Posso dar bebida vegetal a partir de que idade? Neste artigo não só vai saber quando dar, mas também tirar outras dúvidas como conselhos da DGS para a alimentação saudável dos 0 aos 6 anos.
Se já existem muitas dúvidas sobre quando começar a dar leite de vaca aos bebés, existem ainda mais quando dar leite vegetal.
Até porque, sendo o leite vegetal o único substituto para quem tem APLV, alergia à proteína do leite.
Sendo assim hoje partilho tudo o que sei sobre isso.
Vamos lá?
Índice
O que é um bebida vegetal?
A verdade é que a designação portuguesa para leite é o que vem do animal e das “tetas” (desculpem a expressão), sendo assim deviam chamar-se de bebidas vegetais e não leites, como eu lhe chamo.
UPS… culpada!! Aos poucos vou substituindo e adaptando a minha linguagem de leite vegetal para bebida vegetal.
Estes leites vegetais são feitos a partir de grãos, cereais, leguminosas e frutos secos, entre outros. Alguns já os conhecem, tais como, o leite de coco, amêndoa, arroz, aveia etc.
No entanto, surgem todos os dias novas combinações e novos sabores, sendo assim o limite é a vossa imaginação.
Onde podem ser usados?
Os leites vegetais podem ser usados para substituir o leite animal em praticamente todas as receitas e por isso não há que ter medos ? . Vejam neste artigo como substituir o leite de vaca em receitas.
Por vezes o resultado final não é exactamente igual e , até, por vezes não funciona, mas isso é raramente e em receitas muito especificas.
Um desses exemplos é tentar fazer pudim caseiro com ovos, onde só substituímos um pelo outro. Já tentei e não funciona, deve existir algum tipo de química que não deixa resultar.
Como sabem todas as nossas receitas são feitas com leites vegetais , mesmo os iogurtes, cremes e coberturas para bolo , e até fazemos bacalhau com natas saudável sem natas de leite de vaca.
Porquê consumir bebida vegetal?
Normalmente, quem consome leite/bebida vegetal é porque tem alergias alimentares (como é o nosso caso) e não pode consumir leite animal, ou é vegetariano (vegan) ou mesmo até por escolha.
Mas na verdade o porquê não é assim tão importante.
Agora: bebida vegetal a partir de que idade?
No entanto o leite vegetal pode ser dado a partir dos 6 meses (dependendo do alimento principal e conselhos da pediatra ou alergologista *) em receitas ou em alimentação complementar, nunca exclusivamente ou em substituição do leite materno/formula infantil.
A partir dos 12 meses os bebés já podem beber leite vegetal sem ter que ser em receitas, mas continuam a ser em alimentação complementar e não exclusivamente.
Como escolher um bebida vegetal:
Conseguem ler todos os ingredientes e sabem o que são?
Sou team quanto mais simples melhor, evita confusões na hora de comprar. Normalmente têm água, o ingrediente do leite (arroz, aveia etc) sal e óleo em algumas, nada mais. Evitem comprar leites vegetais com demasiados ingredientes.
E os nutrientes adicionados como o cálcio?
Apesar de não ser o que eu escolho em primeiro lugar, os leite fortificados são mais uma ajuda de suplementação e por isso não vejo problema nenhum. No entanto tenham em atenção, pois muitos deles têm outras coisas menos boas tais com o açúcar, aromas artificiais e estabilizantes.
E a concentração do ingrediente base?
Ora para mim um bom leite vegetal tem que ter no mínimo 8% a 10% de alimento base. Por exemplo água, 17% de aveia, óleo e sal.
Tem açúcar adicionado?
Evitem leite com açúcar adicionado, muitos leite vegetais já são doces e não precisam de mais.
E aromas adicionados ?
Evitem leites como aromas artificiais e sabores.
Tem algum alimento que também é alérgico?
Por exemplo, crianças alérgicas ao glúten não podem dar leite de aveia porque normalmente existe contaminação cruzada, crianças alérgicas à soja, não podem beber leite de soja.
Finalizando e na minha, humilde, opinião:
Os melhores leites são leites simples e com poucos ingredientes.
A bebida de arroz normalmente leva água, arroz, sal e óleo.
O Leite de coco normalmente leva noz de coco e água (maioritariamente as latas e embalagens próprias, pois as bebidas já têm mais coisas ).
Bebida de amêndoa leva amêndoa , água e sal.
e também, Bebida de caju que leva caju e água, normalmente faço em casa.
Estes são dos mais bebidos cá em casa e como podem ver são simples e sabem perfeitamente o que consumem. ?
*Mais especificamente a bebida vegetal a partir de que idade?
A verdade é que não encontrei nenhuma informação especifica e fundamentada sobre isso, no entanto e segundo a lógica pode dar-se a partir dos 6 meses.
No entanto atenção! Depende do produto base do leite vegetal.
Apesar de no manual da DGS já dizer que se pode dar todos os alimentos a partir dos 6 meses, pois estudos recentes dizem que não vêm vantagens em atrasar a introdução alimentar de certos alimentos. Existem casos em que é necessários ter cuidados, tipo bebés e crianças alérgicas que têm tendência grande para alergias graves. Por favor falem sempre com a pediatra ao alergologista!
O leite vegetal é feito a partir de determinados alimentos como leguminosas, grãos , frutos secos… por isso têm que ter em atenção os ingredientes base dos mesmos. Quero dizer com isto que, se só se deve dar frutos secos a partir dos 9 meses não vão dar bebida vegetal de frutos secos aos 6 meses, percebem?
Por exemplo:
- Bebida de arroz – o arroz é dado a partir dos 6 meses e por isso pode ser consumido a partir dos 6 meses em receitas e a partir dos 12 meses já pode beber;
- A bebida de aveia – exatamente igual ao de arroz
- Leite de coco – a partir dos 6 meses
- E a bebida de amêndoa ou caju – recomendado a partir dos 6 meses salvo outra indicações médicas
Portanto, pode dar bebida vegetal a partir da mesma data que der o respectivo alimento base!
No entanto, atenção, não devem dar bebida vegetal exclusiva até aos 2/3 anos, mas sim em alimentação complementar como qualquer alimento.
Perceberam a lógica certo? Então já têm a resposta ?
Espero que ter-vos ajudado nessas vossas dúvidas sobre o leite vegetal e qualquer dúvida disponham!
As informações que aqui escrevi são com base na minha experiência e leitura da Acta Pediátrica Portuguesa e da pediatra do meu filho. Para mais info veja aqui.
Lídia diz
Descobri o blog por ter um bebé alérgico ao ovo e por querermos receitas mais saudáveis! Tenho usado leite materno nas receitas e queria conseguir fazer receitas para toda a família e voilà, aqui consegui a resposta a todas as questões que me passaram pela cabeça! Agora venham as experiências para o bolo de 1 ano! Ainda temos 4m (até agora não correram muito bem sem os ovos, mas vou seguir as receitas daqui!)?
Sofia Carvalho diz
Olá Lídia!
Fico tão contente por estar desse lado e por me ter encontrado. 🙂
É um prazer ajudar! qualquer coisa disponha
Beijinho