receitas.
Nota : Info , fotos e detalhes dos fermentos retirada do site Celeiro
Hiorrany diz
Olá flor! probiótico da probiatop é limpo para alergico a proteína do leite? pediatra passou para meu bebê!
Sofia Carvalho diz
Olá! Não conheço, mas se foi o pediatra que passou suponho que ele saiba o que anda a fazer 🙂
Beijinho
Fran diz
Meu bebe tem aplv a medica passou colidis pra ele toma… esse e limpo de vestigio de leite
Sofia Carvalho diz
Olá Fran, não conheço esse, terá que experimentar a ver se dá resultado.
Beijinho
Elsa diz
Olá bom dia, sou vegan e sempre que por acidente ingiro lactose, a minha pele denuncia tal fato através do rebentamento de espinhas e furunculos faciais. Esta semana que passou aconteceu de uma forma bastante agressiva a nível de infecção e como tal estive a analisar o porquê. Dei conta que a única coisa que comi de diferente foram 4 iogurtes de soja da marca pingo doce s fui verificar o rótulo. Lá menciona que têm fermentos vivos de iogurte. Esses fermentos, independentemente do açúcar usado, podem ser de origem animal e estar a provocar esta reação? Com os da alpro nunca me aconteceu. Obrigada.
Sofia Carvalho diz
Olá Elsa, a menos que tenha alergia alimentar não vejo que tenha algo a ver, principalmente porque falamos de vestígios e não em quantidades que fizessem o que descreve. No entanto é a minha opinião e experiência que tenho, não sou médica. A maioria dos fermentos lácteos são criados em laboratório sem leite nem lactose.
Não terá sido coincidência, comidas mais condimentadas e oleosas ou alteração hormonal?
Beijinho e as melhoras <3
Otília Duarte diz
Boa noite. Estou a tomar antibiótico devido a infecção urinária. Comprei probiótico. Bio Kult. Nós ingredientes dizlactobacillusdalivariusPXN57 TM (soja e leite).Depois os alergenios contém soja e leite usados na fermentação.Os vestígios de leite estão num nível que não afeta quem tem intolerância a lactose.Gostava imenso da sua opinião.O que faz quando o seu menino precisa tomar medicamentos. Eu fico em pânico.
Sofia Carvalho diz
Olá bom dia! É você que está a tomar o antibiótico ou o bebé?
Esse probiótico não é aconselhável a alérgicos ao leite e soja pois podem contem leite e soja.
Ao Afonso evito dar medicação mas às vezes é necessário. Quando está mais fraco tento reforçar o consumo de probióticos para estabilizar a flora intestinal com alimentos fermentados como o iogurte 🙂
Beijinho