Hoje trago bolo de chocolate com ganache e chantilly sem leite e com versão vegan e também sem glúten, porque afinal mesmo quem tem intolerâncias ao alergias alimentares precisa de um bom bolo, fofo e delicioso!
Vamos lá!
Então sobre este bolo de chocolate com ganache e chantilly tenho a dizer o seguinte:
- 10 ingredientes – farinha espelta ou trigo (ou mix de farinha sem glúten), cacau em pó, açúcar mascavado, fermento em pó, sal fino, óleo vegetal, ovo (para ver versão vegan veja mais a baixo), bebida vegetal, natas vegetais Oatly e chocolate preto de 60%
- Contêm ovo e por isso não apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao ovo, no entanto tenho mais abaixo as instruções para fazer este bolo sem ovo e sem glúten.
- Com glúten – por isso não apto a celíacos e intolerantes ao glúten, no entanto tenho mais abaixo as instruções para fazer este bolo sem ovo e sem glúten.
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem3 a 4 dias no frigorifico.
- Congelar até 3 meses só o bolo sem coberturas e recheio.
Alterações que pode fazer neste bolo de chocolate com ganache e chantilly:
- Pode substituir a farinha de espelta por trigo e para uma versão sem glúten basta usar o meu mix de farinha sem glúten. No cartão da receita tenho escrito todos os pormenores.
- Para uma versão sem glúten use o meu mix de farinha sem glúten. No cartão da receita tenho escrito todos os pormenores.
- Assim como, pode usar qualquer bebida vegetal ou leite (mas como sabem não uso leite);
- Pode usar açúcar branco ou mascavado, mas não use uma versão de açúcar liquido para não alterar a húmidade do bolo.
- Só aconselho a usar óleo vegetal que esteja sempre liquido porque o bolo irá ao frigorifico e o uso de óleo de coco ou manteiga irá endurecer muito o bolo e ficará menos fofo.
- Pode substituir as natas da Oatly por creme de coco e pode ver aqui como obtenho o creme.
- Aconselho o uso de chocolate de 60% ou 70% de cacau, não só porque dá firmeza às natas, é mais saudável por ter menos açúcar mas também porque se encontram mais opções sem leite e vegan no mercado.
Posso fazer este bolo de chocolate com ganache e chantilly sem açúcar?
Não aconselho a retirar o açúcar e a usar, por exemplo, pasta de tâmara, isto porque tornará o bolo mais consistente e não tão fofo.
Posso fazer este bolo sem glúten?
Não só pode fazer este bolo sem glúten, como também sem ovo e vegan se desejar.
Para a versão de bolo de chocolate sem glúten: substitua a farinha branca por 234 gr do meu mix de farinha sem glúten + 1/2 colher chá goma xantana
Para a versão de bolo de chocolate vegan e sem glúten: substitua a farinha branca por 234 gr do meu mix de farinha sem glúten + 1 colher chá goma xantana, retire os ovos, coloque 14 gr de fermento em vez de 10 gr e coloque 100 gr bebida vegetal à escolha.
Conselhos para que este bolo de chocolate com ganache e chantilly fique sempre bem:
- Esta quantidade de massa é indicada para 3 formas de 16 cm ou 18 cm de diâmetro. Se alterar a dimensão da forma terá que ajustar o tempo de forno.
- Não use óleo ou manteiga que fique sólida no frio porque irá tornar a massa deste bolo mais pesada e menos fofa.
- Não aconselho a usar um açúcar liquido em vez do branco ou mascavado pois irá aumentar a húmidade do bolo e irá precisar de mais tempo para cozinhar.
- Pré aqueça o forno e prepare as formas do bolo antes de preparar a massa, e leve os bolos ao forno logo que a massa esteja pronta para evitar que o fermento comece a reagir com a acidez do cacau, antes de ir ao forno.
- Faça o teste do palito. A temperatura dos fornos varia muito por isso após o tempo que recomendo faça o teste do palito, se sair limpo é porque estão cozinhados, caso contrário deixe mais uns minutinhos.
Como posso guardar, congelar e descongelar este bolo de chocolate com ganache e chantilly?
- Para guardar: depois de cozinhar os bolos deixo arrefecer completamente e se não for para usar de imediato, enrolo em filme alimentar e guardo no frigorifico.
- Para congelar: pode usar o mesmo método acima e poderá congelar até 3 meses.
- Para descongelar: retire do congelador pelo menos 24 h antes de usar e coloque no frigorifico para descongelarem completamente antes de usar e decorar.
- Para servir: depois de completamente descongelado é só retirar os bolos do filme alimentar e usar como se os tivesse feito há pouco tempo.
Este bolo de chocolate e perfeito para:
- ocasiões especiais como aniversários, é o que tenho feito para o aniversário do meu marido e do meu Afonso. Toda a gente gosta, mesmo as pessoas sem restrições alimentares.
- para um domingo mais especial
- para o dia da mãe
- para decorar completamente com ganache de chocolate, alguns efeitos de Natal e temos um bolo lindíssimo para o Natal ou passagem de ano. Pode ver aqui nesta troco de Natal algumas ideias de como o decorar.
Outras sugestões que talvez goste:
- Muffins de banana e aveia sem ovo e sem glúten
- Ganache de chocolate vegan – sem leite (PLV)
- 5 receitas de cobertura de chocolate vegan
- Como fazer açúcar de coco em pó
- Bolo mármore de chocolate e limão (vegan sem plv)
Bolo de chocolate com ganache e chantilly
Equipamento necessário:
- 3 formas de 16 cm diâmetro ou de 18 cm
- Forno
Ingredientes:
Para 3 bases de bolo de 16 cm de diâmetro:
- 260 gr farinha de trigo branca (ou espelta ( versão sem glúten ver notas))
- 100 gr cacau em pó (sem açúcar)
- 240 gr açúcar branco (ou mascavado)
- 10 gr fermento em pó
- 1/4 colher de chá sal fino
- 100 gr óleo vegetal
- 2 ovo (para versão vegan e sem glúten veja notas)
- 300 gr bebida vegetal
Para o recheio:
- 125 gr chocolate (preto 60%)
- 125 gr “natas” vegetais para bater da OATLY (ver nota para alternativa)
Para a cobertura:
- 125 gr “natas” vegetais para bater da OATLY (ver nota para alternativa)
- 1 colher de sopa açúcar em pó
- 30 gr chocolate (preto 60% )
Instruções:
Para o bolo:
- Comece por pré aquecer o forno a 200º cima e baixo sem ventilação. Unte e forre com papel vegetal 3 formas de 16 cm de diâmetro.
- Numa taça coloque óleo, a bebida vegetal e o ovo, misture tudo muito bem com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea.100 gr óleo vegetal, 2 ovo, 300 gr bebida vegetal
- De seguida pese a taça vazia onde colocar os sólidos e aponte o seu peso, irá ser útil.
- Noutra taça coloque os secos, e não se esqueça de peneirar o cacau para evitar que fique com granulos e misture bem.260 gr farinha de trigo branca, 100 gr cacau em pó, 240 gr açúcar branco, 10 gr fermento em pó, 1/4 colher de chá sal fino
- Adicione os liquido aos sólidos e envolva até obter uma massa homogênea.
- De seguida, pese a taça com toda a massa e ao peso total retire o valor da taça vazia. Por fim divida esse peso por 3 e coloque-o em cada um das formas para que os bolos fiquem do mesmo tamanho. Por exemplo na versão com ovos e com glúten, obtive 1095 gr total de massa, que dividindo por 3 faz 365 gr , portanto colocarei 365 gr de massa em cada forma de bolo.
- Leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até espetar um palito e sair sem pedaços de massa, no entanto se sair com um pouco de cor não há problema, retire-o pois irá continuar a cozinhar enquanto arrefece. Se o deixar cozinhar demasiado irá tornar o bolo um pouco seco.
- Após esse tempo retire do forno e coloque em cima de uma grelha.Deixe arrefecer, pelo menos 30 minutos antes de desenformar.Por fim, desenforme e deixe arrefecer completamente em cima de uma grelha. Use os bolos só quando estiverem completamente frios para que os cremes não derretam.
Para fazer o ganache:
- Pique 125 gr de chocolate e derreta-o em banho maria ou coloque-o a derreter no micro-ondas em intervalos de 30 em 30 segundos para que não queime e mexendo entre cada uma das vezes. Reserve.125 gr chocolate
- Coloque as natas numa taça e acrescente o chocolate derretido, misture tudo muito bem, cubra e leve ao frio. Não faça ao contrário, colocando as natas sobre o chocolate. Isto porque as natas estará frias e irão arrefecer demasiado rápido o chocolate e poderá ficar com pedaços sólidos.125 gr “natas” vegetais para bater da OATLY, 125 gr chocolate
Para a cobertura e decoração:
- Bata 125gr de natas em chantilly em ponto bem firme acrescentado 1 colher de sopa de açúcar em pó. Reserve e guarde no frio.125 gr “natas” vegetais para bater da OATLY, 1 colher de sopa açúcar em pó
Montagem:
- Retire o ganache do frio e bata-o com a batedeira até ficar super cremoso e leve, caso ainda esteja muito firme depois de bater acrescente um pouco de bebida vegetal, tipo 1 colher de chá e volte a bater.A textura do ganache irá depender do tipo de chocolate ou natas usadas.
- Num prato coloque um pouco de ganache ou chantilly no prato e de seguida uma das bases de bolo. Isto ajudará a fixar o bolo para não se mover.
- De seguida, corte 4 pedaços de papel vegetal com mais ou menos 20+5 cm e coloque por baixo e à volta do bolo. Esta técnica irá ajudar a decorar o bolo sem se preocupar em sujar o prato.
- De seguida, coloque metade do ganache e espelhe-o uniformemente sobre o bolo.
- Sobreponha a segunda camada de bolo e coloque o restante ganache, espalhando-o uniformemente.
- Depois coloque a última camada de bolo e ajeite o bolo se necessário.
- De seguida, decore com o chantilly e leve ao frio uns 30 minutos antes de completar a decoração.
- Após esse tempo, derreta o chocolate no microondas, como descrito mais a cima.30 gr chocolate
- Com uma espátula alise o chantilly para que fique mais uniforme e de seguida, com a ajuda de uma colher de sopa deite aos pouquinhos o chocolate derretido por cima de forma a criar uma belas gotas de chocolate. Com o chocolate derretido que sobra coloque-o no topo do bolo (veja o vídeo)
Opcional:
- Decore com raspas de chocolate como pode ver no vídeo.
Como guardar:
- Depois de decorado guarde no frigorifico até servir.
Vídeo:
Notas:
- Para a versão de bolo de chocolate sem glúten: substitua a farinha branca por 234 gr do meu mix de farinha sem glúten + 1/2 colher chá goma xantana
- Para a versão de bolo de chocolate vegan e sem glúten: substitua a farinha branca por 234 gr do meu mix de farinha sem glúten + 1 colher chá goma xantana, retire os ovos, coloque 14 gr de fermento em vez de 10 gr e coloque 100 gr bebida vegetal à escolha.
- Em vez das natas da Oatly pode usar creme de coco e veja aqui como o obter.
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado deste bolo de chocolate com ganache e chantilly e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família na Suíça.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Catia duarte diz
Olá Sofia fiz esta receita do bolo de chocolate para substituir o ovos ou seja um bolo vegano e sem glúten eu não percebi bem as substituições e achei a massa muito seca enquanto mexia então no total foram 400ml de bebida vegetal que usei mais um pouco a olho de água quente e o bolo até saiu bem mesmo no dia seguinte não está seco está húmido,acabei por ficar com uma consistência de massa mais pastosa e não tão densa.obrigado
Sofia Carvalho diz
Olá Catia, que bom saber que gostou !!
No caso de ser vegan e sem glúten era mesmo isso colocar os 400 gr de bebida em vez de 300 gr da receita e deveria ter ficado bem. Mas diz que colocou mais água não foi? Provavelmente por causa da absorção da humidade pelas farinhas (que infelizmente de maraca para marca veria um pouco). Por curiosidade usou colheres medidoras para medir a xantana?
Beijinho e obrigado pela sua partilha, é sempre muito útil 🧡
Sofia Carvalho diz
.