Todos nós sabemos que o regresso às aulas trás sempre alguma dor de cabeça e stress, mas principalmente porque uma fatia grande no orçamento familiar também vai pare ele. Por isso hoje partilho 5 dicas para poupar nos lanches neste regresso às aulas.
Só o meu mais velho vai para a escola , mas os pequenos almoços e lanches cá de casa também são organizados para eu ter mais tempo, sendo assim decidi partilhar com vocês 5 dicas para poupar nos lanches!
1 – Fazer e levar de casa:
Levar o lanche feito de casa é uma mais valia em vários sentidos, ora por saberem exactamente o que comem como poupam dinheiro em cafetarias e vending machines (se as tiverem) . Que estas últimas também podem levar a compras por impulso e de má escolha nutricional.
2 – Programar e organizar os lanches da semana:
Sei que a primeira coisa que pensam é “mas eu não tenho tempo para isso! ” e eu respondo “e o tempo que perdem e o stress que ganham a pensar o que vocês/vossos filhos vão levar no dia seguinte”? Verdade não é?
Deixem o stress de lado e comecem a organizar-se! Ficam aqui dicas (aplica-se também a pequenos almoços):
- apontem o que mais gostam/comem
- pensem em receitas e opções que talvez possam gostar (guardem uns 30 minutos ou assim a pesquisar) , apontem essas também.
- Dividam uma folha A5 em 5 dias na vertical e por 3 na horizontal (obtêm um quadrado para 1 pequeno almoço e 2 lanches por dia) . Escrevam o que vão fazer ao pequeno almoço e colocar na lancheira de acordo com o que escreveu em cima (mesmo que os vossos filhos gostem de comer o mesmo pequeno almoço todos os dias 😛 ) .
- Pensem nos ingredientes que têm que comprar e o que podem fazer com antecedência para poupar tempo. Por exemplo, quando faço panquecas ou waffles duplico a receita e congelo, quando preciso descongelo. Também faço o mesmo para batidos, congelo já dentro dos pacotinhos Squeez , depois no dia anterior coloco no frigorífico ou vai mesmo assim (com a chegada da primavera descongelam a tempo do lanche).
- organizar ajuda a terem variedade de refeições e não se tornarem repetitivos.
3 – Comprar produtos em pacotes familiares
Sabemos que nem tudo é feito em casa e comprar coisas em tamanho familiar fica muito mais barato, daí é uma excelente forma de poupança!
Comprar lts de leite não é o mesmo que comprar 6 pacotinhos de leite, iogurtes etc. O que quero dizer é que se comprarem 500 grs ou 1 kgs de iogurte irão poupar mais que em dozes individuais, para além de que poupam o meu ambiente fazendo menos lixo.
E agora perguntam-me vocês “E como é que os meus filhos transportam isso?” Mais abaixo
4 – Comprar recipientes individuais reutilizáveis:
O fazer em casa , incluindo qualquer idade, significa que temos que ter meios de transportar comida que sejam resistentes e perfeitas para transporte. E não, não são só as lancheiras!
Hoje em dia já existem muitos produtos reutilizáveis que pode adquirir para transportar doses individuais sem prejudicar a conservação da comida. Têm um investimento único e depois é só reutilizar. Dentro das escolhas existentes pode encontrar pacotinhos para líquidos, pacotes de snacks, garrafas de água/líquidos, sacos de silicone para snacks, recipiente duplo para papas, iogurte, muesli ou fruta e claro as marmitas.
Estes são basicamente o que uso mas se tiverem ideias diferentes digam
5 – Exemplos de lanches e pequenos almoços
- Cereais – pão , papas, bolachas (atenção aos açúcares e prefiram as caseiras) ou até mesmo cereais puff
- Sandes ou tostas, barrinhas de cereais, waffles, panquecas e crepes
- Muffins ou fatias de bolo – de preferência caseiros e sem açúcares refinados
- Recheio para sandes tais como compota sem açúcar, queijo (no nosso caso vegan), manteiga, humus etc. Vejam as minhas dicas para barrar o pão (sai o post na próxima semana 😉 ).
- Fruta – dêem preferência a fruta da época.
- Vegetais – se os vossos forem como os meus nesta fase, os vegetais são para a sopa, batidos e poupo mais mas para os que gostam podem colocar pepino, cenoura etc.
- Bebidas – água sempre e por exemplo um sumo caseiro, iogurte líquido (ver dica acima da poupança), ou batidos (muito versáteis e super variáveis)
- Iogurte – comprado ou caseiro
- Frutos secos
- Ovos cozidos – duram até 5 dias no frigorífico com a casca , depois é só retirar a casca e colocar na lancheira.
6 – Dicas de conservação
- Congelar água num pacotinho Squeez quando levam iogurte (ou outros alimentos que necessitam de frescura) ajuda a conservar e vão bebê-la quando descongelar 😉 Não ocupa espaço e é prático!
- Colocar os frutos secos, pão e outros snacks nos pacotinhos de snacks ajuda a manterem-se frescos pois não deixam entrar ar.
- Dicas para conservar fruta, gostei deste artigo.
Espero que tenha ajudado mais um pouco e vos tenha inspirado com estas 5 dicas para poupar nos lanches e 1 extra de conservação.
Beijinhos e bom dia!!!
Post patrocinado pela Squeez
Deixe um comentário