Esta receita de Focaccia vegan e sem glúten é ideal para quem procura uma alternativa à receita tradicional, mas sem alergénios. Além disso, é bem fácil de fazer, crocante por fora como uma Focaccia deve ser e bem fofa por dentro.
Vamos lá?
No outro dia entrei no desafio da Sofia no Instagram e decidi recriar a receita dela de Foccacia numa receita sem glúten. Tentei e quase nem quis acreditar que ficou bem à primeira!
Parece que estou a ficar cada vez mais pro em receitas sem glúten 😊, por isso aqui fica a receita desta focaccia vegan e sem glúten.
Então sobre esta focaccia vegan e sem glúten tenho a dizer o seguinte:
- 10 ingredientes – farinha de aveia, farinha de milhete, amido de tapioca, phyllium husk, sal, fermento de padeiro, açúcar, vinagre de maçã, azeite e água.
- Vegan e por isso apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao leite (APLV) e ovo e a intolerantes a lactose.
- Sem glúten – por isso apto a celíacos e intolerantes ao glúten
- Simples e fácil – Não há processo mais simples que este!
- Congelar até 3 meses.
Alterações que podem fazer nesta focaccia vegan e sem glúten :
- Pode substituir a farinha de aveia por farinha de sorgo, que é a mais compatível em termos de sabor. No entanto, se não tiver e puder usar farinha de trigo sarraceno pode.
- A farinha de milhete pode ser substituída por farinha de arroz, mas prefiro a primeira pelo sabor e cor.
- O vinagre de maçã pode ser substituído por qualquer vinagre ou até por 1 colher de sopa de massa mãe. A massa mãe por ser ácida irá ter o mesmo resultará do massa que o vinagre.
- O phyllium husk é o ingrediente que substituir o glúten e por isso não é possivel substituir nem retirar.
- Pode usar qualquer tipo de açúcar a gosto menos os artificiais como maltodextrina e xylitol. O açúcar irá ajudar na fermentação e a caramelizar a crosta.
- O fermento de padeiro granulado pode ser substituído pelo fresco (1 cubo), mas também pode fazer esta receita com fermento natural (100 grs) . Para usar o fermento natural o método é o mesmo, no entanto o tento de levedar é muito maior e depende da temperatura ambiente.
Onde posso comprar essas farinha diferentes?
Costumo comprar estas farinhas sem glúten na Iberb, entregam bem, sem portes e são bem mais baratas que aqui nas lojas. A última encomenda que fiz foi esta, com as farinhas e amidos que mais uso.
Não gosto de comprar online, onde mais as posso encontrar?
Aqui na Suíça, encontro normalmente em farmácias ou parafarmácias, mas não em todas. Algumas mais comuns como arroz e sarraceno encontro nos grandes supermercados com Coop e Migros.
Em Portugal não tenho bem a certeza se existe em supermercados, nas de certo que existe em lojas de produtos naturais como as lojas Celeiro.
Conselhos para que esta focaccia vegan e sem glúten fique sempre bem:
- Para ter os melhores resultados de sempre não salte nenhum dos passos que dou na receita, acredite em mim.
- A água deverá estar morna, entre os 30 e 36º, tal como a água do banho. Como vê isso? É só colocar 1 dedo na água e se estiver bem para si estará bem para o fermento. A água morna irá ajudar a ativar o fermento, fermentação, mais rapidamente.
- O vinagre e o açúcar são essenciais a um melhor crescimento e caramelização da crosta por isso não os retire.
- A forma deverá estar mesmo bem untada para que a Focaccia não cole.
- O forno terá que ser mesmo pré aquecido e não pode ter ventilação. A ventilação seca muito as massas sem glúten e por isso não queremos um pão seco.
Outras sugestões que talvez goste:
Focaccia vegan e sem glúten – sem leite e sem ovo
Equipamento necessário:
- Travessa retangular 20×31 cm
- Forno
Ingredientes:
Para a Focaccia:
- 150 grs farinha de aveia (ou de sorgo)
- 150 grs farinha de milhete (ou arroz)
- 200 grs amido de tapioca (milho ou araruta)
- 20 grs phyllium husk
- 10 grs sal fino
- 7 grs fermento seco de padeiro
- 1 colher de chá açúcar mascavado (ou outro a gosto)
- 1 colher de chá vinagre de maçã (ou outro ou até mesmo massa mãe (ver notas))
- 4 colheres de sopa azeite (+ para untar)
- 500 ml água morna
Para decorar:
- ervas
- cebola
- tomate
- azeitonas
- etc
Instruções:
- Numa taça coloque os secos, as farinhas, o sal, o amido, o phyllium husk, fermento de padeiro e açúcar.Envolva tudo muito bem para que esteja tudo muito bem homogéneo.150 grs farinha de aveia, 150 grs farinha de milhete, 200 grs amido de tapioca, 20 grs phyllium husk, 10 grs sal fino, 7 grs fermento seco de padeiro
- De seguida, acrescente os líquidos, o vinagre, azeite e água. Envolva tudo até estar bem homogéneo. A esta altura a massa parece demasiado liquida, mas não se preocupe irá engrossar significativamente.1 colher de chá açúcar mascavado, 4 colheres de sopa azeite, 1 colher de chá vinagre de maçã
- Reserve tapado com um pano, se preferir, durante 10 minutos.
- Após esse tempo, com as mãos húmidas, amasse a massa de forma a ficar com uma bola de massa espessa. A massa nunca vai ficar lisa como as massas com glúten, irá parecer um pouco granulada, mas não se preocupe, é normal.
- Transfira a massa para uma taça previamente untada com azeite ou óleo, tape e deixe levedar até dobrar de tamanho, mais ou menos 1h. A temperatura irá depender da temperatura ambiente.
- Uns 15 minutos antes, ligue o forno a 220º sem ventilação, com a grelha no meio do forno.
- Unte bem uma travessa com azeite, não tenha medo do excesso de azeite, a receita é mesmo assim.
- Coloque a massa na travessa e tente espalha-la um pouco. De seguida, deite um fio generoso de azeite e com as pontas dos dedos faça buracos na massa. São esse buracos que dão o caracter e imagem de uma verdadeira Focaccia.
- Decore com ervas ou até tomate, cebola etc. Pressione um pouco um ingredientes para que fiquem “colados” à massa.ervas, cebola, tomate
- Leve ao forno durante 45º a 50 minutos ou até estar bem dourada e espetar um palito e sair limpo.
- Depois de cozinhada retire do forno, reserve um pouco e mal possa transfira para cima de uma grelha para que arrefeça e não fique ressuada.
- Não aconselho a cortar a Focaccia ainda quente pois vai parecer crua, as massa sem glúten necessitam de algum descanso.
Notas:
- quando digo que pode usar massa mãe em vez do vinagre é porque a massa mãe é acida por natureza e irá fazer o mesmo efeito do vinagre. Se usar massa mãe, use 1 colher de sopa.
- Tanto o ácido do vinagre como o açúcar são essenciais para que a massa cresça melhor e fique ainda mais crocante.
- Sim, todas essas farinhas são necessárias e à frente de cada ingredientes tem as melhores substituições possíveis. A receita foi criada para que pareça mesmo a tradicional ao comer.
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenham gostado desta focaccia vegan e sem glúten e por isso se o fizerem partilhem com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Sofia Carvalho diz
.
Joana Fernandes diz
Receita maravilhosa, fez sucesso aqui em casa! Muito obrigada Sofia.
Sofia Carvalho diz
Olá Joana, que bom saber 🤩 obrigado por partilhar a sua opinião comigo!! Beijinho
Sofia diz
Fiz esta receita e não resultou… 🙁 o problema poderá ter sido nas medidas a olho (tinha a balança avariada), pois ficou absolutamente granulado… A decoração tipo “focaccia art” resultou muito bem e o sabor era agradável, mas em vez de focaccia ficou um belo dum crumble!
Sofia Carvalho diz
Olá Sofia, 😅 antes de mais obrigado pela sua mensagem, fico contente por ter experimentado 🙂
Mas sim, esse foi o problema, se pudéssemos fazer tudo a olho não haverias receitas.
Experimente de uma próxima vez com a balança e com as medidas corretas.
Beijinho
Ana Carolina diz
Obrigada pela receita 😉 se usar as 100g de massa mãe em vez do fermento granulado, esta deve ser adicionada junto com os líquidos? 🤔😋
Sofia Carvalho diz
Olá Ana, sim, pode adicionar com os líquidos.
Beijinho e bom proveito