Quando comer só brócolos se torna desinteressante nada melhor que pegar neles e começar a inventar! Desta vez saíram uns croquetes de brócolos crocantes por fora e húmidos por dentro.
Estes croquetes são super deliciosos e nutritivos. Até os mais desconfiados vão gostar deles e as crianças também!
Arrisco-me a dizer que mesmo as crianças mais esquisitas vão gostar porque eu própria sou um pouco esquisita no que toca a vegetais. Culpada! Apesar de hoje em dia já devorar brócolos só com sal e azeite antigamente não era bem assim. O sabor a brócolos nestes croquetes não é muito intenso mas sabe a brócolos, o queijo é subtil mas a combinação é fantástica.
Estes croquetes de brócolos conquistaram as bocas aqui de casa!
O Afonso está a entrar na fase selecção e o que não lhe agradar à vista nem sequer prova. Faz parte!
Se bem se lembram também acontece connosco, afinal quem é que em adolescente não gostava de vegetais e salada? E que passado meia dúzia de anos as coisas mudaram completamente? Culpada! Lembro-me bem o que a minha mãe nos chateava por não comermos salada (entre outras coisas) a não ser na sopa e hoje em dia o que mais quero são legumes e salada (mas confesso que sou esquisitinha , ups)
Esta receita de croquetes de brócolos surgiu da falta de interesse do Afonso em tocar nos brócolos, coisa que nunca tinha feito. Percorri o Pinterest de lés a lés e no meio de tantas receitas que vi inventei esta para nós.
Tenho pena não ter sido sem o ovo mas mal possa tentarei fazer sem ele. Eu sei que alguns de vocês vão agradecer! 🙂
A primeira vez que o Afonso viu este conjunto para comer aprendeu 2 palavras novas (assim do nada, só nós a repetir 2 vezes, coisa que tem feito muito). A primeira vez que comeu neles foi esta sopa de grão de bico e brócolos , uma das suas preferidas.
Ele gosta muito deste kit de refeição e acho piada à forma que por vezes come mais ou afasta os alimentos só para ver e dizer os animais. Ele é composto por 5 peças (1 prato, 1 prato da sopa, 1 colher, 1 garfo e 1 copo) tudo em bambo. Não se deve colocar no forno nem no micro-ondas mas pode lavar-se à mão ou à máquina até 110ºC. Para além disto é completamente seguro para os nossos bebés sendo Antibacteriano, biodegradável e eco-friendly, livre de químicos BPA, PVC e Ftalatos com aprovação da FDA.
Por acaso uma das coisas que tinha dúvidas era se eram resistentes e se os animais não iriam desaparecer com o tempo, confesso que me pareceu “frágil”. Mas sabem porquê que isso aconteceu? Porque nunca tinha tocado em nada igual.
São super leves e no entanto resistentes. Tenho lavado tanto à mão como à máquina e até este momento estamos satisfeitos!
Eles dizem que este produto tem durabilidade de 2 anos mas pode durar mais, dependendo do uso dos mesmos. Quando sei que não posso usar mais? Os produtos por serem feitos de fibras de bambo vão começar a desfazer-se como se fosse papel . É nesse momento que pode colocar-lo no jardim e usa-lo como compostagem, ele irá fertilizar a terra.
Para verem quanto apetitosos estes croquetes de brócolos são podem ver o vídeo aqui:
E agora, claro, a receita completa destes croquetes de brócolos com todos os detalhes aqui:
Croquetes de brócolos saudáveis
Equipamento necessário:
- Forno
Ingredientes:
- 2 chávenas brócolos (cabeças cruas (mais ou menos 130 grs))
- 1/4 unidades cebola ( média)
- 1/3 de chávena farinha de amêndoa ((podem substituir por pão ralado para bebés mais pequenos))
- 1/3 de chávena queijo vegetal ((eu usei queijo ralado vegan mas podem usar o que acharem))
- 1 ovo
- qb sal
- qb salsa ((coloco 1 colher de chá))
- qb pimenta
- pão ralado ( se necessitar (aqui usei 2 colheres de sopa))
Instruções:
- Pré- aquecer o forno a 180º
- No processador colocar os brócolos e triturar até estarem finos (ver vídeo)
- De seguida colocar a cebola e voltar a triturar.
- Por fim colocar os restantes ingredientes e voltar a triturar para incorporar.
- Não coloquei quantidade exacta de especiarias porque isso vai depender do tipo de queijo que usarem, no vegan que uso necessito de colocar sal mas sei que existem marcas mais salgadas e que não vão necessitar de usar nenhum.
- Prove e rectifique os temperos se necessário.
- Coloque um pouco da mistura na mão e verifique se consegue moldar ou não. Normalmente se tiver demasiada húmidade não vai conseguir moldar e assim terá que adicionar pão ralado. Ele vai secar a massa e torna-la mais moldável.
- Voltar a triturar 5 segundos, retirar.
- Com as mãos forme croquetes (ou a forma que desejarem) e coloque sobre um tabuleiro de forno pré forrado com papel vegetal.
- Levar ao forno por 20 a 25 minutos, até estarem dourados.Vão ficar levemente crocantes por fora mas húmidos e fofos por dentro.
- Sirva com o que desejar e bom apetite!
Vídeo:
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Agora já podem ver e fazer a receita do trigo com tomate 🙂 é só clicar aqui.
Aproveito para vos presentear com um presente Squeez. Este vale de desconto pode ser usado sobre descontos que já existam?
Código de desconto : 1CP10SqZ
Espero que gostem destes croquetes de brócolos e os façam para os vossos bebés! Eles vão adorar e sei que vocês também vão gostar ?
Cristina diz
Olá Sofia,
Quero experimentar mas não gosto de queijo! Posso omitir o queijo na receita?? Ou terei de substituir por outro ingrediente?
Adoro o seu blog e já fiz imensas receitas! Todas aprovadas?
Sofia Carvalho diz
Olá Cristina!! Sim, pode omitir sem problema 🙂 O queijo que usei é vegetal, já provou algum?
Muito obrigada pelo feedback, fico super feliz por gostar <3
Um beijinho muito grande Cristina
Ana diz
Acabei de fazer estes croquetes e são simplesmente fabulosos!!! Substitui apenas o ovo por linhaça para serem vegan e teve que estar um pouco mais tempo no forno. Completamente deliciosos!!! Obrigada!!
Sofia Carvalho diz
Olá Ana!! Fico muito feliz por gostar! obrigada pela partilha!!! Beijinho grande
Sandra diz
Boa tarde!
Estou rendida às suas receitas maravilhosas ? nem sei por onde começar. Par já uma pergunta fora deste post, onde posso encontrar a tâmaras?
Reparei que coloca algo na salada de tomate e pepino. O que é?
Obrigada pelas partilhas e continuação de bom trabalho!
Sofia Carvalho diz
Olá Sandra!!!
Fico deliciada com tanta palavra boa 😀
Hoje em dia já encontra na maioria dos supermercados mas o melhor sitio ainda é o Celeiro. Tem que ter o cuidado de ler os ingredientes para não comprar tâmaras banhadas em açúcar.
Quanto à salada, tempero normalmente mas depois coloco sementes sesamo.
Muito o brigada pelo carinho e um beijinho grande
Mafalda diz
Que especiarias utiliza? Obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Mafalda, na descrição dos ingredientes da receita, por baixo do vídeo, tem descrito tanto as quantidades como todos os ingredientes usados. 🙂
Neste caso uso sal, salsa e pimenta.
Beijinho e qualquer coisa disponha 🙂