Esta granola salgada de fermentação natural é crocante, nutritiva e cheia de sabor, ideal para quem procura opções diferentes e prefere salgados a doces. A combinação de flocos de aveia, frutos secos, sementes e especiarias torna-a perfeita para enriquecer saladas, sopas, bowls ou até servir como snack, eu gosto também de a comer com iogurte grego, fica top!
O segredo desta receita está no repouso no frio com fermento natural, que aumenta os benefícios da fermentação e intensifica o sabor., resultando de uma granola mais rica, de digestão mais fácil e com um toque único que a distingue das versões tradicionais.
Vamos lá!

Granola salgada de fermentação natural
Equipamento necessário:
- Forno
- Taça
Ingredientes:
Sólidos:
- 180 gr flocos de aveia (grossos)
- 125 gr frutos secos (a gosto picados a gosto – como nozes amêndoas, cajus e avelãs)
- 60 gr sementes de abobora
- 60 gr sementes de girassol
- 25 gr sementes de chia
- 25 gr sementes de linhaça
- 20 gr levedura nutricional (ou de cerveja que dá um toque aqueijado)
- 1 colher de chá de oregãos
- 1/2 colher de chá paprika fumada
- 1 colher de chá manjericão
- 1/2 colher de chá alho em pó
- 1/2 colher de chá sal fino
- 1/4 colher de chá pimenta preta
Líquidos:
- 70 gr água
- 120 gr fermento natural (pode ser descarte ou não)
- 60 gr azeite (ou outro óleo á escolha)
- 30 gr molho de soja
Instruções:
- Numa taça grande coloca todos os secos. Mistura tudo muito bem.180 gr flocos de aveia, 125 gr frutos secos, 60 gr sementes de abobora, 60 gr sementes de girassol, 25 gr sementes de chia, 25 gr sementes de linhaça, 20 gr levedura nutricional, 1 colher de chá de oregãos, 1/2 colher de chá paprika fumada, 1 colher de chá manjericão, 1/2 colher de chá alho em pó, 1/2 colher de chá sal fino, 1/4 colher de chá pimenta preta
- Num recipiente á parte mistura os liquidos. Mistura tudo muito bem com uma vara de arames ou com um garfo até obteres uma mistura homogénea.70 gr água, 120 gr fermento natural, 60 gr azeite, 30 gr molho de soja
- De seguida, acrescenta os liquidos aos sólidos e mistura o melhor possivel para que tudo esteja bem incorporado.
- Tapa a mistura com filme alimentar ou com uma tampa e leva ao frigorifico por 10 a 12 horas ou mais se desejares. Este tempo de espera tem duas vantagens, a primeira sendo ela os beneficios da fermentação natural e a outra o aumento muito significativo do sabor da granola. No entanto se tiveres pressa pode ir logo para o forno , mas não aconselho.
- Quando estiveres pronta para a cozinhar, liga o forno a 170º com ventilação, forra um tabuleiro de forno com papel vegetal, espalha a granola por todo o tabuleiro e leva ao forno por 20 a 25 minutos mexendo a meio do tempo.
- Depois de pronta retira do forno e deixa arrefecer completamente antes de guardares num hermético.
Notas:
No congelador, também não amolece — basta deixá-la 5 a 10 minutos à temperatura ambiente depois de tirar e fica pronta a usar, sem necessidade de voltar ao forno.
–
Informação nutricional é uma estimativa aproximada e pode variar de acordo com o produto que usar.
Precisa de ajuda?
Leia o artigo acima para saber mais sobre possíveis substituições, dicas, conservação, etc. Mas se precisar de mais informações basta deixar o seu comentário abaixo, que eu respondo o mais breve possivel.
Espero que tenha gostado desta granola salgada de fermentação natural e por isso se quiseres partilha com o #criarcomercrescer . Vou adorar ver!
Se gostaste deste conteúdo, deixa um comentário abaixo e conta-me o que achaste.
Aproveita para explorar o canal no Youtube, o meu livro “Alergias – Comer Sem Medos” para mais receitas sem alérgenos, ou junta-te ao Clube CCC para dicas exclusivas, cursos, menu semanal e inspiração na cozinha.
Beijinhos e o desejo de um bom dia!

Deixe um comentário