Esta cobertura de chocolate vegan ou de alfarroba trata-se de um creme fofo e aveludado, com sabor a chocolate sem o ter! Usei alfarroba!!
Pode ser dada a partir dos 9 meses e dará um excelente creme para bolos de aniversário! Perfeita para o primeiro ano do bebé!
Confesso que tive que me controlar para não o comer à colher!
Ele pode ser usado para cobertura de bolos (foi para isso que o criei) ou para simplesmente comer à colher como mousse (coisa que descobri depois).
Agora não há desculpas para não fazerem bolos saudáveis com coberturas!!
Este creme pode ser dado a partir dos 9 meses e será um excelente recheio para bolos de aniversário, tal como eu fiz neste bolo de banana sem açúcar usando esta cobertura de chocolate.
Pelos 12 meses normalmente já existe muita gente a dar cacau ou chocolate de cacau, mas eu decidi deixar o cacau para muito mais tarde. O cacau tem cafeína e como o Afonso dormiu bastante mal durante os primeiros anos de vida, preferi usar alfarroba em vez de cacau. No entanto, o sabor é muito idêntico e quase não se dá conta.
Sendo assim com esta receita pode fazer um creme, mousse ou cobertura de chocolate ou de alfarroba se desejar, super suave com 3 ingredientes!
- Creme de leite de coco – (Não é leite! É mesmo creme) basicamente é o leite de coco sem água, muito mais espesso, que normalmente bem em pacotinhos e não em lata. Podem substituir pela mesma quantidade de parte sólida do leite de coco depois de estar no frigorífico, para essa substituição irão precisar à volta de 3 latas de leite de coco para conseguirem 500ml de creme. Atenção que têm que escolher leites sem aditivos nem conservantes senão o creme não se vai separar do liquido. Nota Importante: para quem não consegue encontrar creme de coco para fazer chantilly (até porque algumas marcas são complicadas de usar por serem muito duras) pode seguir este método .
- Farinha de alfarroba – que também podem substituir por cacau se preferirem (cacau puro e não achocolatado cheio de açúcar)
- E açúcar de coco em pó – triturei o açúcar de coco até virar pó. Tão simples quanto isso! Aqui a preferência é adoçarem com um adoçante em pó. Os líquidos irão tornar o creme muito liquido e os granulados não se irão dissolver o suficiente e sentirão granulos ao comer.
Pode usar este método , vídeo em baixo e depois adicionar a alfarroba/cacau. Esta é a técnica que uso para fazer chantilly de coco mas pode ser usada também para fazer cremes para bolos.
Post completo do chantilly de coco aqui.
Receita desta cobertura de chocolate com todos os detalhes em baixo:
Cobertura de chocolate para bolos, bolos de aniversário ou mesmo para comer como mousse
Ingredientes:
- 500 ml creme de leite de coco (bem frio )
- 1 chávena farinha de alfarroba
- 2 colheres sopa de açúcar de coco em pó (triturei até virar pó) ou outro adoçante em pó a gosto ((provem e se precisarem de mais quantidade coloquem, principalmente se usarem cacau))
Instruções:
- SE não encontrarem creme de coco podem colocar uma lata de leite de coco no frio durante 8h (mínimo ) e usar só a parte sólida. Ela é creme 🙂 Podem ver todos os detalhes neste post.
- Colocar o creme de coco no frio durante 8h mais ou menos para que fique bem frio.Bater o creme de coco por 2 a 3 minutos com a batedeira eléctrica.
- Adicionar a farinha de alfarroba ou o cacau e bater.
- Por fim colocar o adoçante a gosto e bater por mais 2 a 3 minutos.
- Colocar no frio até a altura de utilizar. Se conseguirem! hihihih
Vídeo:
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado desta cobertura de chocolate vegan e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como DIY (faço eu mesma) , lifestyle e atrás da camara.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Marina diz
Olá Sofia
Descobri agora o seu blogue. Vou fazer um bolo de iogurte e coco para o primeiro aniversário da minha filha 🙂 mas precisava de uma cobertura e recheio. A cobertura será então o chantilly de coco, mas será que o sabor é agradável assim simples? quanto ao recheio acha que posso envolver no chantilly simples um pouco de coco ralado? Ou será que esta mousse de alfarroba ficará bem como recheio deste bolo? Obrigada desde já 🙂
Sofia Carvalho diz
Olá Mariana! Fico feliz por me ter encontrado 🙂
Para mim ambas as opções ficarão bem, mas se usar chantilly de coco eu colocaria um pouco de baunilha 🙂
beijinho e feliz aniversário!!
Silvia diz
Ola Sofia! Como prometido, ca vai o feedback. Efetivamente, a dica da agua ajudou muito, mas nao resolveu totalmente. Usar creme de coco puro (100%) nao sera a melhor solucao para esta receita. Ficou um creme granulado muito saboroso, mas como estava frio, solidificou e ficou rijo. Obrigada e um beijinho (ja subscrevi o canal para acompanhar o seu trabalho). Obrigada pelas partilhas!
Sofia Carvalho diz
Olá! O ideia é usar a parte sólida do leite de coco. Pode ver essa informação aqui: https://criarcomercrescer.com/2018/03/chantilly-de-coco-saudavel-vegan.html . É a forma mais segura e eficaz 🙂
Silvia diz
Ola Sofia! Muito muito obrigada pela rapida resposta. Vou experimementar. Depois conto. Muito obrigada por todas as partilhas e um beijinho grande! Parabens pelo blog!
Silvia diz
Ola Sofia! Estou a fazer esta sua receita para o 1o aniversario do meu macaquinho Rafa, que é amanha. Comprei creamed coconut da marca pride (nas cozinhas do mundo do jumbo), mas, talvez por ser inverno, mesmo fora do frio, tenho o que parecem duas pedras, de tao duras que estao. Ja tirei do frio, mas nao melhorou muito…o que posso fazer? É que nao consigo bater pois esta demasiado solido…obrigada e um beijinho!
Sofia Carvalho diz
Olá Sílvia, antes de mais muitos parabéns ao pequeno!! Ora nunca usei dessa marca mas tente adicionar aos pouquinhos água, ela vai ajudar a diluir um pouco o creme. Vá acrescentando pouquinho a pouquinho até à consistência desejada. Penso que será suficiente 🙂
Beijinhos
Celina Gomes diz
Tente usar tâmaras em vez do açúcar. Aqui em casa eu faço mas com as tâmaras e gosto do resultado
Sofia Carvalho diz
Olá Celina! Muito obrigada pela dica 🙂 Por acaso fiz uma vez mas não gostei muito, vou voltar a experimentar mal possa.
Beijinhos
Lúcia Santos diz
Boa noite,
O creme de coco não são natas de coco pois não?
Sofia Carvalho diz
Olá Bom dia!
Se me está a perguntar por aquelas natas de coco para uso culinário, não não são a mesma coisa 🙁 . Pode usar, no entanto, a parte sólida do leite de coco de lata depois de ter estado no frio no mínimo 8 h 🙂 Veja este post e vídeo para perceber como se faz 🙂 https://criarcomercrescer.com/2018/03/chantilly-de-coco-saudavel-vegan.html.
Qualquer dúvida disponha 🙂
Beijinhos
Mariana diz
Alguém recomenda alguma marca de creme de coco aqui do Brasil? Não encontrei nenhuma…
Sofia Carvalho diz
Olá Mariana! POr aí têm leite de coco em lata? Se tiverem pode seguir as instruções deste vídeo 🙂 https://criarcomercrescer.com/2018/03/chantilly-de-coco-saudavel-vegan.html . É colocar uma lata de leite de coco no frigorífico no mínimo 8h, o leite de coco vai separar-se e a parte de cima (a mais gorda ) é o que vai usar como creme de coco. A água de coco use-a para batidos ou outras receitas 🙂
Espero quer ajudado! Um beijinho e bom fim de semana
Cátia diz
Usei o creme de coco da Biona do Celeiro mas não fica em chantily 🙁 mas o sabor é óptimo e vou colocar à mesma em cima do bolo. Ao colocar a alfarroba ele ficou areado, não aumenta de volume nem fica cremoso e fofo. À próxima uso o creme do das latas de leite.
Cátia G. diz
Olá !!
Adorooo as suas receitas! Mas como sou mãe de primeira viagem tou sempre reticente em relação a açúcares.
O cacau pode ser dado a bebés? A farinha de alfarroba compra-se nas áreas biológicas do super mercado?
Obrigado!
Sofia Carvalho diz
Olá Cátia!! Muito obrigada! Fico muito feliz por gostar e por partilhar a sua opinião ?
Hoje em dia já sei muito mais do que quando comecei mas evito dar adoçantes, mesmo que sejam naturais, para além da fruta antes dos 12 meses.
Quanto ao cacau, existe muita controvérsia em relação a isso,muitis dizem a partir dos 12 meses e muitos só 24 meses. O A. Raramente come mas só comecei a dar aos 18 meses por ser estimulante e nunca à noite para não interferir com o sono. Atenção qie deve ser cacau puro sem açúcares, nada de achocolatados ?
Quanto à alfarroba, sim é mesmo essa dos super.
Qualquer dúvida disponha ??
Obrigada e beijinhos
Eda diz
Olá Sofia, hoje experimentei com cacau e tenho que dizer; ADOREI!!! Infelizmente não chegou para ser utilizado como cobertura, tenho de fazer novamente 🙂
Sofia Carvalho diz
Olá Eda!! Fico muito feliz!! Estava aqui a sorri sozinha porque sei bem do que fala, é muito boa como mousse também! 😀 Um beijinho e obrigada por partilhar a sua opinião 😀 <3
Auri diz
Sofia, este foi o que encontrei: https://gracefoods.ca/product/coconut-dairy-products/
Vem assim numa especie de barra dura em vacuo, vamos ver a consistenica depois de aberto mas diz que e ” Pure creamed coconut” por isso a ver vamos.
Talvez tenha que lhe juntar um pouco de agua… a consistencia que procuramos e de “natas” assim para bater?
Beijinhos e Obrigada 🙂
Sofia Carvalho diz
Parece-me bem Auri ???? Por acaso a marca de leite que tenho comprado é dessa marca mas não vejo ai igual. Até agora gosto muito!
Poe no frio no minimo 8h e depois é só bater 🙂
Não junte água que não deve precisar 😉 assim vai ficar mais cremoso penso eu. Experimente antes sem nada de nada e veja a consistência ao bater como fica 🙂
Beijinhos
Aurianne Fazendeiro diz
Verdade Sofia ate eu me confundi…. Aqui encontro o Cream of Coconut e o Coconut Cream e o Cococut Milk ( esse penso que ja eliminei ) mas os outros dois embora muito parecidos no nome pelos vistos sao diferentes. Mas pela descrição que me da parece-me ser o Coconut Cream que da para fazer whipped cream ( vegan ). Vou agora para a loja ver que tal!!! Quem me dera poder comprar esse que me indica no link mas estou no Canada …buuuuu. Obrigada 🙂
Sofia Carvalho diz
O mais fácil é escolher o que têm mais percentagem de noz de coco 😉 Seja ele o cream of coconut ou o Coconut cream 😉
Pelo menos era o que eu faria 🙂
Depois conte como correu 🙂 Beijinhos e bom fim de semana
Auri diz
Sofia, pergunta se souber. O creme de leite de coco e o Coconut cream ou o Cream of coconut? Fiz algumas pesquisas mas nao encontrei 100% o que poderia ser… ideas? Obrigada ????
Sofia Carvalho diz
Olá Auri, agora deixou-me confusa :/ , creme de leite de coco (ou mais comum creme de coco) e Cream of coconut e coconut cream são a mesma coisa que é a parte sólida do leite de coco, no entanto tem que ter em atenção a percentagem de noz de coco que as embalagens têm. Quanto mais percentagem de noz de coco tiver mais cremoso e parecido com chantilly vai ser. Nunca usei mas este da Biona parece-me bem 😉 https://www.prozis.com/pt/pt/biona/creamed-coconut-organic-200-g . Consegui ajudar? Qualquer duvida disponha <3
Sabores do Ninho diz
Mais uma excelente sugestão! Eu costumo utilizar creme de coco, mas compro em lata, os ingredientes são apenas extracto de coco e água. Utilizo-o por norma para substituir as natas em algumas receitas. Será que é o certo para esta cobertura deliciosa? Obrigada e um bom domingo. beijinhos
http://saboresdoninho.blogspot.pt/
Sofia Carvalho diz
Obrigada! Fico contente por gostar 🙂
Se compra creme de coco sim, pode utilizar caso contrário irá ficar muito líquido. Se as suas têm aspecto de natas é mesmo isso 😉
Beijinhos e bom domingo!
Claudia (Sabores do Ninho) diz
Obrigada Sofia! beijinhos
https://saboresdoninho.blogspot.pt/
Sofia Carvalho diz
De nada ???? ????????????
Sónia Miranda diz
Olá Sofia
Há uma situação que sempre que leio receitas me deixa confusa
Muitas vezes ,tal como no creme de hoje , a farinha de alfarroba fica CRUA ????
Mete me impressão consumir sem cozer
Diga me qualquer coisa
Bjinhos
Obrigada
Sofia Carvalho diz
Olá Sónia, antes de mais obrigada pelo seu comentário.
Eu sempre utilizei a alfarroba como utilizo o cacau, a grande diferença é que se utilizar cacau tenho que usar mais adoçante pois não é tão doce.
Ambas as farinhas (cacau em pó e farinha de alfarroba) tem origem da torrefecao dos grãos e consecutivamente moagem dos mesmos e por isso apresentados em forma de farinha.
De tudo o que li não vejo qualquer problema no seu consumo cru até porque os alimentos crus guardas mais nutrientes que os outros.
Espero ter ajudado 😉
Beijinhos