Depois da minha partilha do menu semanal #14 algumas leitoras pediram-me para partilhar a receita da nossa feijoada de cogumelos e por isso, e já que consegui tirar fotos antes do jantar, cá vai a receita.
A feijoada de cogumelos é um excelente prato para todos, principalmente para vegetarianos, pessoas que desejam diminuir o consumo de carne, mas principalmente diversificar refeições e experimentar coisas novas!
O marido torceu o nariz ao nome e à ideia mas adorou tanto esta feijoada de cogumelos que repetiu varias vezes que esta feijoada foi das melhores que já comeu!
Ingredientes que usei para fazer esta feijoada de cogumelos:
- O feijão – Pode ser à vossa escolha, usei branco que era o que tinha em casa mas não é obrigatório. A menos que usem feijão de lata (coisa que não aconselho), deverá ser demolhado durante mais ou menos 8h , água da demolha descartado, e depois coze-lo antes de usar na feijoada. A demolha do feijão vai eliminar alguns anti-nutrientes como o ácido fítico (também conhecido por fitatos) que bloqueia a absorção de algumas vitaminas e minerais como o cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco.
- Os cogumelos – Usei frescos, tipo paris mas podem usar os que desejarem, que cortei em laminas. Por favor não usem cogumelos em lata!! Para além de o sabor alterar completamente vão perder o real valor deles 😉 Acreditem!! Os frescos são de longe muito mais saborosos e apetitosos!
- O trigo – Usei trigo pré-cozido que não precisa de demolha e coze rapidamente em 10 minutos mas se usarem em grão têm que demolhar como fazem ao feijão. Ok? Pois também contêm fitatos que precisam de ser eliminados.
Para além do arroz existem vários grãos maravilhosos e comestíveis em próprio grão cheios de benefícios e muito saborosos.
No entanto têm que ter o cuidado e se escolher grãos integrais, demolha-los durante 8h, descartar a água de demolha e só depois cozinhar. Cozinhar grãos integrais demora mais tempo e o tempo de cozimento depende do grão a usar.
Já experimentei cevada, aveia e trigo, ontem comprei kamut e espelta para experimentar , tenho-os adorado a todos!
Apesar do feijão poder ser dado a partir dos 8/9 meses, os cogumelos só se deverão dar a partir dos 10 meses e por isso a partir daí ou mais tarde já podem dar aos bebés.
Outras sugestões que talvez goste:
- Molho de cogumelos cremoso simples e fácil, vegan
- Como fazer kefir de água – refrigerante caseiro
- Sopa de grão de bico e brócolos (a partir 8 meses)
- Sopa de grão de bico e brócolos (a partir 8 meses)
- Fermento natural
- Risoto de abóbora e cogumelos sem manteiga nem queijo
E agora a receita desta feijoada de cogumelos diferente mas que têm muito de bom e de delicioso!!
Feijoada de cogumelos e trigo
Equipamento necessário:
- Panela
Ingredientes:
Para a feijoada:
- 1/4 chávena azeite
- 2 cebola (médias)
- 2 dentes alho (picado)
- 2 folhas louro
- 400 grs tomate ( aos cubos bem maduros)
- 5 chávenas feijão (à vossa escolha previamente cozido (usei branco manteiga do grande))
- 2 chávenas água ( de cozer o feijão (se for necessário aumentem, isso varia de acordo com a água que os cogumelos libertarem) )
- 400 grs cogumelos (cortados em laminas (podem usar os que desejarem))
- 1 pitada pimenta preta
- 1 colher sopa paprika (ou pimentão doce (fiz mistura dos dois))
- qb sal
Para o trigo:
- 1 colher de sopa azeite
- 1 folha de louro
- 80 grs cebola ((cebola média))
- 2 chavenas trigo em grão ((ver notas mais abaixo))
- 4 chávenas água (a ferver)
- qb sal
Instruções:
Para a feijoada:
- Colocar a panela ao lume (fogo médio) e colocar o azeite, cebola, alho e o louro. Quando a cebola estiver translucida colocar o tomate e deixar refogar. Quando o tomate já estiver bem cozinhado adicionar o feijão e as especiarias. Mexer e adicionar logo de seguida a água.Quando estiver a ferver adicionar os cogumelos, mexer para incorporar. Deixar cozinhar e quando os cogumelos estiveres cozidos (mais ou menos quando diminuírem o seu tamanho a metade) pode retirar do lume e servir 🙂
Para o trigo:
- Fazer um refogado com o azeite , a cebola e o louro.Quando a cebola estiver transparente adicionar a água e o trigo (ver notas) , colocar o sal a gosto e deixar cozinhar.O meu trigo demora mais ou menos 10 min porque é pré-cozido mas se usarem o grão poderá demorar mais ou menos 25 minutos.O objectivo é o trigo ficar muito parecido ao arroz seco e sem água. Bom apetite
Notas:
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Mais receitas de refeições principais podem ver aqui.
Espero que tenha gostado desta feijoada de cogumelos e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família na Suíça.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Damião Prudênciio diz
Na natureza as sementes encontram-se num estado “adormecido” e só se desenvolvem quando as condições são ideais.
Elas possuem mecanismos de defesa que incluem inibidores de enzimas, substâncias tóxicas e anti-nutrientes que permitem manter todas as suas propriedades intactas até ao momento que em contacto com a água, neste caso com a chuva, começa o seu processo de germinação e se desenvolve a nova planta.
Ao demolhar estamos a imitar o processo que acontece na natureza, iniciando a germinação e só desta forma as enzimas começam a ser produzidas.
As proteínas, os minerais, e as vitaminas ficam biodisponíveis e são mais fáceis de serem assimilados pelo nosso organismo.
A grande maioria dos cereais integrais ou grãos, e algumas sementes contém ácido fitico ou fitato que é uma forma utilizada pela planta para armazenar fosforo (um tipo de fosforo que só é absorvido pelos animais ruminantes).
Por isso, o fitato quando não é eliminado ou neutralizado pelo processo de demolhar liga-se a vários minerais como o Cálcio, Magnésio, Cobre, Ferro e Zinco impedindo a sua absorção.
Sofia Carvalho diz
Olá, eu sei disso, obrigado 😀
Quanto ao trigo que eu estou a usar, não precisa de ser demolhado pois é pré cozido. 🙂
Cumprimentos