Verdade que nunca fui muito organizada, tanto começava como desistia! Principalmente com mudanças na nossa vida que acabam por nos desorganizar e lá temos nós que nos voltar a organizar. Seja ela por mudança de casa, hábitos alimentares, chegada de bebé ou trabalho…
Muitas vezes passava muitos momentos do dia a pensar no que iria fazer para o jantar, o que era muito mau pois acabava por me deixar ansiosa e stressada, para além de que perdia tempo e desconcentrava-me das coisas que fazia naquele momento.
Isso tinha que terminar e comecei a tentar-me organizar da melhor maneira possível e aprendendo também com os meus erros. Para além de ter lido várias coisas no Pinterest (uma bíblia para mim confesso), a Joana Roque e ultimamente a Susana também me tem inspirado nesse aspecto 🙂 <3
E então cá estão!!
10 dicas de que vos vão salvar tempo na cozinha:
1. Escolher um dia e “perder” 30 minutos a 1h a decidir o que vai fazer na semana seguinte (menu semanal) –
verdade que quem não está habituado a fazer vai demorar mais tempo ao início mas depois torna-se um hábito. Faça-o tenho em conta o que já tem em casa para não acumular e desperdiçar comida 😉 . Depois de decidir o que vai fazer, escreva tudinho num Menu Semanal (eu coloco o meu no frigorífico) .
2. Depois do ponto 1 programe um dia para ir ás compras e compre o que necessita para essa semana –
por vezes esqueço-me de qualquer coisa ou acabou o pão porque se comeu mais ou assim e lá vou ás compras mas tento ir só um dia. O meu problema por vezes é que como tenho que ir a diversos super para conseguir o que quero acabo por ir 2 vezes por semana mais as faltas lol mas tenho que deixar disso.
3. Escolher um dia por semana para adiantar os menus da semana seguinte (já programados no ponto 1) –
por cá normalmente é ao sábado ou ao Domingo de manhã enquanto preparo o almoço, até porque normalmente são assados e aproveito o forno para os lanches (pão, bolos e queques) 😛 . Vocês escolhem o que vos der jeito 😉
4. Tenham sempre fruta lavada e devidamente guardada no frigorífico –
fora as bananas, maças, pêras e citrinos, tento ter sempre a fruta devidamente lavada e pronta a comer, tal como uvas, cerejas etc… Claro que se houver um dia que saiba que necessito corto maças e pêras , rego com sumo de limão e recipiente hermético.
5. Sopa sempre pronta a usar –
normalmente faço sopa 2 a 3 vezes por semana (no verão mais 1 ou 2 ) mas tento ter sempre sopa. É uma refeição pronta aquecer em menos de nada em qualquer emergência 😉 , Faço 2 a 3 vezes porque faço 2lts mais ou menos de cada vez mas se vir que necessito faço mais quantidade de uma vez só e dá para quase a semana toda.
6. Sempre salada pronta a comer no frigorífico –
de certo algumas de vocês já viram mas outras sei que não. O que muitas vezes faço e é regra no verão é ter um recipiente com salada pronta no frigorífico! Ora então preparo tudo pronto a comer mas sem temperar e só tempero antes de usar. Para aumentar a conservação da mesma coloco entre a salada e a tampa folhas de papel de cozinha, elas vão absorver a humidade e a salada não envelhece tão cedo 😉
7. Fazer comida a mais –
Por cá, durante a semana, o almoço são sempre as sobras do jantar ou sopa e salada. Isto também inclui por vezes fazer 2 travessas de bacalhau com natas, empadões, massa ou batatas gratinadas, é só envolver em filme antes de levar ao forno e colocar no congelador. quando for para utilizar é só retirar o filme e forno com ele! Uma refeição pronta para 1 dia de pressa 😉 .
Numa das refeições da semana façam arroz seco a mais e no dia em que o escolherem para comer é só fazer um refogado com qualquer coisa ou juntar uns douradinhos/hamburgueres/croquetes e a refeição está pronta.
8. Ter sempre pão, queques, bolo, panquecas e bolinhos congelados –
como vos disse no ponto 3, costumo fazer 1 bolo, queques e por vezes panquecas para a semana num só dia. Se forem como eu e não tiverem assim tanto espaço no frigorífico congelem metade e no dia anterior a usarem é só colocar no frigorífico. De manhã estarão prontos a comer e/ou meter nas lancheiras.
9. Ingredientes de sopa congelados –
algo que também faço é ter sempre zip bags com a quantidade de ingredientes necessária para sopa congelado. Consiste em cortar os legumes e/ou o que quiserem, colocar em saco zip e congelar. Na hora de se querer usar é só meter na panela, encher de água e deixar cozinhar. Aqui em casa é muito pratico até porque as nossas sopas são sempre passadas e por isso é só meter na panela e quando estiver cozido, passar com a varinha mágica e deitar um fio de azeite. Prontinha a comer e sem muito trabalho 😛
10. Façam uma lista –
no mesmo frigorífico onde tenho o menu semanal, tenho uma lista com as refeições que mais comemos e assim para além da minha investigação/inspiração no Pinterest e Bloglovin essa lista tapa as minhas brancas todas 😉 .
Estas dicas de organização ajudaram? O que costumam fazer? Deixem a vossa opinião nos comentários 😉
Para verem todas as nossas sugestões de menus semanais cliquem aqui 😉
Lia Sousa diz
Ótimas dicas! Obrigada! Com uma família grandinha, a maioria já estava em prática. Mas a da salada e dos queques vai para a lista. Por cá, compras uma vez por mês e depois é só frescos aqui e ali. Aqui na vila também compensa ter arca congeladora para ter produtos da terra o maior número de meses possível (é a mesma lógica das sopas, descarcar, partir e pumba no recipiente :), além disso, a sogra faz uma bela polpa de tomate e marmelada :p e quem não gosta mesmo de desperdiçar é fazer doces e licores <3 bem, para estes é para quem tem um bocadinho mais de tempo ;-))
Sofia Carvalho diz
Olá Lia, que bom que gostou 🙂 Fico contente. Para mim realmente o congelador faz toda a diferença e é tão importante na gestão de refeições.
Beijinho
Cátia diz
Boas dicas.
Sofia Carvalho diz
Olá Cátia! Muito obrigada <3 ainda bem que gostou!! Beijinho