Se é possível fazer rabanadas saudáveis sem leite e sem ovos? E até mesmo sem açúcar? Sim é possível!
Estas rabanadas são super suculentas e deliciosas mas saudáveis! E o mais importante os alérgicos ao leite (aplv) e aos ovos podem comer sem culpas e sem riscos.
Ora bem… vocês já sabem que gosto de desafios e conseguir ultrapassa-los é sempre uma grande vitória pessoal para mim.
É um pouco parvo (e muito exagerado kakakaka porque a única coisa que me tira o sono é o Afonso 😛 ) da minha parte falar nestas coisas desta maneira mas a verdade é que quase que não durmo até conseguir encontrar soluções e substituições para as nossas receitas favoritas. Mas não só as nossas , as vossas também
Não foi fácil descobrir uma forma de ter rabanadas saudáveis, que não tivessem leite nem ovos e ficassem realmente parecidas com as originais. Depois de muitas voltas e com a inspiração do leite creme fez-se luz!
O que posso eu dizer destas rabanadas saudáveis?
- Que poderiam ser mais saudáveis se usasse pão integral. (shame) mas infelizmente quase todos os teste e filmagem foram feitos com o pão do marido, cacete branco, ups! Mas já sabem se quiserem torna-las ainda mais saudáveis podem fazê-lo
- Não são fritas em gordura nenhuma (é isso mesmo que leram!)! Não são assadas no forno (que normalmente as deixam secas se não a demolharmos bem). E claro não leva nenhum tipo de açúcar refinado.
- Não levam leite nem ovos e por isso podem ser consumidas por todos os vegetarianos/vegan e por todos os alérgicos que não podem comer as versões ditas normais.
- São feitas com um “molho” (se assim lhe posso chamar)! Que depois pode ser usado como calda na hora de servir e digo-vos que quem as comer não se vai queixar da calda extra 😉 . Como sabem tento pensar nos pequeninos que comem sem calda e nos gulosos que gostam delas bem recheadas.
- Consegui a caramelização que pensava impossível, aquela cor amarela que só os ovos conseguiam dar e o sabor das tradicionais que não lhe ficam nada mas mesmo nada atrás! (confesso que me sinto orgulhosa)
- Sou super, hiper suspeita mas são as melhores rabanadas que comi até hoje! Acreditem que eu até nem gostava muito de rabanadas mas depois de acertar a receita comi meio cacete de rabanadas (não contem a ninguém ), as ditas resultantes desse excelente e delicioso sucesso.
Mais sugestões que poderá gostar:
Claro que esta receitinha tinha que vir com vídeo
NOTA: No vídeo o creme está mais espesso do que irá ficar aí em casa porque entretanto descobri a técnica infalível para o uso de todos os leites vegetais. Leites mais líquidos tipo de arroz irão necessitar de mais amido e os mais grossos ou que engrossam com o cozinhar levam menos.
E agora a receita destas maravilhosas rabanadas saudáveis e apetitosas:
Rabanadas saudáveis sem leite, ovos nem açúcar – vegan
Ingredientes:
- 1/3 baguete pão tipo francês
Para molho (calda)
- 1 chávena leite vegetal ((o que gosto mais de usar é de caju e arroz por serem mais neutros em sabor))
- 1/2 colher de sopa de amido de milho ou araruta ((se usarem leite de arroz irão necessitar de 1 colher de sopa))
- 1/2 colher de chá canela em pó
- 1/8 de colher de chá de curcuma em pó ((opcional mas serve para dar aquela cor dourada e não não vai saber a curcuma))
- 1 colher de sopa xarope de coco ((podem provar e colocar mais se desejarem))
Instruções:
- Cortar o pão em fatias com mais ou menos 1.5 / 2 cm de espessura. Reservar
Para molho (calda)
- Numa panela colocar o amido, curcuma e canela e deitar o leite aos poucos dissolvendo bem os ingredientes.
- De seguida colocar o xarope de coco e mexer sempre até a mistura engrossar um pouco.
- Após engrossar transferir para um prato fundo. Deixar amornar a mistura antes de demolharem o pão para que não se queimem.
- Colocar uma frigideira antiaderente em lume brando.Não coloco nenhum tipo de gordura na minha frigideira porque ela não necessita mas se acharem necessário pincelem com óleo de coco, azeite ou o que preferirem 😉
- Demolhar cada fatia de pão no molho até o sentirem bem molhadinho e seguidamente colocar na frigideira.Repetir o processo até terminar o pão.Se sobrar molho coloquem por cima do pão na frigideira.
- Deixar “fritar” até alourar, virar e alourar do lado contrario.
- Quando estiverem douradinhas retirem e coloquem sobre o prato desejado para servir.
- Podem fazer molho extra e colocar à parte para que os mais gulosos possam ter uma calda deliciosa e saudável . Também irá servir para usar no dia seguinte pois estarão um pouco mais secas 😉
- Bom apetite e deliciem-se <3 🙂
Vídeo:
Notas:
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenham gostado e experimentem.
Bárbara Graça diz
Obrigada pela partilha da receita!
A quadra natalícia já passou, mas como estamos em janeiro, podemos dar-nos ao luxo de uns caprichos saudáveis pensando nas janeiras (e estes docinhos sabem bem em qualquer altura, não é?)
Eu e o meu filhote de 4 anos somos alérgicos ao leite de vaca e ao ovo. Tentei fazer umas rabanadas, mas não correu mt bem.
Acho que estas deverão ser realmente uma delícia e melhor que tudo, simples de confecionar!
Depois darei um feedback!
Sofia Carvalho diz
Olá Bárbara, Acredito que apesar de algumas receitas serem mais de uma época ou outra se podem comer todo o ano 🙂 Só é necessário ter pão duro ou não 😉
Espero que se deliciem com esta receita tanto como nós gostamos cá em casa 🙂
Espero a sua opinião 😀
Um beijinho
Susete diz
Boa noite, vou fazer só uma dúvida qual o cacete? Obrigada bom Natal ?
Sofia Carvalho diz
Olá!! Aqui na Suiça compramos uns tipo francês que são pequenos e finos. No entanto para a receita pode usar qualquer 1, aconselho a cortar as fatias finas. Beijinhos e feliz Natal!!