Como fazer almofada rolo para cama Montessori
Já não é a primeira vez que me perguntam como fiz os rolos para a cama Montessori do Afonso e por isso hoje decidi escrever-vos com fiz a minha.
Com estes rolos ele ganhou noção de onde começa e termina a cama sem cair ao chão. Mas em noites mais agitadas de sono caiu, hihihi umas 3 vezes em 2 anos, mas nada que os puzzle que temos não ajudassem nesse assunto 😉
Querem aprender?
Na altura fiz de cabeça e com a ideia que tinha pré-fornada de almofadas de rolo. Entretanto encontrei o DIY perfeito para vos explicar tudo direitinho.
Este site é maravilhoso e já o sigo há uns bons anos, apesar de nos últimos 3/4 quase não ir lá 🙁 (shame). Podem ver o post completo delas aqui.
Nesta explicação deixei de fora a tira de pompons que não usei nem uso.
Vamos lá fazer a almofada rolo Montessori!
Material necessário:
- tecido (usei do tamanho da nossa cama – 2 mts (+2 cm para costura) x 41 cm (+2 cm para costura) )
- tesoura
- alfinetes
- enchimento de almofadas
- linha e agulha
- máquina de costura
Modo de fazer:
Foto Beautifull Mess
Cortar o tecido à medida – (usei do tamanho da nossa cama – 2 mts (+2 cm para costura) x 41 cm (+2 cm para costura) )
Foto Beautifull Mess
Dobrar o tecido a meio em comprimento pelo lado do avesso e costurar em todo o comprimento. Se necessitarem coloquem alfinetes a segurar.
Foto Beautifull Mess
Virar o tecido para o lado que vai ficar de fora e medir a largura. Essa medida multiplicada com dois será a medida do diâmetro da circunferência que vão cortar.
Por acaso, mas também já tinha programado mais ou menos, deu a medida mais ou menos de uma lata de leite do Afonso e foi o que usei para desenhar.
Foto Beautifull Mess
Usar algo muito parecido com a medida que vos deu, desenhar e cortar as circunferências.
Virar o tecido do avesse, e com a ajuda de alfinetes colocar a as circunferências no final de cada lado da almofada.
Por fim costurar. De um lado podem costurar tudo e do outro deixam uns 10 cm para conseguirem colocar o enchimento dela.
Foto Beautifull Mess
Por fim virar o tecido para o lado de fora, encher a almofada rolo e coser a parte que deixamos para o enchimento à mão.
E já está!
Não foi difícil pois não? Quem tiver uma máquina de costura e o mínimo de conhecimento de costura faz isto muito bem 😉
Bom trabalho!!
Tânia Margarida Simões Rino diz
Boa tarde,
Onde comprou a espuma para o enchimento da almofada?
Obrigada 🙂
Sofia Carvalho diz
Olá bom dia!! Reutilizei um de umas almofadas que não usava mas pode comprar em lojas de bricolage, normalmente têm enchimento e algumas têm mesmo rolos à venda 🙂
Beijinhos
anabela diz
wow! tenho exactamente a mesma cama e o mesmo “tapete” no quarto todo :-). a diferença é que a cama pusemos ao contrario sem o estrado e as madeiras dos degraus o que fez com que esse espaco dos degraus se transformasse em “portinha” e sem o estrado o colchao no chao baixo e assim ja nao precisamos da almofada rolo porque a cama em si delimitou o espaco de dormir.
acabei de descobrir este seu blog. Parabéns!
Sofia Carvalho diz
Olá Anabela!! É bom saber que me descobriu e que gosta.
Ao inicio chegamos a ter a cama assim, mas ele batia muito nas laterais e fazia tanto barulho que nos acordava a nós e a ele. experimentamos assim e é como ele e nós gostamos mais.
Muito obrigada pelo carinho e beijinhos grandes