Estas fritas de batata doce e ervilhas na realidade não são fritas e podem ser dadas a partir dos 6 meses de idade.
São suaves e macias, excelentes para bebés pequenos que começam a sua alimentação complementar em sólidos, tal como o baby led weaning (BLW).
Este ano decidi fazer mais receitas de refeições principais e também reforçar o meu pequeno almoço, tal como vos contei aqui.
O ano passado foi rico em receitas doces, lanches e pequenos almoços do que propriamente em refeições principais e isso acontece porque era onde eu tinha mais dificuldades. Ter uma criança alérgica não é simples e por isso é que me virei para o que me fazia mais falta.
Este ano quero mesmo fazer mais refeições principais mas confesso que adoro inventar é nos lanches e nos pequenos almoços.
Em tempos já tinha experimentado estas fritas de batata doce e ervilhas mas sem grande sucesso. Tudo se pegava à frigideira, não ficavam douradas… e sim também experimentei com ovos e ficavam ainda piores. Bem, piores em textura mas em sabor estavam boas apesar de o ovo em si as tornar um pouco enjoativas.
Depois de algumas tentativas consegui!
Estas fritas de batata doce e ervilhas só têm 4 ingredientes e são super simples e fáceis de fazer! Acreditem, as vossas crianças vão adorar!
Nós cá amamos!
Quando vos dei a receita de sopa falei que também tinha o prato e aqui está ele. O Afonso já não come noutro nem que não seja para dizer o nome do leão e do macaco. É uma risada ás vezes!
E sim o meu filho tem hábitos estranhos, gosta de ter a fruta no prato e vai comendo o que quer.
Fiquei com dúvidas (acontece-me muitas vezes lol) sobre o nome que iria dar a estas fritas. Uma das opções seriam panquecas mas associo a panquecas doces e não achei apropriado, elas também não são fritas o que faz um titulo suspeito… hum… Que nome lhe colocavam? Contem-me lá!
E claro a receita super simples destas “fritas” de batata doce e ervilhas:
“fritas” de batata doce e ervilhas
Ingredientes:
- 150 grs batata doce
- 1 chávena ervilhas congeladas
- 4 colheres de sopa água
- 2 colheres de sopa farinha de espelta branca ((usei espelta mas podem usar que desejarem))
Instruções:
- Numa panela com água cozer as batatas e as ervilhas (também podem cozinhar a vapor). Retirar mal estejam cozidas. Deixar arrefecer um pouco até estarem quase frias ou mesmo frias.
- Num recipiente colocar as batatas e as ervilhas. Com um garfo esmagar ambos até obter um puré.
- Adicionar a farinha e a água, misturar bem.
- Pré-aquecer uma frigideira com um fio de azeite ou óleo da vossa escolha
- Colocar 1 colher de sopa e espalmar formando uma “frita” (tipo panqueca) .Deixar cozinhar até conseguir virar, mais ou menos 5 minutos, e ficarem douradinhas. Demoram um pouco a cozinhar por serem húmidas mas a espera compensa. Repetir com todas até acabar a massa.
- Bom apetite!
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Aproveito para vos presentear com um presente Squeez. Este vale de desconto pode ser usado sobre descontos que já existam?
Código de desconto : 1CP10SqZ
Espero que tenha gostado destas fritas de batata doce e ervilhas e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família na Suíça.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Lurdes diz
Ois Sofia obrigado pela partilha 🙂 fiz hj a receita mas msm seguindo tudo n csegui consistência da receita. Tive de acrescentar um pc de farinha de grão para não desmancharem tanto 🙂 bjinhos
Sofia Carvalho diz
Olá Lurdes, isso acontece dependendo da humidade que tiver a batata cozida, daí ter que ajustar a quantidade de farinha. A farinha que usou foi de grão ou Trigo/espelta? A farinha de grão por si só não absorbe tanta humidade como a farinha de trigo ou espelta 😉
Um beijinho
Luciana diz
Olá! farinha seria a de trigo ou de arroz? Obrigada ☺
Sofia Carvalho diz
Olá Luciana, usei farinha de espelta mas pode usar a que desejar, aqui a farinha serve só para absorver a humidade em excesso 😉
Obrigada e beijinhos
Amanda Costa diz
Comecei a experimentar as suas receitas por causa do meu bebe aplv e tem sido uma aventura muito interessante! Queria apenas me certificar que acertei na textura…as fritas ficam molinhas e maleáveis e ao morder sente-se o molhadinho da bata doce e das ervilhas ou era suposto ficar sequinho por dentro? Usei farinha integral.
Sofia Carvalho diz
Olá Amanda!! Fico muito feliz por tê-la cá 🙂
Sim estas fritas ficam sempre moles e húmidas, no entanto, se desejar pode colocar mais farinha para que fiquem mais secas 🙂
Beijinho