Esta galette de dióspiro, ou tarte rústica, é não só super deliciosa como super fácil e rápida de fazer. Irá ter uma sobremesa que impressionara toda a gente, perfeita para o Outono e Inverno, com uma crosta bem crocante e um recheio suave e bem docinho.
Vamos lá!
O que é uma galette?
Uma galette é simplemente a forma de tarte mais rápida de sempre, até porque é só estender a massa de forma plana, rechear e fechar as laterais. A crosta é bem crocante e estaladiça e o recheio pode ser aquilo que desejar, doce ou salgado como nesta minha tarte de cebola caramelizada.
E apesar de as galettes terem um aspeto bastante rústico, são muito bonitas e perfeitas para servir como sobremesa, servida simples, com iogurte ou uma bola de gelado.
Então sobre esta galette de dióspiro tenho a dizer o seguinte:
- 5 ingredientes – dióspiros de roer, canela em pó, gengibre, açúcar mascavado e uma base de massa quebrada.
- Vegan e por isso apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao leite (APLV), ovo e a intolerantes a lactose.
- Sem glúten – por isso apto a celíacos e intolerantes ao glúten, desde que use uma base de acordo com a sua restrição alimentar.
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem 2 a 3 dias à temperatura ambiente.
- Não aconselho a congelar.
Alterações que pode fazer nesta tarte rústica de dióspiro:
- Pode usar a base de tarte que desejar e de acordo com as suas restrições alimentares. Neste caso uso massa quebrada mas pode usar também massa folhada se desejar.
- Apesar de esta ser uma galette de dióspiro pode usar a mesma técnica e ingredientes para fazer tarte de pêra e/ou de maçã.
- Pode usar qualquer açúcar da sua preferência desde que seja granulado.
Conselhos para que esta galette de dióspiro fique sempre bem:
- Não encha demasiado o interior da massa, para que não fique demasiado cheia e não só consiga fecha-la como também cozinhe perfeitamente.
- Use dióspiros de roer como por exemplo os fuyu, que foi os que usei. Não aconselho usar dióspiros moles porque têm demasiada humidade e vão tornar a base mole e sem graça.
- Pincele a parte de base virada das laterais com um pouco de molho que sobrou do recheio ou com bebida vegetal e polvilhe um pouco de açúcar mascavado, assim terá uma tarte não só deliciosa como muito bonita e apelativa ao olho.
Como posso guardar, congelar e descongelar esta galette?
- Para guardar: depois de cozinhar deixe arrefecer completamente em cima de uma grelha e depois pode colocar num prato e tapar com papel vegetal ou um pano.
- Para congelar: não aconselho a congelar
- Para servir esta galette de dióspiro: sirva ainda quente com iogurte ou com uma bola de gelado ou simplesmente simples.
Outras sugestões que talvez goste:
- Compota de dióspiro e chia saudável
- Sobremesas sem leite deliciosas e saudáveis
- 25 receitas de Natal para alergia ou intolerância
- Muffins de maçã sem açúcar vegan
- Pão de banana
- Mas também esta tarte de maçã rápida e fácil
Galette de dióspiro
Equipamento necessário:
- Forno
Ingredientes:
- 5 unidades dióspiros (pequenos de roer (usei fuyu)- maduros mas ainda rijos, mais ou menos 500 gr depois de retirar sementes e casca)
- 2 colheres de chá canela (em pó)
- 1/2 colher de chá gengibre (em pó)
- 2 colheres de sopa açúcar mascavado (ou outro granulado a gosto)
- Qb açúcar mascavado (para colocar por cima da massa (mais ou menos 1 colher de chá ))
- 1 massa quebrada (de compra ou caseira)
Instruções:
- Comece por pré-aquecer o forno a 180º cima e baixo com ventilação.
- De seguida lave e retire a pele dos dióspiros. Para ser mais fácil costumo cortar o dióspiro primeiro a meio, retiro o topo verde e depois retiro a pele com um descascados de batatas.5 unidades dióspiros
- Depois corte os dióspiros às fatias, retirando e descartando as sementes se as houver.
- Coloque as fatias numa taça média grande e acrescente a canela em pó, gengibre e o açúcar .2 colheres de chá canela, 1/2 colher de chá gengibre, 2 colheres de sopa açúcar mascavado
- Misture tudo muito bem com uma espátula ou se preferir com as mãos até as fatias de dióspiro estarem cobertas com as especiarias e açúcar de forma mais ou menos homogénea.
- Sobre um tabuleiro de forno abra a massa quebrada e coloque a mistura de dióspiro, espalhando-os por cima, mas deixando mais ou menos 5 cm em toda a volta sem nada.1 massa quebrada
- De seguida, dobre as partes de fora para dentro sobre os dióspiros de modo a criar uma espécie de barreira em toda a volta
- Depois, pincele com um pouco da sobra de molho da taça dos dióspiros ou com um pouco de bebida vegetal para que fique douradinha.
- Por fim, coloque um pouco de açúcar mascavado sobre a massa em toda a volta. É opcional mas ficará muito mais bonita e apelativa.Qb açúcar mascavado
- Leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até a massa estar completamente cozinhada e dourada em toda a volta.
- Após esse tempo retire do forno e sirva ainda quente ou deixe arrefecer antes de servir.
Notas:
- receita daminha massa quebrada aqui.
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado desta galette de dióspiro e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
[…] Galette de dióspiro […]