Depois de muito ler, tudo e mais alguma coisa, pergunto-me o que terá corrido mal e por vezes (faz parte de ser mãe) culpabilizei-me sem ter culpa e sem saber porquê. Mesmo sabendo que não existem históricos de alergias na família fica sempre a curiosidade.
Cada vez existem mais casos de alergias alimentares… porquê?
Eu, Mãe que nasceu no campo, numa pequena aldeia, que brincou na terra e que se deixou sujar (muito!!), tive dois filhos! (Mais sobre nós aqui) O primeiro nasceu de parto normal, sem qualquer problema de saúde e completamente saudável nestes 13 anos de vida. O segundo nasceu de cesariana (infelizmente estava sentado e teve que ser 🙁 ) é muito sensível desde pequeno, sendo alérgico à proteína do leite e soja, mas que fez reacção a quase todos os alimentos que comeu pela primeira vez.
Dizem que uma das grandes probabilidades de reacção alérgica é nascer por cesariana … será?!
É coisa que nunca irei saber mas independentemente disso não nos podemos culpar! E não podemos viver com esse peso! (sei que não falo só por mim)
Tento acima de tudo ter uma vida o mais saudável possível!!
Será que temos que deixar as nossas crianças crescer mais sujas?
Porquê que existem cada vez mais casos de alérgicos? Porque alergia a APLV?
Antigamente não se ouvia falar muito em alergias. O facto de haver cada vez mais crianças alérgicas faz-me pensar e pesquisar sobre o assunto.
Depois de ler vários artigos sobre alergias, micróbios e saúde cheguei a algumas conclusões…
- As bactérias são nossas amigas – O nosso corpo é coberto por bactérias. Elas e os microorganismos ajudam o sistema imunitário, criam anti corpos, sem elas o nosso corpo estaria mais susceptível a reacções alérgicas e não só.Está provado que devemos deixar os nossos filhos brincar, sujarem-se (lembrei-me logo do anúncio da Skip que para aqui não é chamado 😀 ) e até comer o que não devem (tudo tem os seus limites e bom senso). O que quero dizer é que não andar sempre a limpa-los também faz bem 😉 , adorei ler este artigo e este (está em Ingles)
- Mais partos normais que cesarianas – “Cientistas acreditam que a bactéria a que os bebés estão expostos no canal vaginal ajuda de certa forma a protegê-los de alergias, e o crescimento das cesarianas podem estar elevando o número de crianças alérgicas.” retirado daqui e não é necessário dizer mais nada.
- Malditos antibióticos – eles têm por objectivo protegermos mas ao mesmo tempo diminuem significativamente as bactérias. Não é que eu considere mau, claro que não, nem isso está em causa, mas cada vez mais estamos em contacto com eles… e se não for de uma forma é de outra 🙁 Já pensaram na quantidade de comida que colocamos na boca que esteve sujeita a antibióticos ou geneticamente alteradas? E que nem os bichinhos as querem?
- Viva os bio – e já que falamos em comida… Com o crescimento da industrialização houve um acréscimo de alimentos cultivados e criados com ajuda genética. Alimentos processados e industrializados, alimentos geneticamente modificados estão associados ao crescimento de alergias. Contra mim falo que não conseguimos comer tudo biológico mas tentamos o melhor possível para o fazer.
Não há dúvida de que as crianças hoje são expostas a menos bactérias do que antigamente… estando assim susceptíveis a mais alergias…
Mas é como em tudo… versões e opiniões há muitas e infelizmente nada é regra ou especifico, apesar dos estudos.
Informações recolhidas em vários artigos lidos e identificados com os devidos link a laranja.
Daniela Santos diz
A minha avó tem um terreno gigante e quando andavam lá á fazer as hortas eu “nadava” na lama, ao fim do dia tinha que tomar um banho de mangueira ???? e quero que o meu pequeno seja como eu ????
Beijinhos,
http://Www.bydezassete.com
Sofia Carvalho diz
???????????? Assim é que é!! Na Suíça não tenho essa oportunidade mas quando saimos de casa deixo-o investigar a máximo e se suja-se? Muito mas adoro vê-lo a brincar sem medos 🙂
Adorei imaginar! Que maravilha!!????