A panna cotta é uma sobremesa tradicional Italiana que normalmente leve leite, natas e ovos, e tal como o pudim português é uma sobremesa super cremosa e deliciosa. Por essa razão decidi criar uma versão de panna cotta sem leite e sem ovo para que todos a possam apreciar.
Vamos lá!

Esta receita, tal como muitas receitas do meu livro , foi desenvolvida de forma a que pudesse substituir a manteiga de frutos secos (oleaginosas), neste caso o caju se não o poder usar, por sementes ou outras manteigas de frutos secos ou por amendoim, mas também usar a bebida de compra a gosto de forma a que independente da substituição que fizer, a receita terá sempre sucesso garantido.
O que eu aconselho em termos de sabor é a manteiga de caju, de preferência caseira, por ter um sabor mais neutro. Mas qualquer um pode ser feliz à sua maneira adaptando esta e outras receita do meu livro com esta técnica.
Então sobre esta panna cotta sem leite e sem ovo tenho a dizer o seguinte:
- 6 ingredientes – agar-agar, extrato de baunilha, açúcar, sal, bebida vegetal, manteiga de caju (ver mais abaixo substituições)
- Vegan e por isso apto a vegans, vegetarianos, alérgicos ao leite (APLV), ovo e a intolerantes a lactose.
- Sem glúten – por isso apto a celíacos e intolerantes ao glúten
- Simples – Não há processo mais simples que este!
- Fácil
- Dura bem 4 a 5 dias no frio
- Congelar até 3 meses.

Alterações que pode fazer nesta panna cotta sem leite e sem ovo:
- Pode substituir o extrato de sabor por outro sabor como menta, canela ou até retirar, mas não aconselho pois irá ficar um pouco sem sabor, principalmente se não usar cobertura.
- Pode substituir o açúcar por qualquer outro a gosto desde que seja granulado.
- Gosto de usar bebida vegetal de aveia por ser mais neutra em sabor mas pode usar qualquer uma a gosto. De notar que irá afectar o sabor final.
- A manteiga de caju pode ser substituida por outra qualquer de oleaginosas, ou de sementes ou até de amendoim se desejar e segundo as suas restrições alimentares.
Conselhos para que esta panna cotta sem leite e sem ovo fique sempre bem:
- É importante triturar a bebida vegetal e a manteiga de oleaginosas, sementes ou amendoim que usar para que tudo esteja bem homogéneo. De notar que isso não se aplica ao uso de leite de coco lata com sugiro de alteração.
- A mistura tem mesmo que ser fervida por 2 minutos ou mais para que o agar-agar atue, caso contrario a panna cotta irá ficar liquida e não firme.

Como posso guardar, congelar e descongelar esta panna cotta sem leite e sem ovo?
- Para guardar: depois de cozinhar e colocar nas taças, coloque-as no frio pelo menos 4h antes de servir . Aconselho também a guardar no frio depois de desenformar ou antes de servir.
- Para congelar: não aconselho a congelar
- Para servir: retire do frio e desenforme a panna cotta em cima de um prato e sirva com fruta ou com uma cobertura da sua preferência. Deve servir-se frio, mesmo que a cobertura seja quente.
Outras sugestões que talvez goste:
- Muffins de maçã sem açúcar vegan
- Muffins de iogurte de coco saudáveis (sem leite)
- Iogurtes vegetais caseiros de Aveia – aptos a APLV
- Iogurtes vegetais caseiros de Aveia – aptos a APLV
- Muffins de banana e aveia vegan

Panna cotta sem leite nem ovo
Equipamento necessário:
- Panela pequena
- Liquidificador
- Taças
Ingredientes:
Para a panna cotta:
- 1/4 colher de chá agar-agar em pó
- 1 colher de sopa extrato de baunilha ((3))
- 60 gr açúcar mascavado
- 1/8 colher de chá sal
- 330 gr bebida vegetal (de compra ou água (1))
- 70 gr manteiga de caju (ou outra manteiga de frutos secos (oleaginosas, amendoim ou sementes (2) ))
Para cobertura (opcional):
- 3 colheres de sopa compota (à escolha)
- fruta a gosto
- Calda de chocolate
Instruções:
- Comece por colocar numa panela pequena o agar-agar, extrato de baunilha, açúcar e o sal. Reserve.
- No liquidificador coloque a manteiga de caju ou a da sua preferência (se usar leite de coco de lata como falo opcionalmente nas notas, não necessita de fazer este passo) , triture tudo muito bem até obter uma mistura homogénea.
- Deite um pouco da mistura liquida na panela e misture tudo bem até obter uma mistura sem granulos, de seguida é só acrescentar a restante bebida e misturar tudo muito bem.
- Leve a panela ao lume, em lume medio alto ( no meu de 0 a 9 é um 6) e deixe cozinhar mexendo de vez em quando de vagar para que a mistura não se cole ao fundo da panela.
- Depois quando começar a ferver deixe ferver por mais ou menos 2 a 3 minutos para que o agar-agar actue.
- Após esse tempo pode colocar nas forminhas que escolheu, gosto de usar umas de vidro do Ikea, e guardar no frigorifico por no mínimo 4h. Eu gosto logo de colocar uma quantidade de compota, caseira ou não na taça antes de colocar a panna cotta mas pode não colocar e só colocar a cobertura depois de desenformar.
- Depois de 4h só necessita de passar uma faca ao redor da taça para libertar a panna cotta e virar sobre um prato. Sirva a gosto!
Vídeo:
Notas:
- (1) Com bebida de compra fica ainda mais cremoso, mas pode usar água se desejar.
- (2) Use de acordo com as suas restrições alimentares, o sabor mais neutro é o de caju, mas para quem
- (3) ou usar açúcar baunilhado na mesma quantidade de açúcar pata obter um resultado semelhante.
Pode também fazer uma panna cotta de coco substituindo a manteiga e a água por 400 ml de leite de coco de lata (ou aquele espesso), não aconselho o uso de leite de coco light nem bebida de coco.
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado desta panna cotta sem leite e sem ovo e por isso se os fizer partilhe com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostou do nosso conteúdo, conheça também o nosso canal do Youtube, onde partilhamos não só receitas em video como a nossa vida simples em família.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!

.