Esta alternativa vegetal ao queijo mozzarella é tão simples, suave, derrete e estica tão bem que é perfeito para pizza. Pode usá-lo acabado de fazer ou até guardar no frio, pois irá ficar um pouco mais firme e por isso poderá cortá-lo em fatias.
Além disso, é vegan e por isso apto a APLV e intolerantes à lactose.
Vamos lá!
Então sobre esta alternativa vegetal ao queijo mozzarella tenho a dizer o seguinte:
- 7 ingredientes – manteiga de caju, aquafaba, óleo de coco, sal fino, levedura nutricional, iogurte e amido de tapioca.
- Vegan e por isso apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao leite (APLV), ovo e a intolerantes a lactose.
- Sem glúten – por isso apto a celíacos e intolerantes ao glúten
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem 1 semana no frigorifico.
- Não aconselho a congelar.
O que é a Aquafaba?
A Aquafaba não é mais nem menos que a água de cozinhar o grão-de-bico, para esta receita tal como para todas as que a levam a conselho sempre a usar a água de uma lata de grão, porquê? Porque quanto mais líquida for menos “forte” é e menos probabilidade terá de ter bons resultados.
Além disso, ela tem um grande poder de emulsão e por isso é um excelente substituto do ovo para fazer maionese.
Alterações que pode fazer nesta alternativa vegetal ao queijo mozzarella:
- Pode substituir a manteiga de caju por qualquer outra de acordo com o seu gosto ou restrição alimentar, tal como manteiga de frutos secos (oleaginosas) ou de sementes. De notar que o sabor final pode alterar e o caju é o sabor mais neutro para usar nesta receita.
- A aquafaba (água de cozinhar o grão-de-bico) é o ingrediente mais aconselhável para usar nesta receita por ajudar a “colar” e emulsionar todos os ingredientes, no entanto, como alternativa pode usar água e/ou bebida vegetal.
- Não aconselho a substituir o óleo de coco, nem a substitui-lo por outro. Além disso, aconselho a usar óleo de coco sem sabor para que o “queijo” não saiba a coco.
- A levedura nutricional é opcional mas aconselhável para lhe dar aquele saber “aqueijado” que tanto gostamos.
- Aconselho a usar iogurte natural para lhe dar a acidez habitual de um queijo.
- Não aconselho a substituir o amido de tapioca (polvilho doce), pois é o único amido que dá elasticidade à mistura para que pareça queijo derretido e mais parecido com o tradicional.
Conselhos para que esta alternativa vegetal ao queijo mozzarella fique sempre bem:
- Aconselho a não substituir a aquafaba, apesar de o poder fazer, para que a mistura fique bem homogénea e emulsionada.
- Aconselho a usar óleo de coco sem sabor, sei que não é o mais saudável mas vai garantir que o seu “queijo” não sabe a coco no final.
- O iogurte deverá também ser natural e com o sabor mais neutro possivel para evitar alterações no sabor final. Por exemplo, se usar um iogurte com sabor a coco ou com sabor a baunilha esse sabor irá sentir-se no final.
- Aconselho a triturar todos os ingredientes no liquidificador, à exceção do amido de tapioca, para garantir que a mistura está bem liquida, homogénea e sem grumos.
Como posso guardar, congelar e descongelar este queijo mozzarella vegan?
- Para guardar: depois de cozinhado use de imediato ou guarde no frigorifico dentro de um hermético até uma semana.
- Para congelar: não aconselho a congelar.
- Para servir: retire do frigorifico e use como usaria outro “queijo” . Volte a guardar o restante se necessário.
Use esta alternativa vegetal ao queijo mozzarella em:
- salada
- pizza
- lasanha
- tostas
- massa
- para gratinar
- numa sanduiche
- quesadillas
Outras sugestões que talvez goste:
- Maionese de aquafaba vegan e sem ovo
- Maionese vegan e saudável – sem óleo e sem ovo
- Mousse de chocolate com Aquafaba – vegan
- Como cozinhar grão-de-bico na Instant Pot
- Nutella de grão-de-bico
Alternativa vegetal ao queijo Mozzarella
Equipamento necessário:
- Liquidificador
- Panela
Ingredientes:
- 50 gr manteiga de caju (ou outra manteiga de frutos secos ( oleaginosas, amendoim ou de sementes (1)))
- 250 gr aquafaba ((2))
- 70 gr óleo de coco ( refinado derretido (3))
- 3/4 colher de chá sal (fino ou a gosto)
- 1 colher de chá levedura nutricional ((4))
- 40 gr iogurte (natural vegetal (5))
- 40 gr amido de tapioca ((polvilho doce (6)))
Instruções:
- No liquidificador coloque todos os ingredientes à exceção do amido de tapioca. Triture tudo, durante mais ou menos 3 a 5 minutos na potência máxima, até obter uma mistura homogénea e sem grumos.50 gr manteiga de caju, 250 gr aquafaba, 70 gr óleo de coco, 3/4 colher de chá sal, 1 colher de chá levedura nutricional, 40 gr iogurte
- Enquanto a mistura tritura, coloque num tacho pequeno o amido de tapioca (polvilho doce) e reserve.40 gr amido de tapioca
- Depois da mistura triturada, deite aos poucos o líquido sobre o amido, mexendo sempre, para que dissolva e não crie grumos.
- De seguida, leve ao lume médio baixo mexendo sempre devagar para não agarrar, a mistura irá engrossar. Se notar que começou a criar grumos e não os consegue dissolver só de mexer com a vara de arames, é porque a temperatura do fogão estava muito alta, necessita de a baixar um pouco e de triturar a mistura com a varinha mágica antes de continuar a cozinhar.
- Cozinhe a mistura mexendo sempre por mais ou menos 5 minutos ou até obter uma mistura espessa, elástica e quase a descolar do tacho.
- Depois de pronto retire do fogão e transfira o preparado para um recipiente hermético, feche e leve ao frio até servir. Ou pode colocar imediatamente em cima do preparado à sua escolha se desejar e/ou estiver com pressa.
- Conserva-se muito bem durante 4 a 5 dias no frio.
Notas:
- Notas:
(1) Costumo usar manteiga de caju por ser mais neutra em sabor, no entanto pode usar a manteiga de frutos secos (oleaginosas) amendoim ou sementes (como de girassol ou tahini) de acordo com as suas restrições alimentares. De notar que a sua escolha irá influenciar, não só o sabor com a cor final do preparado.
(2) Se não quiser usar aquafaba pode usar bebida vegetal. A vantagem de usar aquafaba é que ajuda a emulsionar e a fazer com que tudo fique mais homogêneo. Usando bebida vegetal a mistura ficará mais gordurosa.
(3) Não substitua o óleo de coco por outro óleo, porque este fica firme ao esfriar e os outros não. Além disso, aconselho a usar refinado para não sentir o sabor de coco.
(4) Se desejar um sabor mais aqueijado coloque, se gostar do seu mozzarella mais neutro não coloque.
(5) O uso de iogurte faz com que o sabor seja mais parecido com o tradicional, no entanto se não tiver ou não quiser usar pode usar uma colher de chá de sumo de limão ou de vinagre.
(6) Não aconselho a substituir por outro tipo de amido pois este faz com que a mistura estique ao derreter, mas o mesmo não acontece com os outros amidos. - Dica:
Para usar, retire às colheradas e coloque em cima de pizza ou onde desejar.
Se desejar fazer uma espécie de salada como a caprese, deverá deixar arrefecer completamente no frio e só depois cortar. - Informação nutricional é uma estimativa aproximada.
Informação nutricional:
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado desta alternativa vegetal ao queijo mozzarella e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!
Sofia Carvalho diz
.